`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
FESTA DAS ROSAS - Marcos & Belutti são a grande atração do domingo de encerramento
Dupla, que já esteve no Parcão em 2014, faz o show que fecha a 33.ª edição da festa de Sapiranga
  • 17 de novembro de 2016
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Divulgação

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

A 33.ª Festa das Rosas de Sapiranga fecha neste domingo, dia 20 de novembro, prometendo bater recorde de público e com um show que vai emocionar e divertir a plateia: Marcos & Belutti fecham mais uma vez o evento, assim com já fizeram em 2014. Depois de uma agenda cheia de grandes shows, com Thaeme & Thioafo, Aline Barros, Biquini Cavadão, Lucas Lucco e Renato Borghetti, a festa sapiranguense fecha com chave de ouro com a dupla paulista que está completando uma década de trajetória no universo sertanejo. Eles prometem um grande show ao som de seus grandes sucessos.
Marcos & Belutti retornam à Arena Ferrabraz no topo das paradas com a música Tão Feliz e como uma das duplas de maior sucesso de público e vendagem no País. Em quase uma década de estrada eles construíram uma carreira de respeito se colocando ao lado de veteranos da música sertaneja. São quatro DVDs, seis CDs e uma indicação ao Grammy Latino, além de prêmios e indicações da mídia como um das melhores duplas brasileiras. Com uma média 20 shows por mês, eles tem mais de meio milhão de discos vendidos com mais de 100 músicas gravadas, e uma invejável marca de 485 milhões de visualizações na Internet. No repertório da dupla estão sucessos como Vem me Amar, Perdoa Amor, Silêncio, Você Não Me Faz Bem, Será Que Vai Rolar, Dupla Solidão, Irracional, Mentirosa e Domingo de Manhã. Eles prometem um grande show neste retorno à Cidade das Rosas.

DIVERSIDADE

A mais tradicional festa da região, que está completando 51 anos desde a sua primeira edição, além dos grandes shows oferecerá produtos diversos, artesanato, praças de alimentação (com destaque para as comidas típicas, principalmente o bolinho de batata decretado por lei patrimônio da cidade), a Multifeira das Rosas (uma mostra comercial e empresarial de produtos da cidade e região), parque de diversões, praça de brinquedos infláveis e o novo Lounge das Rosas entre muitas outras atrações.

No Parque do Imigrante foi montada uma infraestrutura completa para receber milhares de visitantes por dia, com variado cardápio na área de alimentação (com direito a comida colonial no almoço e janta e produtos da região, como cuca, pães e bolinhos de batata), banheiros extras e feiras de artesanato e produtos da cidade e região, além de serviço de atendimento em saúde e segurança reforçada com a Brigada Militar e segurança privada. Também há o espaço verde, com mostra de trabalhos do Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam) de Sapiranga e vendas de mudas de árvores e, é claro, de rosas. Logo na entrada do Parcão o público é recepcionado pela Vitrine de Rosas, que também traz apresentações artísticas (dança e música) em horários programados. Neste ano também será montado o Lounge das Rosas, um espaço mais intimista, com rosas e floricultura, lojas de souvenir, food truck, cervejas artesanais, além de um palco com música acústica ao vivo. O tradicional parque de diversões (com cobrança de ingresso nos brinquedos) ficará instalado à direita de quem entra no Parque. Já ao lado da Multifeira das Rosas ficará o espaço coberto que abriga brinquedos infláveis com entrada gratuita para as crianças.

Outra atração na Festa das Rosas é a city tour, com duas opções de roteiros: o cultural (passando pelos pontos turísticos do Município, como museus, monumentos e locais de visitação) e o ecoturístico (passando pela zona rural e balneários da cidade), respectivamente custando 10 e 15 reais.

GASTRONOMIA

Da comida colonial ao lanche no Parcão

Um cardápio variado, para todos os gostos, com opções de almoço, janta e lanche é oferecido no Parque do Imigrante para as famílias que forem curtir a Festa das Rosas. Na área que leva o nome de Restaurante das Rosas será servido almoço (das 11 às 15 horas) e janta (a partir das 20 horas até a meia-noite) com comida típica colonial trazendo pratos como batata cozida, carne de panela, chucrute, aipim, e outras delícias da culinária alemã na nossa região. Na área de lanches e doces as opções são fartas, a começar pelos tradicionais bolinhos de batata que, além de atração gastronômica já tradicional da festa, foram decretados patrimônio da cidade, através de lei aprovada em agosto deste ano. A lista de delícias segue com picadão na tábua, salgados em cone, entrevero, churrasquinho de diversas carnes, cachorro-quente e choripán, crepes com recheios doces e salgados, churros gourmet (com sabores diferenciados) e pizza, entre outros produtos, destacando-se ainda, entre os doces, as paletas (os picolés mexicanos) e espetinhos de morango.

