`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
NO CLIMA - Sapiranga tem aula sobre plantas e fauna no Dia do Meio Ambiente
Estudantes de escolas municipais aprendem a técnica de dispersão de sementes no Cemeam
  • 5 de junho de 2017
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos:

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

Nesta segunda-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, dentro do Junho Verde programado pela Prefeitura de Sapiranga, por meio do Departamento de Meio Ambiente, teve aula de flora e fauna no Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam). A atividade ocorreu em dois turnos para os estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Floresta, La Salle e Érico Veríssimo. As aulas foram de semeadura e sobre animais da região.

A programação especial do Junho Verde de Sapiranga conta com a realização de cursos, aulas especiais, palestras, trilhas ecológicas, exposições, teatro e plantio de árvores.

Na quarta-feira, 7 de junho, a partir das 19h30, no Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck, ocorre a solenidade oficial de abertura. No mesmo local, durante o dia, em programação voltada a estudantes, ocorrerão apresentações teatrais em dois turnos do grupo Luz e Cena.
SEMENTES E ANIMAIS

A aula da tarde desta segunda-feira reuniu estudantes do quinto ano da EMEF Floresta que visitaram três espaços distintos do Cemeam. O encontro teve períodos de teoria e prática sobre a revitalização da natureza através da dispersão de sementes; o processamento de plantas e os benefícios à saúde do homem; além do aprendizado sobre a fauna silvestre.

”Os alunos ,stão desenvolvendo o conhecimento sobre as plantas e a fauna de nossa região, além da representatividade das espécies à humanidade”, destacou a diretora do Cemeam, Fabiana Haubert.

Uma das maneiras aprendidas pelos estudantes para disseminar as espécies de plantas foi através do trabalho em conjunto entre o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura e as alunas do curso de magistério do Instituto Estadual de Educação Sapiranga, Kiara Stoffel, Andriele Giehl e Bruna Fernandes. Os alunos aprenderam a técnica de sementes de plantas misturadas ,m bollas de argila para serem lançadas em áreas de revitalização.
APRENDIZADO NA PRÁTICA

”A atividade tem tudo a ver com a semana do Meio Ambiente. A oportunidade de vir até aqui e vivenciar na prática os ensinamentos do ambiente escolar é trabalhar o jovem projetando um futuro melhor na preservação do Meio Ambiente”, declarou a professora do quinto ano da EMEF Floresta, Jussara de Figueiredo.

O aprendizado sobre plantas e o que elas representam à saúde das pessoas, além do estudo sobre os animais silvestres da região, foram ministrados pelos biólogos do Cemeam Catia Appolo e Antoninho Portilho.”O objetivo do projeto é sensibilizar a garotada em relação a arborização e os animais”, comentou Maribel Oliveira, responsável pela educação ambiental, do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura.
O JUNHO VERDE

As atividades do chamado Junho Verde, programadas pelo Departamento de Meio Ambiente de Sapiranga, seguem até 24 de junho, com a participação, principalmente de estudantes com assuntos relativos à arborização e fauna, além de apresentações teatrais e Hora do Conto. Várias ações são abertas à comunidade, como o curso de poda de árvores, mutirão de recolhimento de resíduos e caminhada ecológica.

Está marcada para esta quarta-feira, 7 de junho, a partir das 19h30, no Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck, a solenidade oficial de abertura, com teatro e palestra voltada para a importância dos cuidados com o meio ambiente. A programação começa com a apresentação da EMEI Arco-Íris, seguindo com a palestra Todo Cuidado é Pouco!, abordando a importância dos cuidados com o Meio Ambiente, com Sidnei Agra, engenheiro civil e Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental.
Neste mesmo dia, no mesmo local, ocorre uma programação voltada a estudantes com apresentações teatrais em dois turnos do grupo Luz e Cena.

No sábado, 10 de junho, ocorre o Mutirão de Recolhimento de Resíduos, a partir das 13h30, com concentração, saída e chegada na Praça da Bandeira. A coordenação da ação é do grupo ciclístico Pedal de Sábado.
PROGRAMAÇÃO
?? 1.º a 9 de junho
Atividades com estudantes
No Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam)
Nos turnos da manhã e tarde
* Arborização
* Plantas medicinais
* Fauna Silvestre
* Plantio de Sementes
Público-alvo: Turmas dos quintos anos das escolas municipais
?? 5 de junho – Segunda-feira
Curso de Poda de Árvores Urbanas
(devido à chuva o curso foi adiado em data a ser divulgada)
No Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam)
Das 10 às 11 horas e 16 às 17 horas
Público-alvo: Comunidade
Inscrições gratuitas: 3599-9500, ramal 223 ou meioambiente@sapiranga.rs.gov.br
?? 7 de junho – Quarta-feira
Apresentação da peça teatral Entrando pelo Cano, com o grupo Luz e Cena
Das 8h30 às 10 horas e das 14 horas às 15h30 – Para estudantes dos primeiros anos das escolas municipais
?? Abertura oficial da Semana Municipal de Meio Ambiente
Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck
Às 19h30 – Com apresentação de abertura com a EMEI Arco-Íris e a palestra Todo Cuidado é Pouco!, abordando a importância dos cuidados com o Meio Ambiente, com Sidnei Agra, engenheiro civil e Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental
?? 10 de junho – Sábado
Mutirão de Recolhimento de Resíduos
Concentração, saída e chegada na Praça da Bandeira
Das 13h30 às 17 horas – Coordenação do grupo ciclístico Pedal de Sábado.
?? De 12 a 14 de junho – Segunda à quarta-feira
Hora do Conto
Das 8 às 11 horas – Nas EMEIS de Sapiranga
?? 22 de junho – Quinta-feira
Plantio de Árvores
Às 8h30 – Na Associação Pinheirinhos
?? 24 de junho – Sábado
Caminhada Ecológica Gratuita
Às 13 horas – Com saída do Salão da São Jacó (Rua da Igreja).
O local oferecerá café colonial a R$ 27,00.
Mapa do ponto de saída, roteiro, inscrição para caminhada e impressão do boleto para pagamento do café colonial acessando https://www.sprinta.com.br/event/33627NkR006ks.
As inscrições pelo Sprinta são somente para café colonial. Os interessados apenas na caminhada podem ir direto ao local sem se inscrever.

Categorias:

|

Últimas notícias

1

Secretarias iniciam elaboração do Plano Municipal para a Primeira Infância

  • 26/03/2025
WhatsApp Image 2025-03-26 at 09.54.05

Sapiranga reforça ações de combate ao Aedes aegypti

  • 26/03/2025
WhatsApp Image 2025-03-25 at 18.34.33

Recolhimento de galhos e entulhos é reformulado

  • 25/03/2025
WhatsApp Image 2024-10-18 at 6.15.08 PM (1)

Gabinete de Portas Abertas fortalece diálogo com a comunidade e soma mais de 4,6 mil atendimentos

  • 25/03/2025
2

Projeto da escola Érico Veríssimo é finalista na FEBRACE

  • 25/03/2025

Perguntas Frequentes