`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Estrada Kramer-Eck é liberada em meia pista e com alerta para motoristas
Área de contenção foi construída no local;  motoristas devem ficar atentos à sinalização
  • 29 de outubro de 2015
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Secretaria de Obras-Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia: Guilherme Schmidt/Departamento de Comunicação

Após a criação de uma área de contenção e aterramento na área que desmoronou junto à Estrada Kramer-Eck, a Prefeitura de Sapiranga voltou a liberar em meia pista o trecho de cerca de 200 metros onde parte da via (sentido Sapiranga-Dois Irmãos) cedeu em julho e teve novo deslizamento lateral em outubro devido às enxurradas que castigam a região neste ano. O local, totalmente interditado há cerca de duas semanas por motivos de segurança devido à instabilidade do solo, passou por análise e a Secretaria de Planejamento, que monitora o local desde o deslizamento, decidiu criara área de contenção no barranco, o que também servirá de base para o conserto e possibilita a liberação parcial do trecho.
A Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos de Sapiranga assentou rochas e aterrou no último final de semana o local onde ocorreu o deslizamento de terra e pista. O próximo passo é acompanhar o comportamento desta área de contenção antes de se partir para o conserto final da pista com o asfaltamento da área. “Precisamos ter certeza que a contenção fique sólida para então concluir o conserto ou vermos se é necessário pensar em uma alternativa de recomposição da estrada no local. Se tivéssemos feito isso em julho, imediatamente após ao deslizamento, certamente estaríamos agora refazendo tudo”, explica o secretário municipal de Planejamento Olavo Thiele. Segundo Edison Conceição, da Secretaria de Planejamento, “era preciso verificar como o terreno se comportaria. Com as últimas enxurradas, o solo cedeu mais. Agora é necessário analisar as condições do solo, pois é necessária uma base sólida para se reconstruir a pista no local.”
SEGURANÇA E ALERTA
A Estrada Kraemer-Eck foi totalmente interditada por duas vezes neste ano pela Prefeitura de Sapiranga por motivos de segurança. A pista do sentido Sapiranga-Dois Irmãos no quilômetro 5 da estrada (para quem vem de Dois Irmãos, o trecho fica no km 1,1 após o limite das duas cidades) foi castigada pelas fortes chuvas dos últimos meses, já que na área se formou uma verdadeira cascata que infiltrou água sob a pista, causando rupturas no asfalto e o deslizamento do barranco. Agora, após adotadas medidas de contenção da área, a estrada voltou a ser liberada em meia pista no local. “A abertura em meia pista é para não prejudicar os usuários, e vale ressaltar que não há risco do local desabar. Apenas recomendamos que os motoristas tenham cuidado ao passar pelo local, respeitando a sinalização”, explica Thiele. Além do alerta para o estreitamento de pista, um desnível se formou no local e é preciso que os motoristas diminuam a velocidade. “Mas estamos providenciando asfalto para provisoriamente deixar o local sem a vala que se formou por causa da infiltração de água”, explicou o secretário de Obras Eroni Klein, que está também providenciando a compactação da área aterrada e a limpeza da pista para evitar derrapagens.
O trecho onde a estrada cedeu está com placas de sinalização e blocos de concreto (são cerca de 200 metros). “Infelizmente estamos enfrentando problemas de vandalismo com a sinalização, fazendo com que a Guarda de Trânsito tenha que constantemente recolocar placas que são retiradas do local ou depredadas”, destaca Thiele. “Também estamos providenciando, além das placas, a pintura de alertas no asfalto”, coloca Sidnei Soares, da Guarda de Trânsito de Sapiranga.
Já uma questão levantada no local sobre assaltos, a Brigada Militar pede que a população acione o telefone 190 em caso de ocorrência ou mesmo de suspeitas. “Temos 12 município sob a responsabilidade do 32.º Batalhão de Polícia Militar e não podemos estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Mas a partir do momento em que somos alertados de uma situação, iniciamos as ações necessárias, como deslocamento de efetivo ou viaturas”, explica o major João Aílton Iaruchewski, comandante do batalhão.

Categorias:

|

Últimas notícias

IMG_6888

Primeiro Desafio Ferrabraz atraiu competidores e grande público no sábado

  • 28/04/2025
IMG_20250415_141433

Escolas da rede municipal recebem jogo da Turma do Fiscalito

  • 28/04/2025
IMG_4151

Começa a Copa Sapiranga de Futebol de Campo

  • 26/04/2025
20250423_160405

Cemeam realiza curso de bolachas e salgados caseiros

  • 25/04/2025
IMG_4515

Café Com Universidades destaca parcerias entre instituições de ensino e lares de idosos

  • 24/04/2025

Perguntas Frequentes