MULTIFEIRA DAS ROSAS

Produtos diversificados da indústria, comércio e turismo

A Multifeira das Rosas é o espaço que remete a uma tradição das primeiras Festas das Rosas, nos anos 1960 e 70, que destacavam a produção local na chamada Exposição Industrial. Nesta área multifeira estarão expostos produtos diversos da região, como o calçado e vestuário a perfumes e cosméticos, bijuterias e artesanato, além do oferecimento de serviços como oferta de imóveis e consórcios.

Confira a listagem dos expositores e produtos: Bazar Três Torres (bazar e brinquedos), Edeson de Freitas (roupas infantis). Célia Dilkin ( bazar), Daiana Bennech (bazar), Antonio Felisberto (confecções em geral), Natalicio Vargas (bolsas e alpargatas), Tais Regina ( artefatos infantis e decoração), Marco Confecções (confecções e malhas), Franklin Flores (bijuterias, óculos de sol e relógios), Airton Becker (produtos para a terceira idade), Ronaldo Silva ( moda íntima e vestuário). Juliana da Rosa ( Artesanato), Ana da Silva ( roupas femininas), Cristiana Tisato (chinelos), Cooperativa Sete de Junho ( divulgação da Cooperativa), Valmir Alves Torres ( produtos religiosos), Rosangela Tormes (perfumes, roupas e acessórios), Cleberson da Rosa ( cosméticos), Via Mar Apart Hotel e Turismo ( títulos de férias), Enezio Allgayer (produto para a terceira idade), Cassiana Bernardi (tapetes), Ingrit da Rosa (roupas), Purificadores de Água (purificadores de água), Informatize ( cursos de informática), Janaina Schwantes (piscinas), Paulets Consórcios (consórcios), GGR Indústria e Comércio (colchões), Aldaci Machado Rossi (linha de massagem), Jhonatan Colombo (bolsas e alpargatas), Josiela Bijuterias (bolsas e bijuterias), HS Consórcios (consórcios), Carlos Molz (exposição de móveis), Unip – Universidade Paulista( cursos universitários), Claudia e Diego Bijuterias (bijuterias).

DIVERSÃO

Brinquedos infláveis gratuitos e parque de diversões

São dois espaços para escolher e se divertir com a família. Tem o espaço de Brinquedos Infláveis com entrada liberada para as crianças no horário das 16 horas às 20 horas. Os brinquedos oferecidos são camas elásticas, tobogãs e kid play instalados ao lado do pavilhão da Multifeira das Rosas e próximo à Arena Ferrabraz. No Parque de Diversão (com cobrança de ingresso) são 15 brinquedos para curtir, funcionando o espaço desde a abertura das atividades no Parcão até o fechamento dos portões.

CITY TOUR

Dois roteiros turísticos pela Cidade das Rosas

Durante os quatro dias de festa, Sapiranga também oferece um passeio por pontos turísticos que destacam a cultura e a memória da Cidade das Rosas. Serão dois roteiros disponíveis, um cultural e o outro ecoturístico, ambos com saída do Parque Municipal do Imigrante.

ROTEIRO CULTURAL – Saída às 11 horas e às 15 horas – Neste roteiro serão visitados alguns pontos turísticos como o Museu Municipal, a Praça das Rosas, o sítio dos Mucker (que compreende a visitação na Cruz de Jacobina, Estátua do Coronel Genuíno Sampaio e campo de pouso). Logo após, retorno ao Parque do Imigrante. Duração aproximada de 2 horas. Valor por pessoa: R$ 10,00.

ROTEIRO ECOTURÍSTICO- Saída às 14 horas – Este roteiro compreende a visitação a balneário, camping, sítio de lazer e reserva ecológica de Sapiranga. mostrando as belezas naturais da Cidade das Rosas. O turista também poderá contemplar a beleza do nosso patrimônio natural que é o Morro Ferrabraz. Duração aproximada de quatro horas. Valor por pessoa: R$ 15,00.

