`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Prefeita Corinha Molling confere viveiros no Cemeam
São aves recolhidas de apreensões pelo Departamento de Meio Ambiente
  • 1 de setembro de 2015
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Prefeitura de Sapiranga

Crédito da Notícia: Prefeitura de Sapiranga

A prefeita Corinha Molling conferiu no Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam), nesta segunda-feira, 31 de agosto, os viveiros, que abrigam as aves apreendidas em criadouros não autorizados. Conforme a diretora do Departamento de Meio Ambiente (DMA) Andréa Diana Oberherr, são quatro viveiros ao todo. Três deles construídos com verba municipal e outro, com dinheiro de multas ambientais que foi revertido para esta construção. Os viveiros foram criados para atender a demanda da fiscalização ambiental do município. “Sempre que apreendidos e não tiverem condições de serem devolvidos à natureza, serão tratados e reabilitados nesses espaços”, informou Andréa.

De acordo com a diretora do DMA, para a implantação destes viveiros, o município entrou em contato com o setor de fauna da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), para buscar orientações sobre os aspectos legais da implantação e a partir disso, estruturou os viveiros com ambientes agradáveis, alimentação e pessoas qualificadas para o atendimento dos animais apreendidos, entre eles biólogos e veterinário. Trimestralmente a Sema é informada das estatísticas de apreensões e solturas.

As aves são acompanhadas pelo biólogo Luciano da Silva Haack e pela veterinária Ione Schmidt. “Quando chegam até nos pelo DMA, as aves são avaliadas, tratadas e medicadas conforme o padrão, com antibiótico e polivitamínico. Passam por uma quarentena e depois ocorre o tratamento físico, das asas e bico”, contou o biólogo. As aves que estão atualmente nos viveiros são, dois periquitos, uma tiriba de testa vermelha e um faisão, que mesmo sendo da fauna silvestre asiática, está abrigado com aves da fauna silvestre nativa.

A prefeita ficou satisfeita com a construção dos viveiros e do tratamento prestado aos animais. “Que bom que temos este espaço para abrigar estas aves e estas pessoas que as tratam com carinho e profissionalismo”, destacou.

As aves que ainda estão no Cemeam, são aquelas que não conseguiram ser reabilitadas para voltar à natureza. “Se alguém tiver algum animal silvestre em casa e quiser fazer uma entrega voluntária, deve procurar o DMA, junto a Prefeitura”, pediu Andréa. O Cemeam tem parceria com o projeto do DMA através da cedência do espaço. Mais informações pelo telefone 3599-9500 ramal 223.

CURIOSIDADE

O faisão que está abrigado em um dos viveiros, foi adotado por uma galinha. Normalmente isso não aconteceria. Com a mudança de viveiros, de um menor para o maior, a galinha acompanhou o faisão que está com catarata nos dois olhos. A galinha se tornou uma parceira do faisão, por esta deficiência.

Leia mais:

Não foi possível encontrar outras notícias.

Categorias:

|

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-12-19 at 17.33.45 (2)

Divulgação do Calendário de Descarte dos galhos e entulhos para 2026

  • 20/12/2025
WhatsApp Image 2025-12-18 at 16.16.46 (3)

Combate à dengue segue com ações preventivas no Parque do Imigrante

  • 18/12/2025
de62aca7-322e-486f-89b7-d91981ee3d1d

Sorteio de prêmios para participantes do SAERS marca encerramento do ano letivo na rede municipal

  • 18/12/2025
11-IMG_2207

Smed forma mais de 220 alunos em projetos educacionais

  • 18/12/2025
CONVITE Lançamento do Livro História e memória de Sapiranga CARD

Livro sobre a história de Sapiranga será lançado nesta quinta-feira, 18

  • 16/12/2025

Perguntas Frequentes