`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Estudantes do Projeto Capoeira são "batizados" na Praça da Bandeira
Alunos da rede municipal que praticam o esporte nas escolas receberam o cordel de graduação
  • 30 de novembro de 2015
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Julia Viana/Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia: Julia Viana/Departamento de Comunicação

A Praça da Bandeira na manhã de sábado, 28 de novembro, foi tomada pelo gingado dos jovens capoeiristas do Projeto de Capoeira promovido pela Secretaria Municipal de Educação. Os alunos receberam das mãos dos mestres capoeiristas o cordel verde de primeira graduação no esporte. Foram cerca de 140 crianças e adolescentes reunidas no palco da praça, onde esteve também a titular da Educação, Maria Fátima de Sousa, prestigiando o evento.
Esta foi a primeira vez que os alunos que participam do projeto receberam o batismo, segundo a supervisora de Educação Física da Secretaria Isabel Heineck. As cordas foram entregues pelos mestres capoeiristas Mestre Dentinho ( de Canoas), Mestre Treze (Porto Alegre), Mestre Marcelinho (Porto Alegre), Mestre Cavalo (Sapucaia), Contra Mestre Africano (Novo Hamburgo), Contra Mestre Trança (Novo Hamburgo), Contra Mestre Testa (Passo Fundo), Contra Mestre Milico (Passo Fundo), Professor Popai (Novo Hamburgo), Professor Marimbondo (Novo Hamburgo) e Professor Régis (Santa Catarina).

SUCESSO
Entre os graduandos estava o jovem Lucas Oliveira Santos, 10 anos. Ele participa do projeto desde o início do ano e conta que quer continuar na capoeira. “Gostei muito das aulas, achei muito bom. Se houver mais vou continuar. Quero fazer o máximo que puder. Vou continuar e me esforçar ao máximo para lutar e fazer o melhor que puder”, conta o estudante exibindo seu novo cordel verde.
Segundo a secretária de Educação, Maria Fátima, esse “é mais um projeto que a Smed oferece, com o apoio da Prefeitura, para envolver os alunos no contraturno escolar para que eles tenham conhecimento de outros esportes e vivenciem experiências, como hoje, com os mestres que estão aqui, e tomem gosto pelo esporte”.
O professor que comandou as turmas durante o projeto em 2016, e que idealizou o batismo, Luciano de Azevedo, destaca que “muitos se identificaram com a capoeira, principalmente pelos vários momentos de treino, temos a luta, os instrumentos e o canto”. Além de ensinar um novo esporte, o projeto, segundo Azevedo, também ensina aos alunos “O respeito aos mais velhos, por que eles precisam lutar com os mestres, que são mais velhos e o respeito com o oponente, a quem eles devem cumprimentar antes de lutar”, conta.

Na foto: O professor destaca que “muitos alunos se identificaram e se destacaram. Acredito que as crianças de Sapiranga ganharam com esse momento”. (foto do menino erguendo a corda)

Lucas Oliveira Santos, 10 anos, conta que adorou participar do projeto e que vai se “esforçar o máximo e lutar o melhor que puder”. Ele recebeu junto aos colegas o cordel verde. (menino de uniforme todo azul marinho)

O professor Luciano de Azevedo amarra o cordel verde na cintura de um dos alunos que, antes de se graduarem, lutaram com os mestres capoeiristas.

Leia mais:

Não foi possível encontrar outras notícias.

Categorias:

|

Últimas notícias

1312 a 2112 - Bairro São Luiz - RS 239 até a rua Monte Castl (1)

Descarte de galhos e entulhos: bairro São Luiz

  • 12/12/2025
IMG_0914

Comissão avaliadora inicia vistoria de imóveis participantes do concurso Natal das Rosas

  • 12/12/2025
WhatsApp Image 2025-12-12 at 10.42.37

Noite Cultural da Assistência Social reúne cerca de 180 integrantes em espetáculo

  • 12/12/2025
IMG_2006

PMAA distribui mais de 700 cestas em 2025

  • 11/12/2025
Captura-de-tela-2025-06-03-170502

Receita Estadual disponibiliza lista de devedores em Dívida Ativa de ICMS/IPVA

  • 11/12/2025

Perguntas Frequentes