`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Prevenção ao câncer bucal tem ação especial da Secretaria de Saúde
Atendimento com dentistas ocorre nesta terça-feira, 31 de maio, em quatro unidades de saúde
  • 27 de maio de 2016
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos:

Crédito da Notícia: Julia Viana/Departamento de Comunicação

A prevenção é a melhor forma de combater qualquer doença, e é com esse pensamento que a Secretaria Municipal de Saúde de Sapiranga promove nesta terça-feira, 31 de maio, ação pelo Dia Estadual de Combate ao Câncer Bucal. O atendimento será feito pelos profissionais dentistas, e ocorrerá na Unidade de Saúde da Família João Goulart, na Unidade de Saúde Amaral Ribeiro, na Unidade Sanitária Centro e na Unidade de Saúde São Luiz, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.
Para participar da ação, a secretária municipal de Saúde de Sapiranga, Janete Salvati Hess, explica que não é necessário retirar uma ficha. Basta ir até a unidade de saúde, solicitar o atendimento e aguardar ser chamado. Esta é a primeira vez que a ação ocorre em Sapiranga, e a secretária explica que “esse atendimento foi uma iniciativa dos próprios profissionais dentistas, buscando o diagnóstico precoce e prevenir o acontecimento da doença”.
Nesta quarta-feira, 1.º de junho, ocorre ação pelo Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio), promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Sapiranga, no saguão da secretaria (na Avenida Getúlio Vargas, 505). A partir das 14 horas, ocorre a roda de conversa (clique aqui para saber mais) com a bióloga Fabiana Reis Ninov, coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo.
A DOENÇA
O câncer de bucal pode ocorrer nos lábios, mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca. A doença pode afetar pessoas de qualquer idade, sendo mais comum entre adultos e idosos. No Brasil são cerca de 150 mil casos por ano, e, segundo o Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul (CRO-RS), cerca de mil casos devem ser registrados durante o ano no estado. Alguns dos fatores de risco para o câncer bucal são o fumo, o consumo excessivo de álcool e a infecção por HPV (vírus do papiloma humano). Os tratamentos incluem cirurgia e radioterapia, e, em alguns casos, pode ser necessário fazer quimioterapia.

Categorias:

|

Últimas notícias

IMG_6888

Primeiro Desafio Ferrabraz atraiu competidores e grande público no sábado

  • 28/04/2025
IMG_20250415_141433

Escolas da rede municipal recebem jogo da Turma do Fiscalito

  • 28/04/2025
IMG_4151

Começa a Copa Sapiranga de Futebol de Campo

  • 26/04/2025
20250423_160405

Cemeam realiza curso de bolachas e salgados caseiros

  • 25/04/2025
IMG_4515

Café Com Universidades destaca parcerias entre instituições de ensino e lares de idosos

  • 24/04/2025

Perguntas Frequentes