`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Prefeitura de Sapiranga registra fase de testes da Estação de Tratamento de Esgoto Ferrabraz
ETE atenderá mais de 3.200 moradores da zona urbana da cidade
  • 28 de dezembro de 2020
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

A prefeita Corinha Molling registrou na manhã desta segunda-feira, 28 de dezembro, a fase de testes da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ferrabraz. A ETE foi dimensionada para atender as comunidades dos loteamentos Adão Koetz, São Vicente, bairro São Paulo e parte do bairro São Jacó. Com isto, 3.278 pessoas serão beneficiadas diretamente pelo sistema de tratamento de esgoto.

Participaram da cerimônia além da prefeita Corinha Mollig, o gestor da unidade da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Deoclecio Enio Trampusch, o superintendente da Corsan, Milton Cordeiro, o superintendente adjunto Regional Sinos, Luciano Vieira Brandão, o engenheiro da Corsan, Fabiano Viana, o presidente da Câmara e Vereadores, Adriano Oliveira, a secretária substituta da Secretaria Municipal de Planejamento, Habitação e Mobilidade, Ramona Stein, os secretários municipais Adriano de Lemos ( Administração), Janete Hess (Saúde), Cláudia Kichler (Educação, Cultura e Desporto), Simone Melo (Fazenda), Ademir Machado (Obras Públicas e Serviços Urbanos), Marco Cassel (Indústria, Comércio e Turismo) e funcionários públicos municipais.

Orgulhosa pela importante obra que Sapiranga executou, Corinha destacou a importância da Estação de Tratamento de Esgoto para a preservação do Meio Ambiente. “A ETE será fundamental para a saúde da comunidade, além de ajudar a melhorar a qualidade da água do nosso Rio dos Sinos”.

O superintendente da Corsan, Milton Cordeiro, considerou o investimento fundamental para o desenvolvimento de Sapiranga. “Quando se investe em saneamento básico, também se está fomentando o desenvolvimento da cidade. O município que possui infraestrutura de saneamento básico atrai investidores para a cidade”.

Para o dimensionamento da ETE Ferrabraz, foi adotada a vazão de 10L/s, com uma folga de 3,30 L/s, o que possibilitará futuras ampliações nas redes coletoras. A Estação de Tratamento de Esgoto projetada obedece na íntegra a Resolução CONSEMA nº 128/2006, no que tange a emissão de efluentes líquidos dispostos em águas superficiais. O projeto foi elaborado pela Corsan, com recurso do PAC Saneamento. Custo da obra de R$ 1.455.391,00.

Categorias:

|

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-07-10 at 09.22.46

Salas de AEE recebem baú de jogos pedagógicos

  • 11/07/2025
WhatsApp Image 2025-07-10 at 13.45.35

CrediSapi amplia limite de crédito para R$200 mil

  • 11/07/2025
WhatsApp Image 2025-07-04 at 12.44.53

Fly.Hub Sapiranga sedia fase escolar do Grand Prix Senai de Inovação

  • 08/07/2025
Feira do Livro de Sapiranga terá Eleonora Medeiros como patrona em 2025 (crédito Bruna Bernardo) (1)

Feira do Livro de Sapiranga terá Eleonora Medeiros como patrona em 2025

  • 08/07/2025
Ações periódicas de desassoreamento na rede hídrica continuam (crédito Vitor Carvalho)

Ações periódicas de desassoreamento da rede hídrica continuam

  • 07/07/2025

Perguntas Frequentes