`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Gestantes aprendem do planejamento familiar à amamentação e higiene do bebê
Encontro foi a segunda etapa do Curso de Gestantes promovido pela Secretaria Municipal de Saúde
  • 12 de novembro de 2015
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

O segundo encontro do Curso de Gestantes de Sapiranga, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, na sala de eventos da Praça da Bandeira, Centro de Sapiranga, reuniu cerca de oitenta pessoas no final de tarde desta quarta-feira, 11 de novembro. E não foram só gestantes que participaram dos trabalhos; papais também acompanharam as mamães dentro do espírito de “é preciso participar”. Foram cerca de duas horas com diversas dicas, passando pelas vacinas necessárias na gestação, amamentação, planejamento familiar e cuidados de higiene com o recém-nascido (banho, troca de fralda, cuidados com o umbigo). O Curso de Gestantes, promovido pela Secretaria Municipal,de Saúde, em atividades em parceria do Centro de Atenção Integral Irmã Dulce, Hospital Sapiranga, Lions Clube Sapiranga Ferrabraz e Leo Clube Sapiranga Ferrabraz, vai, em três etapas, esclarecer dúvidas, trocar experiências e compartilhar com os profissionais e as futuras mamães a expectativa e a preparação para a chegada do bebê. A próxima etapa do curso ocorre no dia 9 de dezembro, em dois encontros: às 13h30, no Auditório do Hospital Sapiranga – Sociedade Beneficente Sapiranguense, para gestantes do a partir do sétimo mês de gestação; às 18 horas, na sala de atividades da Praça da Bandeira, os temas serão voltados para as gestantes do primeiro trimestre.
As palestrantes do encontro se revezaram na sala de atividades da Praça da Bandeira. Sandra Martins falou sobre Planejamento Familiar; Marise Thum Franzen e Giane Rockenbach de Azambuja explicaram sobre os vários aspectos da amamentação e Tisiane Molder tratou sobre cuidados e higiene do bebê, do banho a cuidados com o coto umbilical. As gestantes de segunda viagem também foram relatando experiências e as mamães de primeira viagem foram expondo suas dúvidas, como a questão da influência da alimentação da mãe em relação ao bebê. “As futuras mamães têm que saber que a alimentação delas influi no desenvolvimento do bebê na gestação, assim como quando o recém-nascido for mamar. Alguns alimentos podem causar reações no bebê, como cólicas ou mal estar”, lembra Marise, em meio às explicações o bate-papo com as participantes do curso.
AUXÍLIO E ACOMPANHAMENTO
No encontro de abertura, a prefeita Corinha destacou que a primeira gravidez é uma experiência que as mulheres necessitam de apoio. “Sempre tivemos esta preocupação com as mamães de primeira viagem que precisam de todo auxílio possível para esta experiência. Além da família, é necessário e importante o acompanhamento de especialistas em saúde. E é aí que entra o nosso trabalho. É preciso que todas gestantes do curso aproveitem este programa, pois ele será útil para vida delas e das crianças que vêm vindo.” O secretário de Saúde, Emerson Leite, também destacou a parceria do poder público. “Nós temos uma responsabilidade com vocês, futuras mamães, pois vocês carregam o futuro da nossa cidade. E este é um momento para vocês e queremos estar ao lado das mamães nesta jornada.”
A futura mamãe que ao longo da gestação fizer, no mínimo, seis consultas de pré-natal, exames de laboratório, vacinas preconizadas e participar dos três encontros do Curso de Gestante, receberá um kit contendo uma bolsa de bebê, três babetes, dois conjuntos de pijaminha, um babeiro, um sapatinho de lã, um par de meia de recém-nascido e um termômetro digital. A Secretaria de Educação destaca, ainda, que todas as Unidades de Saúde promovam a testagem para diagnóstico de gravidez, um exame simples e rápido que possibilita o diagnóstico da gravidez e o início precoce dos cuidados de pré-natal. Ao longo da gestação, a gestante também deve fazer testes rápidos para HIV (aids) e sífilis, que também são ofertados em todas as unidades de saúde. A ecografia (exame que possibilita avaliar a vitabilidade fetal) é agendada na própria unidade de saúde onde a gestante realiza suas consultas. São ações disponibilizadas com objetivo de agilizar e facilitar o acesso aos serviços que a futura mamãe necessita.
PARTO NATURAL
A Secretaria de Saúde de Sapiranga lançou em agosto a Campanha Municipal Pró Parto Natural em Sapiranga. A iniciativa presta esclarecimentos às gestantes e familiares sobre as vantagens do parto natural, além de expor as consequências de uma cesárea desnecessária, que pode ocasionar riscos à saúde da mulher e do bebê. A meta é reduzir de 64% para 40% o número de cesáreas feitas na cidade. No Brasil o percentual de partos cesáreas chega a 84% na saúde suplementar e na rede pública o número fica em 40%.

Categorias:

|

Últimas notícias

WhatsApp_Image_2025-03-21_at_16.50.19

Inscrições abertas para formação da próxima Corte da Festa das Rosas

  • 23/03/2025
Convite_-_Esporte_para_Todos_2025_-_março_CARD

Smed promove sábado voltado ao esporte educacional

  • 22/03/2025
IMG_4918

Empresas sapiranguense participam da 48ª edição da Fimec

  • 21/03/2025
20250320_154150

Equipes da Educação participam de formação sobre desenvolvimento escolar

  • 21/03/2025
Imagem do WhatsApp de 2025-03-20 à(s) 16.20.01_319411a8

Sapiranga é destaque na região com ações de saúde na Atenção Primária

  • 20/03/2025

Perguntas Frequentes