`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
ROUPA BOA? - Sapiranga adota triagem para evitar "doações" impróprias de agasalhos
Roupas sujas e sem condições de uso estão sendo descartados na campanha Gente Boa doa Roupa Boa
  • 19 de abril de 2017
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos:

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Sapiranga vai adotar um sistema de triagem para receber as doações da Campanha do Agasalho. O motivo: pessoas que entregam em sacos fechados roupas sujas, rasgadas e sem condições de uso, até roupas íntimas velhas e sujas, além de cortinas e panos de prato que nada tem a ver com a campanha.

“Mesmo com o título da campanha explicitamente dizendo Gente Boa Doa Roupa Boa, em pouco mais de uma semana já acumulamos quilos de material que não podemos sequer chamar de doação. É descarte de lixo. Tem muita gente boa, realmente, doando roupas limpinhas, em condições de uso, mas ainda há parcela que utiliza a campanha apenas para se livrar de coisas que não quer mais sem se importar com quem vai receber”, explica a secretária municipal de Assistência Social, Jossara Cardoso.

“Este lixo – e não há como chamar de isso de outro nome, pois não tem como se aproveitar – precisa ser descartado corretamente, e para fazer isso o Município acaba gastando um dinheiro que poderia ser aplicado em outras ações para a população. Ou seja, além de não doar para quem precisa, ainda causa gastos no orçamento da secretaria municipal”, explica Cristina Sperb.

TRIAGEM
A adoção do sistema de triagem nas doações não é para causar constrangimentos, destaca a Secretaria de Assistência, mas sim, evitar que algumas pessoas desvalorizem uma campanha tão importante para as famílias necessitadas. “Nesta triagem que será feita nos locais de doação serão separadas as doações que realmente podem ser utilizadas pelas famílias carentes, sendo que o material não utilizável deverá ser descartado corretamente lo lixo pela própria pessoa que o levou”, coloca Jossara, acrescentando: “Infelizmente temos que tomar esta atitude. Mas acreditamos que isso vai mudar esta cultura de descarte incorreto de roupas”.

O volume de material não utilizável “doado” na campanha em quase duas semanas já se acumula em um espaço da Secretaria de Assistência, onde sacolas empilhadas formam um grande monte que terá que ser descartado. Cortinas e toalhas velhas e manchadas (assim como panos de prato), roupas íntimas sujas e rasgadas, calçados sem sola ou inutilizados, enfim, as sacolas acumulam uma série de materiais que não podem ser classificados de doações. São visíveis descartes de lixo. Verificando-se algumas roupas, encardidas ou com manchas estranhas e buracos, fica claro que elas estavam guardadas em locais impróprios, com mofo e umidade acentuada.

DOAÇÕES
A campanha Gente Boa doa Roupa Boa da Secretaria de Assistência Social enfatiza as doações de roupas quentes, próprias para o inverno, como camisas, blusões e calças, meias, calçados fechados e cobertores. Também há uma necessidade de roupas para crianças, que em 2016 tiveram poucas doações em relação à demanda. A secretária municipal Jossara ressalta que a entrega de donativos também será melhor segmentada, auxiliando a quem realmente necessita e evitando que pessoas que não precisam de roupas acabem tirando de famílias carentes o direito às doações.
LOCAIS DE DOAÇÃO
– Palácio das Rosas – Prefeitura de Sapiranga
– Prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social
– Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Luis e Amaral Ribeiro
– Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Sapiranga (Creas)
– Prédio da Secretaria Municipal de Saúde
– Prédio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
– Biblioteca Municipal Edwin Kuwer/Câmara de Vereadores
– Agências bancárias e alguns pontos do comércio.

Categorias:

|

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-07-04 at 12.44.53

Fly.Hub Sapiranga sedia fase escolar do Grand Prix Senai de Inovação

  • 08/07/2025
Feira do Livro de Sapiranga terá Eleonora Medeiros como patrona em 2025 (crédito Bruna Bernardo) (1)

Feira do Livro de Sapiranga terá Eleonora Medeiros como patrona em 2025

  • 08/07/2025
Ações periódicas de desassoreamento na rede hídrica continuam (crédito Vitor Carvalho)

Ações periódicas de desassoreamento da rede hídrica continuam

  • 07/07/2025
Seleção de Estágiários_2025 - feed copiar

Inscrições abertas para estágio na Prefeitura

  • 07/07/2025
WhatsApp Image 2025-07-04 at 16.18.49

REFISA oferece descontos de até 80% para regularização de débitos municipais

  • 04/07/2025

Perguntas Frequentes