`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Junho e Julho serão os meses para recolhimento de podas na cidade
Meses integram período indicado cientificamente para realização das intervenções nas árvores
  • 10 de abril de 2019
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

A Prefeitura de Sapiranga informa que a partir de 2019 a Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos irá realizar o recolhimento de podas e demais resíduos vegetais, em toda a cidade, nos meses de junho e julho. A definição desta época para recolhimento ocorreu após consulta junto aos técnicos do Departamento de Meio Ambiente que confirmaram estes têm sido os meses com maior número de solicitações de poda. “Diante dessa informação, adequamos a demanda de trabalho e definimos os meses de junho e julho para o recolhimento para que possamos assim atender a toda a cidade”, ressalta a prefeita Corinha Molling. Neste período, uma força tarefa de servidores e equipamentos da Secretaria de Obras será empregada para que nenhum bairro fique desassistido.

Podas internas e externas

O Departamento de Meio Ambiente ressalta que não é necessário realizar podas anuais nas árvores, apenas quando constatada a necessidade de poda para adequação estrutural e arquitetônica. Lembra também que as podas das árvores localizadas nos passeios públicos precisam de autorização prévia do Departamento de Meio Ambiente, ao contrário das árvores localizadas no interior dos pátios residenciais, que não precisam de autorização para serem efetuadas.

Ainda segundo o Meio Ambiente, nos demais meses, continuarão sendo emitidas autorizações para podas de situações emergenciais (podas de condução, limpeza, rebaixamento ou fiação de energia) e que serão recolhidas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e Serviços Urbanos, exceto para as podas realizadas pela RGE SUL, a qual apresenta convênio específico para recolhimento para os restos de podas. O Departamento também continuará fiscalizando para que podas drásticas, onde há remoção de mais que 30% da copa da árvore, não sejam realizadas.

Recolhimento não ocorrerá fora do prazo

A Administração Municipal solicita que a comunidade tenha atenção e respeite os meses de junho e julho para o descarte das podas em vias públicas, tendo em vista que nos demais meses, não sendo casos emergenciais e autorizados pelo Departamento de Meio Ambiente, os restos vegetais não serão recolhidos pela Prefeitura e o descarte irregular poderá acarretar em notificação e até multa para os moradores.

Leia mais:

Não foi possível encontrar outras notícias.

Categorias:

|

Últimas notícias

Calendário Descarte 2026 - bairros mapa_1

Descarte de galhos e entulhos: bairros Vila Irma e Santa Fé

  • 03/01/2026
iptu 2025 digital 5 foto ok original carrossel 2 - apenas carrossel CARD 1

IPTU 2026 passa a ser 100% digital

  • 02/01/2026
comunicado parada programada Atualizar site - Serviço NFSe feed

Parada programada no sistema de Nota Fiscal Eletrônica

  • 30/12/2025
POPUP fotos de artifício PROIBIDOS 3 popup

Lembre-se: comemore sem fogos de artifício sonoros

  • 30/12/2025
IMG_0516

Saúde encerra 2025 com ampliação de acesso, alto volume de atendimentos e fortalecimento da atenção especializada

  • 30/12/2025

Perguntas Frequentes