`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Imagem, texto e alma em exposição Com Olhos D'Alma no Centro de Cultura
Mostra reúne textos da escritora Renate Gigel e fotos de Octacílio Freitas Dias no saguão do espaço
  • 8 de junho de 2016
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

O Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck de Sapiranga está recebendo desde a última semana a exposição Com Olhos D’Alma, que reúne textos da escritora Renate Gigel e fotografias de Octacílio Freitas Dias, retratando a personalidade de idosos abrigados na forma de poesia e fotografia. A prefeita Corinha Molling prestigiou a abertura da exposição, na noite da última quarta-feira, e elogiou as obras. “É um trabalho belíssimo e comovente, que valoriza e promove uma reflexão sobre a terceira idade.” A exposição segue até 15 de junho no saguão do Centro de Cultura, e a visitação é com entrada franca, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30.
A mostra traz conjuntos compostos por duas fotos (uma em preto e branco e outra em negativo) e textos. Os trabalhos são resultado da convivência, na segunda metade dos anos 90, de Renate e Dias em um lar para idosos. Em forma de texto poético e trazendo frases dos próprios idosos fotografados por Dias, Renate conta um pouco da história de vida das pessoas retratadas na mostra, expondo sentimentos que revelam um pouco da alma de todos envolvidos. “A experiência de conviver com eles se transformou em pequenos poemas, capturando fragmentos da personalidade, das emoções e da alma, no reverso do corpo, clicado para ilustrar os textos.” O resultado da mostra é um retrato poético comovente e transparente da terceira idade.
OS EXPOSITORES

A escritora Renate Gigel
é austríaca radicada no Brasil e tem longa passagem pela educação, cultura e ação social, além de dedicar-se à literatura e escrita criativa a partir de convite para integrar a Academia Literária do Vale do Rio dos Sinos (Alvales), da qual é presidente. Participante de antologias, escreve coluna local periódica no blog www.alvales.blogspot.com.br, além de promover projetos de difusão cultural. É detentora do troféu Carlos Drummond de Andrade de Minas Gerais e dos prêmios Las Victórias de Montevidéu e destaque ABDA do Rio de Janeiro, além de outras diversas premiações literárias.
O fotógrafo Octacílio Freitas Dias já trabalhou em jornais de Porto Alegre e em revistas nacionais. Durante oito anos, entre 1967 e 1975, fotografou para a Companhia Jornalística Caldas Júnior, e um de seus primeiros trabalhos foi registrar uma estranha luz sobre Porto Alegre, o que lhe rendeu o Prêmio ARI (prêmio da Associação Riograndense de Imprensa) em 1967. Realizou ainda inúmeras exposições de seus trabalhos.

Leia mais:

Não foi possível encontrar outras notícias.

Categorias:

|

Últimas notícias

Há Vagas Sine - banner - 700x900

92 vagas de emprego disponíveis no Sine de Sapiranga

  • 12/01/2026
Calendário Descarte 2026 - bairros mapa_1

Descarte de galhos e entulhos: bairros Oeste e Quatro Colônias

  • 10/01/2026
Vacina VSR_051225 - carrossel (1) (1)

Saúde reitera importância da vacina contra bronquiolite para gestantes

  • 09/01/2026
LIP08095

Ilumina Sapiranga teve avanço histórico na modernização da iluminação pública em 2025

  • 08/01/2026
3

Secretaria de Indústria, Comércio e Tecnologia fecha 2025 com números expressivos

  • 07/01/2026

Perguntas Frequentes