`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Sapiranga é case de sucesso na 70ª Feira do Livro de Porto Alegre
Programa aplicado aos estudantes da rede municipal tem vistas à inclusão
  • 15 de novembro de 2024
  • 19:32

Compartilhe:

Um programa desenvolvido em Sapiranga foi a pauta para uma roda de conversa durante a 70ª Feira do Livro de Porto Alegre. O Programa de Aprimoramento e Monitoramento da Inclusão (Proami) faz sucesso quando o assunto é educação inclusiva e sua prática está sendo disseminada para educadores de outros municípios. O neurocientista e professor PhD. Guilherme Nogueira está a frente do programa e o apresentou para o público durante a noite da última quarta-feira, 13, no estande da Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Porto Alegre.

“Foi uma surpresa e uma satisfação enorme receber esse convite da Smed de Porto Alegre para que a gente tivesse um espaço de exposição do Proami na Feira do Livro, onde pudéssemos apresentar como ele foi implementado em Sapiranga”, explicou Nogueira. Além da equipe técnica da rede municipal de ensino de Sapiranga, que são as educadoras responsáveis pela aplicação do Proami na rede, o evento ainda contou com a presença da secretária-adjunta Municipal de Educação de Porto Alegre, Maria Eunice Jotz, além de convidados de outros municípios.


Proami

A educação formal propõe padrões de ensino em diferentes áreas e que atendem de maneira satisfatória grande parte dos estudantes. Porém, é uma realidade a existência de crianças que, por algum motivo, apresentam alteração do curso do neurodesenvolvimento e necessitam estratégias adaptadas ou específicas para que o processo de aprendizagem se torne mais eficiente. E é aí que começa o Proami, implantado há cerca de um ano na rede municipal de ensino com o objetivo de atender os direitos dos alunos de inclusão, direcionando planos de intervenção as suas reais necessidades. De cunho socioeducativo, o programa funciona por meio da avaliação, intervenção e monitoramento, sendo fundamentado em princípios neurocientíficos do desenvolvimento para a criação das estratégias.

O Proami tem colocado Sapiranga em destaque no trabalho desenvolvido na temática da inclusão, subindo um patamar importante de análise, discussão e ação. “A forma como esse trabalho é conduzido em Sapiranga acaba sendo uma referência e isso deve radiar para outros municípios como uma proposta tão rica e tão valiosa e com resultados maravilhosos como está sendo em Sapiranga”, salientou Nogueira.

Texto: Bruna de Bem
Foto: Felipe Silva

Categorias:

|

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-07-10 at 09.22.46

Salas de AEE recebem baú de jogos pedagógicos

  • 11/07/2025
WhatsApp Image 2025-07-10 at 13.45.35

CrediSapi amplia limite de crédito para R$200 mil

  • 11/07/2025
WhatsApp Image 2025-07-04 at 12.44.53

Fly.Hub Sapiranga sedia fase escolar do Grand Prix Senai de Inovação

  • 08/07/2025
Feira do Livro de Sapiranga terá Eleonora Medeiros como patrona em 2025 (crédito Bruna Bernardo) (1)

Feira do Livro de Sapiranga terá Eleonora Medeiros como patrona em 2025

  • 08/07/2025
Ações periódicas de desassoreamento na rede hídrica continuam (crédito Vitor Carvalho)

Ações periódicas de desassoreamento da rede hídrica continuam

  • 07/07/2025

Perguntas Frequentes