SEGURANÇA

Brigada Militar vai reforçar policiamento no Parcão

A Brigada Militar fará nos cinco dias de festa policiamento reforçado, já que é esperado público recorde para os grandes shows que terão entrada gratuita. O 32.º Batalhão de Polícia Militar projeta um trabalho forte de policiamento a pé e motorizado, que atuará conjuntamente com o serviço de segurança da Prefeitura. Na área interna do Parcão os policiais militares estarão monitorando todo os espaços. O policiamento ocorrerá também nas imediações do Parcão, com rondas ostensivas do efetivo motorizado. Qualquer situação suspeita pode ser denunciada pelos cidadão através do telefone 190 ou diretamente com os policiais que estarão fora e dentro do Parcão. A Brigada deve receber, como em 2015, reforço do Pelotão de Operações Especiais (POE) do Vale do Sinos e também terá a Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam). A Brigada estará a postos no Parque do Imigrante de Sapiranga desde a abertura dos portões, a partir das 10 horas, até o fechamento, no início da madrugada. A PM alerta que estará sempre a postos, mas que é importante que o cidadão tenha uma atitude preventiva para evitar assaltos e furtos, como não deixar a carteira de dinheiro à mostra, ter atenção com objetos pessoais, como bolsas e celulares, não deixar objetos de valor à vista nos carros, cuidando com o fechamento do veículo, observando pessoas suspeitas que se aproximam, enfim, várias situações nas quais é possível inibir a ação dos ladrões.

Além do policiamento da BM, a Festa das Rosas terá um serviço próprio de vigilância com equipe contratada através de licitação, que estará atenta às diversas situações de segurança interna no Parcão. Na entrada ao Parcão pelos portões principais estarão instaladas catracas para o controle de acesso, onde também ocorrerão revistas por parte de policiais treinados, impedindo a entrada de materiais ilícitos ou objetos que possam oferecer risco à segurança dos visitantes.

A HISTÓRIA DA FESTA

Festividade já completou meio século de existência

A Festa das Rosas é uma marca de Sapiranga, que ratificou ao Município o título de Cidade das Rosas. O potencial turístico, ampliado nacionalmente pela prática do voo livre no Morro Ferrabraz, é hoje celebrado nesta festa que atrai milhares de visitantes todos os anos. A história da festa foi iniciada há 52 anos (embrionária do concurso dos mais belos jardins e buquês de rosa da cidade e chá dançante promovido pelo Lions Clube), sendo oficializado o evento pela Lei Municipal de 4 de novembro de 1964 para ocorrer entre outubro e novembro. Assim, a partir de 1965, Sapiranga passou a realizar Festa das Rosas, sendo, a cada edição, eleita uma corte (com rainha e princesas) para representar a cidade e divulgar o evento.

Do início mais simples com concursos de jardins e buquês, vieram, com a participação e organização ativa da sociedade, os desfiles, a exposição industrial dos principais produtos do município, apresentação de corais, bandinhas e bandas marciais. Até 1986 a festa ocorreu regularmente, mas aí, por questões econômicas, seguiram-se 11 anos sem o evento. A festividade ganhou um novo status no seu resgate na segunda metade dos anos 1990, quando shows populares foram agregados ao espírito comunitário do evento. Em 1997, resgatando valores comunitários, a Festa das Rosas voltou a acontecer no Parque Municipal do Imigrante, apostando na gastronomia, apresentações artísticas, exposição industrial, cultural e esportiva. A partir daí, a festa voltou a receber o tratamento de destaque merecido, crescendo e tornando-se o grande evento da cidade, chegando a reunir, em 2015, o público recorde de sua história com mais de 120 mil visitantes em quatro noites de grandes shows com entrada gratuita, uma conquista da atual Administração em busca de fazer uma festa realmente popular.


EXPOSIÇÃO ESPECIAL NO MUSEU

Vestidos e registros fotográficos de rainhas e princesas e de festas passadas ficam expostos neste mês, com visitação aberta nos finais de semana de festa

O Museu Municipal Adolfo Evaldo Lindenmeyer, de Sapiranga, também está no clima da Festa das Rosas e ficará aberto em todos os dias de festa. A casa histórica (que até a década de 1960 abrigava a estação férrea Sapyranga) traz a exposição sobre a festa mais tradicional de Sapiranga, com o acervo de vestidos utilizados pelas cortes da festa, além da foto de princesas e rainhas de edições passadas e fotos históricas das edições anteriores. O público pode ver de perto, por exemplo, os vestidos utilizados pela corte desde a retomada da festa em 1997, além de fotos históricas que mostram a Festa das Rosas em seu início, em 1965, e as atrações que foram apresentadas ao longo das ,dições.
O museu estará aberto especialmente nos finais de semana de Festa das Rosas, funcionando das 10h30 ao meio-dia e das 13h30 às 17 horas nos dois sábados e domingos, dias 12, 13, 19 e 20 de novembro. Durante a semana o museu abre das 8 horas às 11h30 e das 13h30 às 17h30, sempre com entrada gratuita. Mais informações pelo 3959-1020.


