`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Formação Pedagógica da rede municipal reúne professores no Centro de Cultura
Encontro ocorreu nos dias 6 e 7 de fevereiro
  • 7 de fevereiro de 2025
  • 18:55

Compartilhe:

O ano letivo já começou para os 1.003 professores da rede municipal de ensino de Sapiranga. A Secretaria de Educação (Smed) organizou as boas-vindas com atividades interativas, apresentações musicais e lanche de confraternização na Formação Pedagógica que aconteceu na quinta e sexta-feira desta semana. Os professores e equipes diretivas foram divididos em dois turnos e o encontro aconteceu no Centro de Cultura.

Antes da primeira palestra, a prefeita Carina Nath e o vice-prefeito, Caleb Santos subiram ao palco para fazer uma saudação especial, ressaltando a importância do trabalho na Educação. “Estar em sala, nas escolas, não é para qualquer um. É preciso um talento especial que vocês aqui têm. Persistir e continuar a cada desafio é o que fazem os professores”, destacou a prefeita. “Que esse seja um ano abençoado e de muita conquista para todos os professores e alunos da nossa rede”, completou o vice. A saudação da Secretária de Educação, Cláudia Kichler, já é tradição nas Formações Pedagógicas, em sua fala ela destaca que “os professores de Sapiranga seguem no seu objetivo de educar movidos pela esperança de formar cidadãos conscientes e plenos”.

O tema da formação continuada deste ano foi “Educação é nossa prioridade, dentro das escolas está o nosso futuro.” Na quinta-feira, 6, a palestra “A vida que vale a pena ser vivida”, do Professor Dr. Clóvis de Barros Filho, levou reflexão e inspiração para o público neste sentido. Qual o verdadeiro sentido do educar? E pra quê fazê-lo? Foram alguns dos questionamentos trazidos. Na sequência, as equipes assistiram ao espetáculo “Retrato – Revelando Histórias”, do Teatro Luz e Cena. A peça retrata a trajetória de Léia, uma professora que se aposenta após mais de 35 anos de dedicação ao magistério. No dia de seu aniversário, Léia recebe visitas de ex-colegas e ex-alunos, cada um trazendo histórias e memórias compartilhadas. Essas lembranças registram o impacto positivo que a professora teve em sua comunidade escolar.

No segundo e último dia da Formação Pedagógica o foco estava no livro “Itinerários de uma Educação Transformadora e Humanizada”, cada professor recebeu um exemplar e assistiu à palestra de dois dos autores, Cleber Fabiano e Jane Patrícia Haddad. Em trechos da palestra, que tem o mesmo título do livro, os autores trouxeram a sua experiência na área da educação através de provocações pertinentes ao público. “Ontem, o professor Clóvis falou sobre a vida que vale a pena ser vivida. Mas e a vida que vale a pena ser ensinada?” instigou Jane Haddad. Sobre o poder transformador do professor na vida do aluno, Cleber destaca que “A educação faz ler o que o outro tem, faz ler o que o outro é.”

A Smed Sapiranga realizará outras formações ao longo do ano e recebe na terça-feira, 11 de fevereiro, cerca de 11 mil alunos nas 16 escolas de Educação Infantil e 18 unidades de Ensino Fundamental.

Texto: Cláudia Silva
Fotos: Bruna Bernardo/Cláudia Silva/Felipe Silva

Categorias:

|

Últimas notícias

20250315_172724

Primeira edição do Saint Patrick’s Day Sapiranga celebrou cultura cervejeira e movimentou a cidade

  • 17/03/2025
IMG_3729

Finalização da nova rotatória da Av. 20 de Setembro

  • 17/03/2025
4

Reforma da UPA 24h se encaminha para a fase final

  • 14/03/2025
IMG_5808

Segunda turma do curso de costura de calçados forma 14 alunos na Escola do Sapato

  • 14/03/2025
20250311_094143

Cemeam recebe visita do Coletivo Educador de Taquara

  • 13/03/2025

Perguntas Frequentes