`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Femint premia trabalhos e mostra o potencial estudantil de Sapiranga
Feira municipal integrada de ciências e pesquisa de escolas sapiranguenses supera expectativas
  • 28 de setembro de 2015
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Julia Viana/Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

Foram três dias que demonstraram o potencial dos estudantes sapiranguenses em produzir material científico e de pesquisa, expostos em 72 trabalhos de 265 alunos das redes pública e particular da cidade na 1.ª edição da Feira Municipal Integrada (Femint), promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), e que se encerrou no sábado com premiação, no Ginásio Nenezão. A participação de alunos da rede municipal, estadual, particular e federal foi destacada pela prefeita Corinha Molling, que agradeceu a presença e a participação de alunos, professores e comunidade. “Percebe-se o empenho dos alunos que se esforçaram para fazer o melhor que puderam, e aos professores. É com alegria e muito entusiasmo que posso dizer a vocês que esse é o motivo pelo qual Sapiranga ganhou destaque nacional e é nota 10 em educação, pelos professores e diretores que se esforçam pela educação de Sapiranga.” Na abertura do evento, a prefeita já havia elogiado a equipe da Smed pela idealização do projeto e seu desenvolvimento, ressaltando que “o conhecimento através de pesquisas enriquece a qualidade da educação de Sapiranga”, e acrescentando que “o projeto é um investimento no futuro dos nossos alunos”. A secretária Maria Fátima de Souza também ressaltou que a “pesquisa científica é a construção de conhecimento, seguindo um processo de incentivo à criatividade dos alunos”.
O supervisor pedagógico da Smed Maurício Costa Cabreira, que trabalhou na coordenação da 1.ª Femint, destacou que a feira superou as projeções iniciais. “Essa primeira edição da Femint superou todas as expectativas pela qualidade e quantidade de trabalhos apresentados e a participação de alunos, professores e comunidade.”
Os 72 trabalhos selecionados para a feira foram divididos na Categoria 1 (Jardim Nível B ao 5.º ano do Ensino Fundamental), Categoria 2 (6.º ao 9.º Ano do Ensino Fundamental) e Categoria 3 (Ensino Médio). Entre os destaques da Femint, o trabalho Desenvolvimento de um Sistema de Impressão para Placas de Circuito Impresso Utilizando uma Impressora Jato de Tinta Convencional, do Instituto Federal Sul-Rio-grandense (IFSul) – Câmpus Sapiranga, além do primeiro lugar na sua sua categoria, foi o único a receber pontuação máxima da comissão avaliadora. Já na categoria que reuniu trabalhos de Séries Finais, além dos três primeiros colocados e do destaque, outros nove classificaram-se para a Feciti – Feira de Ciências e Tecnologia do IFSul – Câmpus Sapiranga. Premiação à parte, as vagas para a Mostratec Junior também tiveram destaque, graças à parceria da Smed com a Fundação Liberato. Foram classificados para Mostratec os trabalhos vencedores das categorias 1 e 2: FormigaZ da EMEF Maria Emília de Paula e O Inimigo dos Adolescentes da EMEF 28 de Fevereiro, respectivamente. A parceria da Smed com a Fundação Liberato também ofereceu curso gratuito de formação em pesquisa científica para os professores representantes de cada escola. A Smed também deve definir a vaga, a partir de seleção na área, o trabalho que irá para a Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), parceria com Universidade de São Paulo (USP).
Cabreira destacou que a feira foi muito elogiada pelos representantes da Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, que organizam a Mostratec Junior e que participaram da premiação. “Para o próximo ano a expectativa é de maior participação e de que a qualidade permaneça. E que essa iniciativa permaneça durante muitos anos, pois a Femint trouxe uma nova visão sobre a pesquisa para eles”, ressaltou Cabreira.

RESULTADOS DA 1.ª FEMINT

CATEGORIA 1 (Séries Iniciais)
1.º Lugar (e vaga na Mostratec Junior): FormigaZ – EMEF Maria Emília de Paula
2.º Lugar: Ampliando Horizontes – EMEF Floresta
3.º Lugar: Iluminação Artificial Adequada: A Terra Naturalmente Iluminada – EMEF La Salle
Destaque: Porque Temos Umbigo? – EMEF Maria Ruth Raymundo

CATEGORIA 2 (Séries Finais) *
1.º Lugar (e vaga na Mostratec Junior): O Inimigo dos Adolescentes – EMEF 28 de Fevereiro
2.º Lugar: Minhocário na Escola – EMEF Maria Emília de Paula
3.º Lugar: Causas da Gravidez na Adolescência – EMEF Maria Ruth Raymundo
Destaque: Benefícios do Chiclete – EMEF 1.º de Maio

CATEGORIA 3 (Ensino Médio e Técnico)
1.º Lugar (e destaque por ser o único trabalho a receber pontuação máxima apresentado na Femint): Desenvolvimento de um Sistema de impressão para placas de circuito impresso utilizando uma impressora jato de tinta convencional – IFSul Campus Sapiranga
2.º Lugar: Reaproveitamento de Água – Instituto Estadual de Educação Sapiranga
3.º Lugar: Ligação com a Natureza – Instituto Estadual Coronel Genuíno Sampaio

PRÊMIO ESPECIAL:
A Importância da Comunicação em Libras nos CFCs – Alunos da Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos (Apada)

* CLASSIFICADOS PARA A FECITI
Os 14 melhores trabalhos (os três primeiros colocados, o destaque e mais nove escolhidos) da Categoria 2 classificaram-se para a Feciti – Feira de Ciências e Tecnologia do IFSul – Câmpus Sapiranga:
– O Inimigo dos Adolescentes – EMEF 28 de Fevereiro
– Minhocário na Escola – EMEF Maria Emília de Paula
– Causas da Gravidez na Adolescência – EMEF Maria Ruth Raymundo
– Benefícios do Chiclete – EMEF 1.º de Maio
– A Arte de Aprender Brincando – EMEF Maria Ruth Raymundo
– Câncer de Mama – EMEF Maria Emília de Paula
– Do Mar para o Copo – EMEF 28 de Fevereiro
– E as Pichações, como ficam? – EMEF Pastor Rodolfo Saenger
– Energias Renováveis – CME Ayrton Senna – Unidade de Ensino Fundamental
– Poluição do Rio dos Sinos – Importância da Água – CME Érico Veríssimo – Unidade de Ensino Fundamental
– Projeto Gerador de Energia e Sustentabilidade – Protótipo Sustentável Escola Pastor – EMEF Pastor Rodolfo Saenger
– Que Horas São? Como Medir o Tempo Medindo o Relógio do Sol como Referência? – EMEF La Salle
– Sistema ABO/Rh Salvando Vidas – CME Érico Veríssimo – Unidade de Ensino Fundamental

Categorias:

|

Últimas notícias

card padrão - genérico - serviços no feriado - FOTO ATUALIZADA (1)

Serviços Municipais no feriado de 1º de Maio

  • 30/04/2025
20250423_091917

Competições de atletismo abrem os jogos escolares

  • 29/04/2025
1-entrega de sementes1

Famílias de agricultores recebem sementes do Programa Forrageiras

  • 29/04/2025
IMG_6888

Primeiro Desafio Ferrabraz atraiu competidores e grande público no sábado

  • 28/04/2025
IMG_20250415_141433

Escolas da rede municipal recebem jogo da Turma do Fiscalito

  • 28/04/2025

Perguntas Frequentes