`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Prefeita prestigia homenagem ao professor multicampeão de handebol Caio
Homenagem a destaque do esporte sapiranguense lota plenário da Câmara
  • 18 de agosto de 2015
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Prefeitura de Sapiranga

Crédito da Notícia: Guilherme Schmidt/Prefeitura de Sapiranga

O professor e treinador de handebol Cláudio Augustin, o Caio, foi o homenageado na sessão da Câmara de Vereadores de Sapiranga nesta segunda-feira, 17 de agosto. A prefeita Corinha Molling, que foi aluna dele, participou da solenidade que teve como autor do pedido de homenagem o vereador Sandro Seixas. Caio é um dos nomes de destaque no esporte da cidade, tendo no currículo títulos regionais, estaduais, nacionais e até internacionais no handebol. A sessão, com plenário lotado, foi marcada pelos depoimentos emocionados do vereador Sandrinho e de Carla Strassburger Matzenbacher, dois ex-alunos que tiveram suas trajetórias marcadas pelo trabalho do professor. A homenagem pelo seu relevante e belo trabalho no handebol do Município foi acompanhada por familiares, amigos, colegas, estudantes e atletas e ex-estudantes e ex-atletas de Caio. A prefeita Corinha, além de destacar o trabalho do professor e técnico, também lembrou do pai de Caio, Harald Augustin. “Assim como Caio, que levou o nome de Sapiranga até para fora do País através do esporte, o pai dele foi uma pessoa importante na construção de Sapiranga, com destaque na área empresarial e também um grande incentivador do esporte. É mais do que justa e merecida esta homenagem.”
Em seu depoimento, o vereador Sandro lembrou do cuidado do professor para incluí-lo no esporte. “Por motivos óbvios eu não tinha como praticar handebol, então me colocaram como juiz nos jogos. Isso me fez sentir incluído, algo importante que marca minha vida e a luta como portador de deficiência.” Já a ex-atleta e aluna Carla Strassburger Matzenbacher lembrou do incentivo, das brincadeiras e do esforço de Caio – até na luta contra a doença da esposa, Maria Helena, que acabou falecendo – para dar às suas equipes força para superar desafios. “Seu trabalho nos levou às conquistas. E até as brincadeiras buscavam nos incentivar a melhorar.” O presidente da Câmara, Vilmar Machado, também destacou as conquistas de Caio para Sapiranga.
Caio agradeceu as homenagens e contou uma história sobre a primeira semifinal vencida pela sua equipe no Sul-Americano, partida considerada por ele um divisor de águas. “Tínhamos que superar o Mauá do Rio, campeão brasileiro e sul-americano. Contei para as gurias a história do elefante que desde pequeno viveu preso e que não conseguia sair das cordas que o amarravam, e por isso, nunca mais tentou se soltar. Eu sabia que era o momento de batermos o Mauá. E conseguimos. Tínhamos a força do elefante e conseguimos nos libertar de uma corrente. A partir daí vencemos a final e iniciamos uma sequência de conquistas.” Entre as conquistas de Caio, que também chegou a treinar a seleção gaúcha de handebol, estão títulos em diversas categorias, com destaque no handebol feminino. Em 37 anos de dedicação ao esporte, Caio conquistou com suas equipes mais de 500 medalhas e 200 troféus, destacando-se títulos nacionais, brasileiros e sul-americanos pelas categorias juvenil, junior e adulto, sendo que nesta última foram seis campeonatos brasileiros e dois sul-americanos.

Categorias:

|

Últimas notícias

7

Escolas municipais avaliam desempenho de estudantes com a prova Sapiens

  • 28/03/2025
LIP07446

Balé Origens de Sapiranga representará o município em festivais no Brasil e Turquia

  • 27/03/2025
20250326_144018

Violência Doméstica é tema de conferência intermunicipal

  • 27/03/2025
1

Secretarias iniciam elaboração do Plano Municipal para a Primeira Infância

  • 26/03/2025
WhatsApp Image 2025-03-26 at 09.54.05

Sapiranga reforça ações de combate ao Aedes aegypti

  • 26/03/2025

Perguntas Frequentes