`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Projeto de castração de animais estará no bairro Sete de Setembro em novembro
Mais de 400 cães já foram castrados nos bairros Amaral, São Jacó, São Luiz , Oeste e Vila São Paulo
  • 17 de outubro de 2018
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia:

O projeto de castração gratuita de animais, que já passou por cinco bairros sapiranguenses desde o seu início, chegará no bairro Sete de Setembro em novembro. Famílias que tem interesse em castrar seus cães devem se inscrever até dia 23 deste mês na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Centro. Já no mês de dezembro será a vez dos moradores do bairro Centenário castrarem seus animaizinhos. As inscrições podem ser realizadas até o final de novembro na UBS do bairro Centenário. Para 2019 o calendário já está definido e inicia pelos bairros Vila Irma e Santa Fé. O serviço de castração de animais é realizado pela Prefeitura Municipal de Sapiranga, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), e dedicado às famílias sapiranguenses sem renda ou com até um salário mínimo.

Para realizar o cadastro, basta ir até a Unidade de Saúde mais próxima. Após preenchido, e tendo a liberação da assistente social, os animais passam por uma triagem onde o médico veterinário avalia o estado de saúde do bichinho e se está apto a realizar a cirurgia. Com o parecer positivo do médico, as famílias devem comparecer a uma palestra de educação sobre guarda responsável e orientações sobre a castração (cuidados pré e pós-operatório, agendamento da castração e assinatura do termo de autorização). Para os moradores do bairro Sete de Setembro a palestra será realizada no dia 24 de outubro. O comparecimento na palestra é imprescindível para a realização da castração. Moradores que estiverem inscritos e não participarem da palestra não poderão castrar seus cães.

Serão castrados até dois cães por família, na faixa etária de 6 meses a 7 anos de idade. Para castrações de cães de rua e comunitários, o cadastro deve ser realizado com os grupos de protetores de animais do Município (Peludinhos do Vale, Santo Focinho e Via Bicho). Caso algum morador de algum bairro que já tenha sido contemplado desejar castrar seu cachorrinho, deve aguardar novamente o mês que o projeto voltará para o seu bairro.

Ao todo já foram castrados mais de 400 cães nos bairros São Luiz, Amaral Ribeiro, São Jacó, Oeste e Vila São Paulo e também animais comunitários em parceria com as ongs.

CASTRAÇÃO
A castração é uma cirurgia realizada sob anestesia geral. O CCZ de Sapiranga dispõe de todos os equipamentos exigidos conforme normativa do CRMV-RS. O animal que for castrado receberá um microchip e será entregue ao dono um certificado contendo o número do microchip. Após a cirurgia, a fêmea irá para casa usando uma roupa pós-cirurgica confeccionada em parceria com as ONG’s da Cidade. Essa roupa é emprestada à cachorrinha e deve ser devolvida ao CCZ após a retirada dos pontos. Já para o macho a orientação é o uso do colar elizabetano.

O cadastro deverá ser realizado na UBS mais próxima, podendo participar famílias com até um salario mínimo. As fichas serão analisadas pela assistente social e comprovada a renda, a família terá direito a duas castrações gratuitas.

As castrações seguirão a data do calendário, assim como a ordem de cadastro de cada família em cada unidade. Cães de rua e animais comunitários, o cadastro será realizado juntamente com os grupos protetores dos animais do município (Peludinhos do Vale, Santos Focinhos e Via Bicho) e posteriormente agendado.

PALESTRA
A próxima palestra será realizada dia 24 de outubro, no bairro Sete de Setembro. As pessoas que preencherem as fichas na UBS serão avisadas do local e o horário. Quem não comparecer na palestra sobre guarda responsável e informações sobre a castração não receberá o serviço.

SERVIÇO
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é mantido através de recursos próprios da Prefeitura de Sapiranga, dentro da Secretaria Municipal de Saúde. O investimento no projeto de castração foi de cerca de R$ 35 mil para a adequação do espaço da nova sala cirúrgica com materiais e equipamentos que possibilitam as esterilizações. O serviço tem um custo de 200 (machos) e 250 reais (fêmeas) para as castrações efetivadas no CCZ – em pesquisa feita em algumas clínicas particulares, o valor médio passa de 400 reais.
As esterilizações se iniciaram por animais alojados no CCZ e seguem, em uma segunda,tapa, para os bairros, após cadastro de famílias que têm cães, mas que não possuem condições de bancar a castração em uma clínica veterinária. Os animais passam por uma avaliação do estado de saúde pelo médico veterinário do CCZ para a possível castração.

