`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Monitoramento das metas do Plano Municipal de Educação é apresentado
Membros do Fórum Municipal de Educação, do CME e servidores da Educação se reuniram no auditória da Smed
  • 15 de maio de 2025
  • 14:15

Compartilhe:

Na tarde desta quarta-feira, 14, foi realizada a apresentação do monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME) de Sapiranga, referente ao período de 2021 a 2024, para os membros do Fórum Municipal de Educação e do Conselho Municipal de Educação (CME). A exposição dos dados foi conduzida pela secretária de Educação em substituição, Deisi Gomes Pzenicka. O PME é um documento estratégico que estabelece metas educacionais para o município ao longo de dez anos, em conformidade com a Lei Federal nº 13.005/2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE).

Construído de forma participativa, com ampla contribuição da sociedade civil, o PME tem como objetivo principal o planejamento estratégico da educação no município, abrangendo 21 metas fundamentais para a melhoria da qualidade do ensino, a redução da evasão escolar e o fortalecimento de uma gestão educacional democrática e eficiente. As estratégias traçadas buscam garantir o cumprimento dessas metas até 2025, com monitoramento transparente e participação social, além de estabelecer uma atuação colaborativa entre União, Estados e Municípios.

Entre as metas já cumpridas estão a universalização da educação infantil na pré-escola para crianças de 4 a 5 anos, a ampliação de vagas em creches para atender pelo menos 50% das crianças de até 3 anos, e a garantia de acesso à educação básica e ao atendimento especializado para estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e altas habilidades. Outros avanços incluem a oferta de educação em tempo integral em 50% das escolas públicas, a formação de 50% dos professores em pós-graduação e a universalização da Educação Ambiental no município, com a manutenção do Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam).

 

Texto e foto: Bruna Bernardo

Leia mais:

Não foi possível encontrar outras notícias.

Categorias:

|

Últimas notícias

Festa das Rosas vive um penúltimo dia marcado pelo sol, energia e muita diversidade cultural

  • 15/11/2025
LIP00492

Quarto dia da Festa das Rosas anima público com rock no Palco Nacional e shows para todos os gostos

  • 15/11/2025
atividades NOVEMBRO AZUL 2025 feed

Saúde promove ação alusiva ao Novembro Azul

  • 15/11/2025
Descarte de Galhos e Entulhos - Bairros - Floresta (1)

Descarte de galhos e entulhos: bairro Floresta

  • 15/11/2025
DSC04231

Festa das Rosas brilha em retorno com grande público

  • 14/11/2025

Perguntas Frequentes