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Procon de Sapiranga recebe representantes da RGE
Encontro teve como pautas o religamento de energia e o parcelamento das contas de luz
  • 18 de setembro de 2018
  • 00:00

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Fotos: Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

O Programa de Defesa do Consumidor (Procon) sapiranguense recebeu na semana passadaa visita do coordenador de atendimento, Alexsandro Rafael Moraes e da assistente administrativa, Mônica Rossi da RGE Sul. O encontro que ocorreu na sede do Procon com a participação da coordenadora executiva, Simoni Haag, tratou de diversos assuntos, entre eles, a solicitação de consumidores que buscam auxílio do Procon para a religação de energia elétrica (quando ocorre o corte de energia e logo em seguida é efetuado o pagamento da conta em atraso), e o pagamento parcelado da conta de luz em atraso (o consumidor que deixou de pagar três contas de luz), realizado diretamente no posto da RGE SUL de Sapiranga.” Nosso objetivo é orientar os consumidores na busca de seus direitos. Na questão do corte de energia intermediamos o contato entre a RGE e os consumidores em atraso, e assim resolver a questão da dívida de energia elétrica”, destaca Simoni.

Já a Rio Grande Energia (empresa do grupo CPFL Energia), apontou a Cidade das Rosas como sendo um lugar de destaque entre os municípios que compõem o Vale do Sinos. ” Para acompanhar o crescimento desta região rica em produção, e que tem um expressivo setor industrial e de serviços, nos primeiros seis meses de 2018 investimos aproximadamente R$ 2,4 milhões em obras para a melhoria do sistema elétrico da cidade”, disse Moraes.

O Programa de Defesa do Consumidor (Procon) sapiranguense atende no andar térreo no prédio onde funcionam a Biblioteca Municipal Edwin Kuwer e a Câmara de Vereadores, na Avenida João Corrêa, 808, Centro.

O PROCON
O Procon tem como objetivo orientar e resolver a situação do consumidor perante o fornecedor prestando esclarecimentos ou caso sinta-se lesado, fazer valer os seus direitos. O atendimento pode ser feito através da simples consulta, quando a orientação dada ao consumidor pode esclarecer ou resolver o seu problema em relação a contratos e compras, entre outros. Isso é aplicado em casos em que exista um fornecedor específico ou na relação de contrato. Já os atendimentos preliminares ocorrem quando há a necessidade do Procon intervir perante o fornecedor, que deverá solucionar o problema do consumidor. Já a notificação é encaminhada ao fornecedor quando este não honrar com as suas obrigações mediante a relação entre fornecedor e consumidor. Não atendida a notificação, o Procon poderá encaminhar o pedido ao Juizado Especial Cível (JEC), onde será aberto um processo administrativo, caso seja verificada a conduta lesiva e contrária ao Código de Proteção e Defesa do Consumidor.

PASSO A PASSO DO ATENDIMENTOO
Para dar início ao procedimento é necessário que o consumidor vá até o Procon e apresente a Nota Fiscal original do produto, contratos, extratos, protocolos, documento pessoal e comprovante de endereço. O próximo passo é iniciar a abertura de atendimento através do relato da ocorrência assinada pelo consumidor, que depois de concluída aguarda o prazo de 10 dias, e receber resposta do Procon em relação à situação.

Os atendimentos ocorrem através do canal do Procon, via telefone seguido por um número de protocolo encaminhado aos estabelecimentos. Em casos de insucesso, o próximo passo é realizar o contato pela internet. Persistindo a situação, o caso é encaminhado ao JEC – Fórum de pequenas causas de Sapiranga, mediante o encaminhamento do Procon, fornecido ao consumidor com suas justificativas. Já os casos solucionados são arquivados em pastas pelo Procon, que ainda poderão ser reabertos pelo consumidor caso o reclamado não tenha cumprido o acordo feito com o Procon.

ATENDIMENTOS
As orientações simples e esclarecimentos podem ser realizados através de telefone (3599-9546) ou envio de e-mail (procon@sapiranga.rs.gov.br). Já nos casos mais complexos o consumidor deverá dirigir-se diretamente ao Procon, no balcão de atendimento, no prédio da Biblioteca Municipal/Câmara de Vereadores, na Avenida João Corrêa, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30.

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