`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Prefeitura de Sapiranga implanta sistema de informatização nas Unidades de Saúde
SIMUS permite acesso a prontuário clínico e transporte de pacientes, controle do número de consultas,
  • 27 de dezembro de 2018
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Comunicação

Crédito da Notícia:

Chegando ao final de 2018, a Administração Municipal comemora um importante avanço na área da saúde: a implantação do Sistema Integrado Municipal de Saúde (SIMUS), que estava sendo implantado desde julho deste ano. Com o prontuário eletrônico a Secretaria Municipal de Saúde tem agora um controle do número de consultas, procedimentos clínicos, transportes de pacientes e receituários que são realizados durante o mês. Além disso, médicos e enfermeiros têm acesso aos prontuários clínicos e exames solicitados e realizados, qualificando ainda mais o atendimento ao paciente.
Conforme a prefeita Corinha Molling, esse processo representa um grande avanço para o Município. “A Administração Municipal busca constantemente melhorar e modernizar os serviços oferecidos. Esse sistema de informatização reduzirá também tempo e custos, pois o médico saberá com quais profissionais o paciente consultou e quais exames e tratamentos ele foi submetido. Isso resulta em agilidade e economia aos cofres do Município, pois com o histórico em mãos o paciente não precisará fazer exames repetidamente”. No atendimento ao paciente, a avaliação clínica é feita diretamente no sistema, assim como a solicitação de exames, emissão de receituários, estoque disponível da farmácia municipal em tempo real, podendo o médico buscar a melhor opção de tratamento. Tudo é registrado em tempo real no prontuário do paciente.
Para a implantação do sistema foram necessárias adequações elétricas e lógicas das Unidades de Saúde, aquisição de computadores, impressoras, webcams e instalação do SIMUS. Esse investimento na área da saúde municipal tem o valor de mais de 400 mil reais. Com o SIMUS é possível ter um controle fiel, por exemplo, do número de atendimentos realizados diariamente. Até o momento são realizados cerca de 1.500 atendimentos (dentro do sistema digital) por dia.

MUITO ALÉM DAS CONSULTAS
O Sistema Integrado Municipal de Saúde compõem desde os prestadores e laboratórios, a gestão de transporte de pacientes e até os encaminhamentos para especialidades dentro e fora do Município. A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, gerencia tudo em tempo real e cada profissional tem acesso específico aos itens que lhe são necessários, isso quer dizer que informações sigilosas como prontuários clínicos são de acesso restrito apenas a profissionais habilitados. O SIMUS possui integração total com os demais sistemas do Ministério da Saúde, assim os profissionais de saúde numa única tela do sistema fazem tudo, podendo concentrar o tempo no que mais importa: o diagnóstico e atenção ao paciente. O sistema também avisa ao paciente via SMS o dia de exames e transportes agendados.
A prefeita Corinha Molling lembra que uma das prioridades da Administração é melhorar ainda mais a qualidade da saúde pública no Município. “Esse fato já vem ocorrendo mês a mês desde o início da informatização”.

PROCESSO DE INFORMATIZAÇÃO
Todo este processo de informatização tem o trabalho do Departamento de TI (Tecnologia da Informação) da Prefeitura, que participa ativamente de todos os passos necessários para viabilizar a informatização.

Categorias:

|

Últimas notícias

IMG_6888

Primeiro Desafio Ferrabraz atraiu competidores e grande público no sábado

  • 28/04/2025
IMG_20250415_141433

Escolas da rede municipal recebem jogo da Turma do Fiscalito

  • 28/04/2025
IMG_4151

Começa a Copa Sapiranga de Futebol de Campo

  • 26/04/2025
20250423_160405

Cemeam realiza curso de bolachas e salgados caseiros

  • 25/04/2025
IMG_4515

Café Com Universidades destaca parcerias entre instituições de ensino e lares de idosos

  • 24/04/2025

Perguntas Frequentes