O CCZ
O Centro de Controle de Zoonoses foi criado em 2004, tendo como regra o recolhimento de animais (seja em ruas ou em alojamentos inadequados) suspeitos de raiva ou outras zoonoses, ou ainda submetidos maus-tratos ou que ofereçam risco às pessoas. Em alguns casos, principalmente quando se refere a filhotes ou em casos de inanição, o CCZ acaba acolhendo animais abandonados, mas sempre há uma avaliação de cada caso, para que o abandono não acabe sendo “incentivado” a pessoas que simplesmente não desejam mais o animal em suas casas ou que o larguem nas ruas.
Atualmente, o espaço abriga em torno de 80 cães, alguns em tratamento devido a doenças e maus-tratos, e, outros, já recuperados. O local tem sala para atendimento médico dos animais (onde são feitos curativos e procedimentos para recuperação e medicação) e espaços delimitados que dividem cães, normalmente, por porte. Há uma área livre (um pátio) que é liberado para cães que conseguem conviver sem brigas. Em caso de cães mais violentos o CCZ têm espaços específicos para o isolamento, evitando brigas e ferimentos entre os próprios animais.
Há ainda um espaço com compartimentos individuais ou compartilhados (para dois cães ou cadelas e filhotes) onde ficam animais sob medicação, filhotes e suas mães ou cães com problemas mais graves são colocados – os casos mais graves são acompanhados de forma mais detalhada (com registros de medicações) e isolados para evitar contaminações ou outros riscos.
O espaço, que desde 2013 foi ampliado e melhorado com áreas cobertas, recebeu reformas recentemente, sendo os pisos refeitos (para mais fácil limpeza), área interna organizada, grades arrumadas, escoamento cloacal instalado e pintura.

VISITAÇÃO
Já que se trata de um Centro de Controle de Zoonoses (doenças animais), e muitos animais ainda se encontram enfermos ou em recuperação (alguns deles até, pelos maus tratos sofridos nas ruas, podem ser agressivos e não receptivos a desconhecidos), a visitação ao local só pode ser feita com acompanhamento de profissional da Secretaria de Saúde (preferencialmente com a veterinária responsável, que sabe o detalhamento dos tratamentos no espaço, evitando informações incorretas). Os detalhes sobre os procedimentos no local e o agendamento de visitas podem ser obtidos pelos telefones 3959-1056 e 3959-1057 (valendo também este contato e o e-mail vig.sanitariasapiranga@hotmail.com para denúncias de maus-tratos, ataques de cães e animais doentes). Pessoas não identificadas não são autorizadas na área que abriga o CCZ e a Central de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos de Sapiranga (Cetrisa). O local tem entrada controlada para se evitar problemas, perturbações e riscos com o trabalho dos dois centros.

RECOLHIMENTO E ADOÇÃO
O recolhimento de animais é feito através de solicitação à Vigilância Sanitária, que vai verificar e avaliar se o caso é de competência do CCZ. Os contatos são através dos telefones 3959-1056 e 3959-1057 e o e-mail vig.sanitariasapiranga@hotmail.com. Os mesmos contatos valem para agendar visitas e encaminhamento de adoção junto à Vigilância Sanitária. Todos animais são vacinados e vermifugados e podem ser adotados cães adultos e filhotes (machos e fêmeas) de diversas pelagens e tamanhos. Além de ir ao local, o interessado em adoção pode ficar atento às ações da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde, pois em alguns eventos são instalados espaços para os animais.

CALENDÁRIO DE CASTRAÇÕES POR BAIRROS

ANO 2018
Novembro

Bairro: Sete de Setembro
Dezembro
Bairro: Centenário
ANO 2019
Janeiro
Bairro: Vila Irma e Santa Fé
Fevereiro
Bairro: Centro
Março
Bairro: São Luiz e Floresta
Abril
Bairro: Amaral Ribeiro e Voo Livre
Maio
Bairro: Vila São Paulo
Junho
Bairro: São Jacó e Ferrabraz

Categorias:

|

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-04-16 at 17.04.16

Evento reúne famílias de alunos atípicos para discutir resultados e continuidade do Proami

  • 18/04/2025
card concurso jingle 2025

Concurso vai eleger jingle da Turma do Fiscalito

  • 17/04/2025
Desafio Ferrabraz_140425_Prancheta 1

Morro Ferrabraz recebe competição multiesportiva

  • 17/04/2025
7205f9ce4b1cef076edd64730d9af8dc7eb5895b

Procon dá dicas para aproveitar a Páscoa sem prejuízos

  • 16/04/2025
Concluída a pavimentação da Estrada João Adão Harff (crédito Cláudia Silva)

Concluída a pavimentação da Estrada João Adão Harff

  • 16/04/2025

Perguntas Frequentes