`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Placas de identificação são instaladas em praças
Filha de homenageado acompanha a iniciativa
  • 25 de junho de 2024
  • 10:26

Compartilhe:

Durante a última semana, uma equipe da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Desporto realizou a instalação de placas de identificação em alguns pontos públicos do município. A medida contemplou a UPA 24h, denominada ‘Unidade de Pronto Atendimento João Coronetti Netto’, a ‘Praça Dona Norma, bairro Oeste, e a ‘Praça Professora Saionara dos Reis Saldanha’, no bairro Voo Livre. Também receberam a placa metalizada fixada na base em concreto, a ‘Quadra Poliesportiva Pedro Correia (Chicão) e a ‘Praça Roberto da Rosa’.

Neste último local, a instalação da placa contou com um momento de emoção. Parte da família do bancário Roberto da Rosa, a filha Valéria e o neto Roberto, acompanharam a fixação da placa como símbolo da homenagem concedida através da Lei Municipal Nº 5.427/2014. “Quando soube que teria esse momento da placa eu me organizei para estar aqui. É um misto de emoções e agradecimento à cidade de Sapiranga que gentilmente reconheceu a dedicação do meu pai a esse município. Eu era pequena e lembro-me que papai veio antes assumir o cargo. A residência do Banco do Brasil que acomodaria a família não estava finalizada e então ele dormia dentro do banco no seu próprio gabinete”, relembra. Roberto da Rosa já era funcionário do Banco do Brasil e foi transferido para Sapiranga na década de 1970. Foi um dos primeiros homens negros a assumir uma gerência de unidade bancária na região e também teve destaque na filantropia. “Meu pai era um leitor compulsivo, de generosidade ímpar, um pai e esposo exemplar e um atuante filantropo junto ao Lions Club e também de forma anônima. É muito comum alguém nos contar alguma história nova em que ele protagonizou auxílio dentro e fora do banco, o que nos deixa sempre com o coração quentinho”, conta a filha orgulhosa.

A fixação das placas de identificação nos locais é uma forma de destacar a homenagem, no entanto todas essas áreas públicas já estão denominadas desde que as leis municipais correspondentes foram sancionadas. No caso da Praça Roberto da Rosa, foi em 2014, mas o advento da identificação, mesmo que alguns anos depois, se tornou ainda mais especial, como revelou Valéria. “Mesmo após sua passagem meu pai continua dando exemplos de força e caráter. Hoje trouxe comigo meu filho Roberto, que leva o nome dele, mas só conheceu o avô através das histórias, o que torna essa homenagem ainda mais simbólica. A cereja do bolo é que justamente nesta semana meu pai completaria o seu centenário, ele nasceu em 18/06/1924”.

A praça Roberto da Rosa fica no bairro Centenário, entre as rua Kraemer-Eck, rua das Acácias e a Reinaldo Klein. Saiba quais são os outros pontos que também receberam a placa de identificação:

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) João Coronetti Netto
Lei Municipal Nº 5.403/2014

A unidade de saúde recebe o nome do farmacêutico nascido em Três Coroas que, atuando em Sapiranga desde 1950, ficou conhecido como ‘Joãozinho da Farmácia’. João Coronetti dedicou 64 anos da sua vida aos atendimentos e destacou-se na comunidade ao partilhar o conhecimento na área de medicamentos, auxiliando quem mais precisava.

Praça Dona Norma
Lei Municipal Nº 6.081/2017

Espaço de lazer do bairro Oeste entre as travessas Giruá e Leblon, foi nomeado em homenagem a Norma Klein Boff. Professora, com passagem na rede municipal, Norma foi vítima de um acidente de trânsito nas imediações da praça. 

Quadra Poliesportiva Pedro Correia (Chicão)
Lei Municipal Nº 6.531/2020

Pedro Correia nasceu e viveu em Sapiranga ao longo de 62 anos. Morador do bairro São Jacó, era conhecido na comunidade por sua paixão pelo futebol. Atuou nos clubes sapiranguenses Real Madri, Racing e Canarinho. Deste, foi presidente nos anos 2007 e 2008, conquistando o campeonato municipal. Chicão faleceu em 2018 após sofrer falência múltipla dos órgãos. A quadra que homenageia Chicão fica no Travessão Ferrabraz, esquina com a rua São Jacó.

Praça Professora Saionara dos Reis Saldanha
Lei Municipal Nº 6.610/2020

O legado da professora Saionara se deu nos mais de 35 anos de magistério, sendo destes 29 como servidora municipal. Centenas de alunos sapiranguenses passaram pela orientação da educadora ao longo dos anos, fazendo com que ela faça parte da formação e história de muitas pessoas. Professora Saionara faleceu precocemente aos 56 anos em maio de 2020. A praça que leva o seu nome fica no bairro Voo Livre na Avenida 20 de Setembro, em frente ao C.M.E. Ayrton Senna.

Texto: Cláudia Silva
Fotos: SMTCD

Categorias:

|

Últimas notícias

IMG_4918

Empresas sapiranguense participam da 48ª edição da Fimec

  • 21/03/2025
20250320_154150

Equipes da Educação participam de formação sobre desenvolvimento escolar

  • 21/03/2025
Imagem do WhatsApp de 2025-03-20 à(s) 16.20.01_319411a8

Sapiranga é destaque na região com ações de saúde na Atenção Primária

  • 20/03/2025
maior_Foto__821_compressed_compressed

Programação do Centro de Cultura tem música e teatro nas próximas semanas

  • 20/03/2025
CRAM conferência

Conferência Intermunicipal de Violência Doméstica promove diálogo e reflexão em Sapiranga

  • 19/03/2025

Perguntas Frequentes