`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Casa Johann Schmidt

A casa construída por volta de 1845 pelo imigrante alemão Johann Schmidt constitui-se numa das casas mais antigas de Sapiranga. De estilo enxaimel, a casa foi erguida com paredes feitas com barro socado, amontoando-se certas porções até completá-las. Postes, linhas, barrotes e caibros, com encaixes feitos a martelo e talhadeira e fixados com tacos de madeira formavam a estrutura da residência. O telhado era feito de tabuinhas engatadas em ripas. Mais tarde, quando as tabuinhas apodreciam, eram trocadas por telhas de folhas de zinco ou por telhas de barro.

Segundo o arquiteto Günter Weimer no seu livro Arquitetura Popular da Imigração Alemã, a casa por muito tempo foi um dos mais importantes centros produtores de farinha de mandioca da região. Atualmente, tombada, a casa encontra-se interditada, à espera de trabalhos de restauro, sob a responsabilidade da Fundação Cultural e de Meio Ambiente de Sapiranga.

Perguntas Frequentes