`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Palestra trata de suicídio, tabu que tem mês de alerta através do Setembro Amarelo
Dia também foi marcado com caminhada de membros do Caps pelo Centro
  • 12 de setembro de 2016
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos:

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Sapiranga, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (Numesc), da Secretaria Municipal de Saúde, junto ao Centro de Valorização da Vida (CVV) proporcionou na tarde desta segunda-feira uma importante conversa com conscientização sobre um assunto que ainda é tabu: o suicídio.
Falando sobre a importância de se debater esse assunto, a palestra apresentada por Anildo Fernandes, coordenador e voluntário do Centro de Valorização da Visa faz parte das ações que marcam a campanha do Setembro Amarelo, mês dedicado à luta contra o suicídio, um problema real, cercado de mitos e reservas e pouco discutido na sociedade. Entre os dados impressionantes apresentados, a informação de que a cada 45 minutos um brasileiro comete o suicídio, e de que cada grupo de 30 pessoas, cinco já pensaram alguma vez em suicídio.
A palestra, que foi realizada no Auditório Jacobina Maurer, da Secretaria Municipal de Educação, contou com a presença de mais de 80 pessoas, entre profissionais da Saúde, agentes comunitários, agentes do CVV e usuários do Caps. Foram apresentadas ações do CVV, assim como maneiras de prevenção, causas e compreensão sobre o suicídio, também se buscando identificar sintomas que demonstrem quando uma pessoa está com tendências suicidas. O tema foi ressaltado ainda pela secretária municipal de Saúde de Sapiranga, Janete Hess, que, durante sua fala lembrou que a cidade é a segunda em número de suicídios no Vale do Sinos.
VALORIZAÇÃO DA VIDA
O CVV foi criado na década de 1960, e hoje atua em todo o Brasil oferecendo atividades e atendimento de prevenção ao suicídio. Entre os seus serviços está o atendimento para pessoas em situações emocionais graves (como possíveis suicidas) com o contato que pode ser feito pela internet através do site wwe.cvv.org.br ou pelo telefone pelo numero 188, de forma anônima e gratuita, 24 horas por dia, todos os dias do ano.

Categorias:

|

Últimas notícias

LIP04282

Smed lança livro didático sobre a história de Sapiranga

  • 30/04/2026
IMG_2024

Carreta castração realiza mais de 280 procedimentos em um só dia

  • 30/04/2026
Inscrições abertas educação Infantil_2026 - feed_270426.jpg

Inscrições para Educação Infantil iniciam em 1º de maio

  • 30/04/2026
cuidados equinos Cempra (7)

Cuidados garantem qualidade de vida a cavalos acolhidos pelo Cempra

  • 28/04/2026
20260423_173327

Reurb regulariza mais 23 lotes no bairro Floresta

  • 27/04/2026

Perguntas Frequentes