`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Estudantes de Sapiranga marcam presença na Febrace 2016 em São Paulo
Trabalhos da rede municipal e estadual estão na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia
  • 14 de março de 2016
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Divulgação

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

Dois trabalhos de estudantes sapiranguenses marcam presença na 14.ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – Febrace, que ocorre a partir desta terça-feira, 15 de março, encerrando-se com a premiação na sexta-feira, dia 18, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), em São Paulo. Sapiranga está sendo representada pelas alunas da rede municipal Daiane Rubin, Jenifer Luana Schneider de Borba e Maria Luiza Corso Parode, orientadas pelas professoras Fabiana Heinen e Cristiane de Freitas Pfluck, com o projeto LINDACNIL: Combatendo o Inimigo dos Adolescentes, da EMEF 28 de Fevereiro. Pela rede estadual o trabalho classificado é do estudante David Alex Siqueira, intitulado A Prática da Leitura, sob a orientação de Elton Otto Morbach e Marlei Bergmann do Instituto Estadual de Educação Sapiranga. Ambos projetos estão concorrendo à premiação e a comunidade da região pode votar via Internet nos trabalhos. Para votar no projeto das meninas basta acessar http://febrace.org.br/virtual/2016/HUM/156/ e clicar em “Curtir”. O mesmo pode ser feito no projeto de Siqueira acessando-se http://febrace.org.br/virtual/2016/SOC/86/. Pode se votar nos dois projetos.
O grupo de meninas formado por Daiane, Jenifer e Maria Luiza representa a EMEF 28 de Fevereiro, escola pela qual em 2015 conquistaram o 1.º lugar na Categoria Anos Finais do Ensino Fundamental na 1.ª edição da Feira Municipal Integrada – Femint, feira afiliada à Febrace 2016. Com essa afiliação, a Femint credenciou o grupo para ir a São Paulo e participar de uma das maiores feiras científicas do País, reunindo jovens cientistas em todas as áreas do conhecimento. Além do trabalho das meninas, a professora Fabiana Heinen concorre ao prêmio professor destaque nesta edição da feira. “Entre os 476 professores orientadores, a professora está entre as 10 selecionadas para concorrer ao prêmio, motivo de muito orgulho para a Educação de Sapiranga”, destaca Simone Henn, diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação. Já o trabalho de David Alex Siqueira se classificou através da IEESapiens 2015 (feira também afiliada à Febrace) e foi vencedor da área de linguagem do Sapiciência 2015, reunindo escolas estaduais da cidade.
Este ano a Febrace contará com 341 projetos de 752 estudantes, selecionados entre um grupo de mais de 2,2 mil trabalhos submetidos e 125 feiras afiliadas. Os trabalhos se destacam por oferecerem soluções criativas para problemas reais. “O mais importante não são os resultados, mas todo o processo de pesquisa, as diversas etapas da investigação e todo o aprendizado que está inerente ao processo”, resume Simone.
RESUMO DOS PROJETOS

LINDACNIL: Combatendo o Inimigo dos Adolescentes
Na adolescência passa-se por inúmeros processos de mudança, uns positivos visto pelos jovens como maior liberdade e autonomia e outros mais incômodos, como alterações de voz e as tão temidas espinhas e cravos. Com relação a este segundo grupo de alterações, as alterações hormonais são uma das causas mais comuns do aparecimento das espinhas, embora o estresse também seja um freqüente desencadeador do problema. A acne é uma doença de pele bastante freqüente nos adolescentes, mesmo sendo comum na fase, adulta principalmente em mulheres. As manifestações da doença ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos e fechados. Estas condições favorecem a proliferação de microrganismos que provocam a inflamação característica das espinhas. Assim o projeto tem como intenção criar um creme que, à base de produtos naturais, contribua para a melhora da auto estima dos adolescentes. Pode-se observar que esta prática natural tem sim eficácia no tratamento das espinhas e que, por ser de baixo custo, seria aceita com facilidade no mercado possibilitando a melhora da auto estima dos adolescentes.
A Prática da Leitura
Este projeto teve início no dia 4 de março de 2015, tendo como tema “A prática da leitura”. A leitura destaca-se por sua grandiosa função no meio escolar, dentro da sociedade e nas relações interpessoais. Este estudo foi realizado com objetivo de investigar o grau de importância dado à leitura pelos adolescentes. Através de coleta de dados, procurou-se verificar se os adolescentes, estudantes do ensino médio do município de Sapiranga possuem práticas que demonstram interesse pela leitura e se recebem incentivos da escola e dos pais para as mesmas. Consta no projeto, pesquisa de campo através de questionário aplicado com estudantes do 1°, 2° e 3° ano do ensino médio, de todos os turnos, das quatro escolas estaduais de ensino médio do município de Sapiranga, sendo elas: Instituto Estadual de Educação Sapiranga; Instituto Estadual Professora Nena – CIEP; Instituto Estadual Coronel Genuíno Sampaio e Instituto Estadual Mathilde Zatar. Aproximadamente 1.800 estudantes responderam ao questionário, e cerca de 54 alunos se recusaram a divulgar os resultados de seus questionários. Com a análise e conclusão do questionário aplicado, pode-se perceber, lendo as respostas da última questão, que os estudantes do ensino médio planejam seu futuro, todos têm alguma meta a seguir. Para a finalidade, através da pesquisa de campo, verificou-se que o aluno não tem interesse em ler livros, e, se lê é por causa das avaliações valendo menção, aplicadas pelo professor. O aluno não leitor não tem influência em casa, e com isso fica mais difícil a sua relação com o livro. Na pesquisa abordada, cerca de 23 alunos do 3° ano do ensino médio do município de Sapiranga dizem não saber que carreira pretendem seguir ou sequer dizem o que pensam em fazer no futuro.
VOTE NOS DOIS TRABALHOS SAPIRANGUENSES
Uma das premiações da Febrace ocorre através do voto popular.
Para votar em LINDACNIL: Combatendo o Inimigo dos Adolescentes basta acessar o link: http://febrace.org.br/virtual/2016/HUM/156 e Curtir
Para votar em A Prática da Leitura basta acessar o link http://febrace.org.br/virtual/2016/SOC/86/ e Curtir

Categorias:

|

Últimas notícias

1

Secretarias iniciam elaboração do Plano Municipal para a Primeira Infância

  • 26/03/2025
WhatsApp Image 2025-03-26 at 09.54.05

Sapiranga reforça ações de combate ao Aedes aegypti

  • 26/03/2025
WhatsApp Image 2025-03-25 at 18.34.33

Recolhimento de galhos e entulhos é reformulado

  • 25/03/2025
WhatsApp Image 2024-10-18 at 6.15.08 PM (1)

Gabinete de Portas Abertas fortalece diálogo com a comunidade e soma mais de 4,6 mil atendimentos

  • 25/03/2025
2

Projeto da escola Érico Veríssimo é finalista na FEBRACE

  • 25/03/2025

Perguntas Frequentes