`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Poeta Jairo Brum Gomes conta um pouco de sua história com as palavras
Jairo começou a recitar versos quando ainda era bem pequeno, por volta dos 4 anos
  • 20 de março de 2021
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

Natural de São Luiz Gonzaga, Jairo aprendeu os primeiros versos com os pais. Ele lembra com carinho dos seus anos na Escola Castro Alves e de sua primeira professora, Maria. Ela logo percebeu a habilidade que Jairo tinha com as palavras e sua facilidade em decorar os versos, e começou a escolhê-lo para declamar poesias em eventos da escola. Com 9 anos, ele escreveu o primeiro verso influenciado pela professora. Como morava no interior, o tema não poderia ser outro – “O Mato”. O poema representava sua afinidade com o campo e com a vida simples.

“O momento mais mágico de minha vida foi quando apresentei a poesia à Maria. “Ela falou que eu iria publicar livro, aparecer no jornal, conquistar o país, porque tinha muito talento. Aquilo alimentou meu sonho e me fez acreditar que eu poderia chegar aonde quisesse”, disse, emocionado.

Tudo era muito difícil. Jairo veio de uma família humilde. Com 10 irmãos, não sobrava quase nada e a família vivia com pouco. Desacreditado, achava que nunca chegaria a lugar algum porque vinha de uma cidade pequena, sem oportunidades para crescimento pessoal ou profissional. Entretanto, com o auxílio da professora e o apoio dos pais, descobriu que nada era impossível para quem sonha alto.

O ARTISTA

Jairo chegou na escola e, quando entrou na sala, falou para a professora que tinha escrito o verso. Ela o chamou até a mesa dela e, enquanto lia o poema, seus olhos encheram-se de lágrimas. Quando terminou, não disse nada, apenas foi até o quadro e copiou todo o verso, para que todos pudessem ver, e pediu a atenção dos alunos. Maria disse à turma toda que havia ali um artista e que Jairo iria muito longe.

CARREIRA DE SUCESSO

Jairo recebeu o título de Cidadão Honorário Sapiranguense, foi patrono da Feira do Livro da cidade e até uma biblioteca em uma escola municipal leva seu nome. O poeta tem 8 livros publicados, participação em mais de 6 coletâneas e cerca de 60 letras de músicas gravadas por diferentes cantores gaúchos.

Ele escreve sobre três temas principais: Deus, família e o Rio Grande do Sul. Ele casou-se em 1985 e, em 1990, mudou-se para Sapiranga.

FAMÍLIA

A filha, Fernanda, é sua maior inspiração. Através do amor incondicional que sente pela filha e pela esposa, Elisabeth, ele diz que tem tudo que precisa. Para 2021, o autor tem o projeto de publicar seu novo livro, que já está pronto. A obra conta com o poema “Ano novo, vida nova”, a qual analisa os ensinamentos que a pandemia nos trouxe e a ressignificação das experiências vividas.

A EDUCAÇÃO É O CAMINHO

Jairo atua como motorista do transporte escolar do município, e leva crianças para a aula todos os dias. Aos poucos, os professores começaram a comentar sobre como gostavam das poesias que ele escrevia, e pediram que ele fosse às escolas declamar poemas. Hoje, ele é homenageado pelos alunos que encontra. Ele relata que escuta, honrado, os estudantes dizerem que se inspiram nele e que também querem ser poetas. “A educação é o caminho. Meu maior prêmio é o reconhecimento e o carinho que sempre recebo. Tudo que eu agradecer é pouco”, completa.

POESIA

Em homenagem ao Dia Mundial da Poesia, Jairo escreveu um poema especial a todos os artistas que, assim como ele, acreditam que palavras podem mudar o mundo.

Eu tiro o chapéu para os artistas

Aqueles menos famosos

Que chamam de vitoriosos por insistirem na peleia

Sei que a coisa anda feia

Mas o nosso tema é alegria

Fizemos da poesia o sangue que corre em nossa veia.

Categorias:

|

Últimas notícias

IMG_5052

Atividade com 24 horas de duração bate recorde na pista do Parque do Imigrante

  • 02/05/2025
IMG_7017

Alunos ainda podem se inscrever para as equipes de handebol de Sapiranga

  • 30/04/2025
card padrão - genérico - serviços no feriado - FOTO ATUALIZADA (1)

Serviços Municipais no feriado de 1º de Maio

  • 30/04/2025
20250423_091917

Competições de atletismo abrem os jogos escolares

  • 29/04/2025
1-entrega de sementes1

Famílias de agricultores recebem sementes do Programa Forrageiras

  • 29/04/2025

Perguntas Frequentes