`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
HISTÓRIA - Sepultura de colonos da Batalha dos Mucker em fase final de restauro
Equipe de arquitetos está concluindo trabalho minucioso de restauração no Cemitério do Amaral Ribeiro
  • 26 de dezembro de 2016
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos:

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

O túmulo no Cemitério do Amaral Ribeiro, onde foram sepultados quatro colonos que lutaram voluntariamente e acabaram morrendo na Batalha dos Mucker, no final do século 19, está com os trabalhos de restauração da sepultura na fase final. Profissionais da Arandt Arquitetura e Consultoria Ltda., sob a supervisão da Secretaria Municipal de Planejamento, estão agora concluindo o restauro do local, que em 2015 foi interditado devido a problemas estruturais na sepultura que sofreu com as intempéries. O restauro sofreu atrasos no cronograma devido às chuvas e também à necessidade de minucioso trabalho de reparo das peças com cerca de 140 anos.
A equipe da Arandt finalizou os serviços de recomposição e colagem dos fragmentos no escritório e efetuou a colagem das peças no túmulo. Segundo a arquiteta da Secretaria Municipal de Planejamento de Sapiranga, Ana Carolina Oliveira da Fonseca, responsável pela supervisão dos trabalhos, esta é a última etapa do processo de restauração da lápide, que ainda receberá nos próximos dias a impermeabilização garantindo a conservação da sepultura que fica em espaço aberto na área frontal do cemitério.
TRABALHO
O local ficou isolado desde o ano passado, quando foi constatada a necessidade de reformas e se iniciaram as análises para restauração do espaço que marca uma das passagens mais marcantes da história sapiranguense. Os trabalhos foram iniciados em junho com levantamento cadastral fotográfico e memorial de especificações técnicas, além da limpeza e isolamento da área para a reconstrução da sepultura. Foi refeita também a fundação da sepultura (trabalho feito pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e Serviços Urbanos), pois o piso de concreto ruiu devido a infiltrações. Foram restauradas, além da lápide em pedra arenito (grês), a grade de proteção.
DETALHES
O túmulo recebeu a instalação de pinos metálicos para a fixação das peças maiores e a aplicação de cola nas superfícies menores devido à delicadeza das peças para se fazer o encaixe. Quanto às frestas, uma mistura de massa acrílica com pó da própria pedra da lápide será aplicada sobre a superfície para fidelizar a cor natural da peça, que ainda passará por lixamento e lavagem com esponja e sabão. Além disso, foi feita a pintura das inscrições sobre os colonos (clique aqui e confira o esquema resumido das ações da etapa final do restauro da lápide no cemitério).
PATRIMÔNIO E HISTÓRIA
O túmulo de quatro colonos alemães mortos no conflito com os Mucker, na década de 1870, integra o roteiro de Caminhos de Jacobina, que conta um pouco deste episódio que marcou a história de Sapiranga, da região e até do Estado. A antiga lápide especialmente construída como memorial do episódio traz uma coluna funerária com inscrições em alemão do século 19, quando o território ainda era colônia de São Leopoldo.
A morte dos quatro teria ocorrido durante confronto de cerca de 150 voluntários que enfrentaram os seguidores de Jacobina Maurer, em 24 de julho de 1874 (poucos dias antes da batalha final de 2 de agosto na qual teria morrido Jacobina). Está escrito na coluna: “Hier ruhen die vier Deutschen Theodor Meinhard, Heinrich Hoffmann, Heinrich Linn und Phillip Kirsch welche am 26 Juli 1874 im Kampfe gegen die Mucker gefallen sind R.I.P. Andenken von den Bewohnern de Colnnie São Leopoldo.” A tradução seria “Aqui descansam os quatro alemães Theodor Meinhard, Heinrich Hoffmann, Heinrich Linn e Phillip Kirsch, que em 26 de julho de 1874 morreram na batalha contra os Mucker. Lembrança dos habitantes da Colônia de São Leopoldo”.
O polêmico episódio da Batalha dos Mucker já foi retratado no cinema por duas vezes: no filme Os Mucker (de Jorge Bodanzky e Wolf Gauer, com Marlise Saueressig, Paulo Cesar Pereio e José Lewgoy), em 1978, e com A Paixão de Jacobina (de Fabio Barreto, com Letícia Spiller, Thiago Lacerda, Caco Ciocler e Felipe Camargo), em 2002.

Categorias:

|

Últimas notícias

20250423_160405

Cemeam realiza curso de bolachas e salgados caseiros

  • 25/04/2025
IMG_4515

Café Com Universidades destaca parcerias entre instituições de ensino e lares de idosos

  • 24/04/2025
Design sem nome

Desafios esportivos movimentam o final de semana sapiranguense

  • 24/04/2025
6

Moradores do Loteamento Osvaldo Martins celebram regularização fundiária após décadas de espera

  • 23/04/2025
IMG_4481

Projeto Vocações inicia quinta edição com foco em tecnologia

  • 23/04/2025

Perguntas Frequentes