`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Macrodrenagem do arroio Mauá chega na fase final
Obra visa evitar alagamentos causados pela chuva
  • 14 de outubro de 2024
  • 11:30

Compartilhe:

Foram meses de trabalho, toneladas de terra removida e algumas alterações no fluxo de trânsito, mas nesta semana chegam na fase final os trabalhos na obra de macrodrenagem da Av. Mauá. Foram instalados mais de 400m de galerias subterrâneas para escoamento de água, sem modificar o curso do arroio. A medida tem o objetivo de evitar alagamentos no entorno da UPA24h, a região têm registros há mais de 4 décadas.

A obra pode ser classificada como de alta complexidade, envolveu uma grande escavação do terreno, preparação do mesmo com uma base de pedras, uso de maquinário pesado para mover as galerias que possuem mais de 2m de largura e são feitas em concreto. Para viabilizar a instalação a Av. Mauá teve um trecho duplicado e agora ficará em duas pistas entre a Av.20 de Setembro e a Av. João Corrêa.

O local que recebeu a obra de macrodrenagem registra uma sequência histórica de alagamentos, episódios que se intensificaram por causa dos recordes em volume de chuvas registrados no ano passado. O arroio Mauá, neste ponto, encontra o fluxo intenso de outros dois cursos d’água, o arroio Teutônio Vilela e o arroio Sapiranga. Essas águas que descem com muita força acabam suprimindo a corrente do Mauá, causando alagamento. Com a macrodrenagem e fileira dupla de galerias, o arroio Mauá vai escoar o seu volume de água até o ponto em que o arroio Sapiranga tem um canal mais largo e segue o curso na direção sul do município. “Temos obras em andamento em vários segmentos, mas com certeza essa aqui, sendo finalizada agora, é uma das mais importantes. Uma obra complexa e que exigiu um investimento de R$5 milhões, mas é algo que todos nós sapiranguenses queríamos: acabar com os alagamentos nessa região. Trazer mais qualidade de vida para as pessoas que vivem aqui, pois além da UPA, temos muitas residências e também os comércios, esse é o nosso objetivo”, destacou a prefeita Carina Nath que visitou a obra em todas as fases.

Os próximos trabalhos são de sinalização viária com a pintura dos meio-fios, colocação das placas de trânsito e uma substituição de calçada. Não há grandes mudanças na trafegabilidade explica o secretário de Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade, Maurício Regla.”Os trechos que havíamos bloqueado estão sendo liberados aos poucos e voltam com o modelo de circulação anterior. A única mudança de trânsito é no trecho da Av. Mauá que abrimos, agora ela passa a ter a pista sul e a pista norte terá o sentido único”, comenta. O investimento na obra é superior a R$ 5 milhões e faz parte dos pacotes de infraestrutura que a Prefeitura vem realizando desde 2023.

Texto: Cláudia Silva
Foto: Felipe Silva 

Categorias:

|

Últimas notícias

IMG_6888

Primeiro Desafio Ferrabraz atraiu competidores e grande público no sábado

  • 28/04/2025
IMG_20250415_141433

Escolas da rede municipal recebem jogo da Turma do Fiscalito

  • 28/04/2025
IMG_4151

Começa a Copa Sapiranga de Futebol de Campo

  • 26/04/2025
20250423_160405

Cemeam realiza curso de bolachas e salgados caseiros

  • 25/04/2025
IMG_4515

Café Com Universidades destaca parcerias entre instituições de ensino e lares de idosos

  • 24/04/2025

Perguntas Frequentes