A eficiência da rede pública de saúde de Sapiranga poderia ser maior não fosse um problema persistente: as faltas em consultas agendadas. Em fevereiro deste ano, mais de 2.300 pacientes não compareceram aos atendimentos marcados no Sistema Único de Saúde (SUS) do município. Esse número, que representa 10,18% do total de consultas, não só gera desperdício de dinheiro público, mas também aumenta o tempo de espera para aqueles que realmente precisam de atendimento.
Dados divulgados pela Secretaria de Saúde mostram que as faltas ocorreram em todas as especialidades, com destaque para nutricionista (38,89% de faltas) e coleta pré-câncer (34,05%). “Cada falta é um golpe na eficiência do SUS. Estamos falando de recursos públicos que poderiam ser melhor aproveitados se houvesse um maior engajamento da população quanto ao comparecimento nos atendimentos agendados. Precisamos que todos entendam que, ao faltar, não estão prejudicando apenas a si mesmos, mas toda a comunidade”, afirmou a secretária de Saúde, Janete Hess.
Confira a tabela com todos os números: