`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Estudantes já se movimentam para a IX Femint e 3ª Femaee
  • 17 de junho de 2025
  • 17:27

Compartilhe:

Desde o início do ano letivo surgem na rede municipal de educação as ideias de projetos para a Femint e Femaee. A Feira Municipal Integrada terá a nona edição e a Feira Municipal de Ações Empreendedoras na Escola ocorre pela terceira vez no município. Eventos nesse formato são fundamentais para o desenvolvimento dos alunos em sala e aproximação deles com os conceitos de ciência e pesquisa.

Os projetos participantes são idealizados e executados por duplas ou grupos de alunos que avançam na trajetória de pesquisa a cada etapa. Primeiro é feita a submissão dos trabalhos em cada escola (14 a 16 de agosto) e então, os destaques participam da etapa municipal (24 a 26 de setembro). Todo o processo é acompanhado por um professor-orientador que também deve realizar a inscrição oficial do projeto no site https://femint.sapiranga.rs.gov.br/site/para a etapa municipal, no prazo de 1º a 5 de setembro, as vagas são limitadas.

Femint é porta de entrada para o mundo da pesquisa

As feiras científicas são berço de grandes ideias. Muitos equipamentos que usamos no dia a dia como o aparelho celular ou microchip para pagamentos, surgiram em feiras como uma ideia de estudantes engajados pela inovação. No nível da Educação Infantil, a Femint e Femaee servem para despertar a curiosidade dos pequenos em temas que eles ainda compreenderão por completo nos próximos anos. No Ensino Fundamental, no entanto, os projetos podem ser ainda mais trabalhados, criando forma e, muitas vezes, chegando a ser executados.

Em 2024 o projeto WaterSafe: Sistema de Alerta de Enchentes em Áreas de Risco, idealizado pelos alunos Kayron Iniav Antunes Sanches e Maria Luiza da Silva Trott, então estudantes do Centro Municipal de Educação Érico Veríssimo, foi destaque na Femint. Com orientação de Vanderlize San Martins de Lima e coorientação de Dimitri Alli Mahmud, o projeto é focado na segurança de comunidades vulneráveis, o WaterSafe utiliza placas Microbit e ESP8266 para monitorar o volume de chuvas em áreas suscetíveis a enchentes. Em caso de alerta, o sistema permite uma rápida evacuação, oferecendo um recurso eficiente para a redução de danos e proteção da população. Após chamar a atenção pela ideia abrangente e execução viável, o trabalho fez o circuito das mais importantes feiras de pesquisa estudantil, participando da Mostratec Júnior (Novo Hamburgo), Feira de Iniciação Científica da Universidade Feevale (Novo Hamburgo), Mostra Nacional de Robótica (Goiânia -GO), Olimpíada de Empreendedorismo (São Paulo-SP) e também na FEBRACE (São Paulo-SP).

 

Categorias:

|

Últimas notícias

20250716_100524

Entrega do PMAA de julho beneficia 125 famílias

  • 17/07/2025
20250312_080724

Feira do Agricultor homenageia o Dia do Colono

  • 17/07/2025
20250715_094348

Ação integrada inicia a retirada de fios obsoletos

  • 15/07/2025
Live CrediSapi - feed

CrediSapi será tema de bate-papo nesta quarta-feira

  • 15/07/2025
IMG_6129

Ilumina Sapiranga segue avançando com instalação de iluminação em LED

  • 15/07/2025

Perguntas Frequentes