`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Prefeitura de Sapiranga alerta sobre a poda drástica de árvores
A realização de poda drástica é uma infração ambiental, reforça Semape
  • 13 de maio de 2021
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

A Prefeitura Municipal de Sapiranga, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Preservação Ecológica (Semape), alerta sobre a realização de podas drásticas em árvores. Com a proximidade do inverno, época de dormência dos vegetais, torna-se mais comum a necessidade de poda de árvores em pátios e passeios públicos.

Considera-se poda drástica, a eliminação total das ramificações terciárias, secundárias ou primárias de qualquer espécie arbórea, ou seja, a poda de mais de 30% da copa da árvore. É uma prática cultural que prejudica o desenvolvimento da árvore, podendo até mesmo causar a sua morte.

A Semape orienta que a poda de qualquer exemplar arbóreo, nativo ou exótico, presente em passeio ou área pública, deve ser solicitada junto à Prefeitura de Sapiranga, através de protocolo. A poda depende de autorização da Semape, após análise técnica, e é realizada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e Serviços Urbanos.

Em caso de dúvidas na hora de realizar uma poda, a população pode entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Preservação Ecológica, através do telefone 3599 9500, ramal 223.

SOBRE A PODA

Existem diferentes tipos de poda, de acordo com a necessidade de cada exemplar arbóreo. A poda drástica, além de não ser recomendada, é proibida, e constitui infração ambiental passível de multa (e de compensação ambiental em caso de morte dos exemplares), de acordo com o Art. 90 da Lei Municipal Nº 6706/2021 – Política de Meio Ambiente.

Quanto à poda em lote privado, não é necessário solicitar autorização da Semape, exceto nos casos de espécies ameaçadas de extinção ou imunes ao corte. Dentro do lote privado a realização da poda é de responsabilidade do proprietário. Lembrando que no lote privado a poda drástica também é proibida.

Categorias:

|

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-07-04 at 12.44.53

Fly.Hub Sapiranga sedia fase escolar do Grand Prix Senai de Inovação

  • 08/07/2025
Feira do Livro de Sapiranga terá Eleonora Medeiros como patrona em 2025 (crédito Bruna Bernardo) (1)

Feira do Livro de Sapiranga terá Eleonora Medeiros como patrona em 2025

  • 08/07/2025
Ações periódicas de desassoreamento na rede hídrica continuam (crédito Vitor Carvalho)

Ações periódicas de desassoreamento da rede hídrica continuam

  • 07/07/2025
Seleção de Estágiários_2025 - feed copiar

Inscrições abertas para estágio na Prefeitura

  • 07/07/2025
WhatsApp Image 2025-07-04 at 16.18.49

REFISA oferece descontos de até 80% para regularização de débitos municipais

  • 04/07/2025

Perguntas Frequentes