ESPAÇO MEIO AMBIENTE E EXPOSIÇÃO FERRABRAZ DA ONG ARAÇÁ-PIRANGA

Mostra fotográfica retrata riquezas naturais de Sapiranga

A Festa das Rosas traz um espaço dedicado meio ambiente e à natureza, com destaque para o estande do Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam). Nele, a comunidade e visitantes podem conhecer mais sobre plantas medicinais e ornamentais, além de conferir receitas de condimentos naturais. Os visitantes encontram mudas de várias plantas com identificação e seus propriedades, como plantas indicadas para auxiliar no tratamento da depressão, dores de cabeça, digestão, e até as Plantas Alimentícias não Convencionais (Panc), além de receitas como o vinagre e o sal temperado caseiros. O estande está localizado ao lado do Lounge das Rosas, junto aos espaços das floriculturas. O espaço traz ainda a exposição fotográfica que retrata parte das riquezas naturais suprimidas da zona urbana da cidade e região do Rio dos Sinos, nos últimos 150 anos da imigração estrangeira no Sul do Brasil. O Morro Ferrabraz ganhou destaque através do trabalho ONG Araçá-Piranga, coordenado pelos representantes da entidade Fernando Stumpf e Julio Konrath, que trouxeram informações sobre a preservação da reserva ecológica no Município e que estarão na Exposição Fotográfica A.R.I.E. do Morro Ferrabraz 1987-2016. A mostra retrata um pouco da história de luta pela conservação do que restou na zona rural ao norte do município, que culminou na criação da A.R.I.E. do Morro Ferrabraz, recentemente instituída pela Lei Municipal N.º 5900/2016 na atual gestão da prefeita Corinha Molling, a fim de promover a conservação e o uso sustentável do Morro Ferrabraz e sua região de entorno paras as presentes e futuras gerações. A mostra do Núcleo Socioambiental Araçá-piranga tem apoio do Departamento Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Sapiranga e Câmara de Vereadores de Sapiranga.



FESTA DAS ROSAS 2016
PROGRAMAÇÃO

DOMINGO 20 DE NOVEMBRO
PALCO MULTICULTURAL POPULAR
10 horas Banda Werno & Cia. – Banda volante tradicional alemã
13 horas Banda Marcial Anita
14 horas Projeto Violão nas Escolas
15 horas Projeto Hip Hop nas Escolas
16 horas Zé Ronaldo & Alexandre
18 horas Banda Flor da Serra
20 horas Banda Porto do Som
PALCO MULTICULTURAL MUCKER
15 horas CTG Sentinela do Pago
16h30 Raimundisse
18 horas Jack Brown
19h30 Ecosofia
21 horas Folha Seca
22h30 Sandro Seixas Band
LOUNGE DAS ROSAS
14 horas Maicon Cruz
15 horas Murilo Finger
16 horas Tiago Ochoa
17 horas Demétrius Cunha
18 horas André Bender
19 horas Cleitom Souza
PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO COLONIAL
12 horas Banda Canecão do Vale – Banda volante tradicional alemã
15 horas Banda Imigrante – Banda volante tradicional alemã
16 horas Bandinha do Sax – Banda volante (junto ao Pavilhão Multifeiras até as 18h)
18 horas Banda Só Se For Agora – Banda volante tradicional alemã
PALCO SHOW NACIONAL – ARENA FERRABRAZ

22 horas MARCOS & BELUTTI

Categorias:

|

Últimas notícias

6

Moradores do Loteamento Osvaldo Martins celebram regularização fundiária após décadas de espera

  • 23/04/2025
IMG_4481

Projeto Vocações inicia quinta edição com foco em tecnologia

  • 23/04/2025
Programa Ilumina Sapiranga inicia modernização da iluminação pública (2)

Programa Ilumina Sapiranga inicia modernização da iluminação pública

  • 22/04/2025
WhatsApp Image 2025-04-15 at 15.17.34 (1)

Transição para novo sistema de gestão pública inicia na próxima semana

  • 21/04/2025
WhatsApp Image 2025-04-16 at 17.04.16

Evento reúne famílias de alunos atípicos para discutir resultados e continuidade do Proami

  • 18/04/2025

Perguntas Frequentes