`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Sapiranga presente em feiras nacionais com projetos destaques de alunos
Os projetos ‘Tarifa Personalizada’ e ‘WaterSafe’ foram desenvolvidos nas escolas municipais
  • 1 de novembro de 2024
  • 16:18

Compartilhe:

Dois projetos desenvolvidos por estudantes de escolas municipais estão ganhando destaque nacional. Os projetos “Tarifa Personalizada”, ligado ao transporte público, e “WaterSafe”, que auxilia na prevenção de enchentes, foram selecionados para renomadas feiras e amostras científicas no Brasil, chamando a atenção pelo seu potencial e impacto social e tecnológico.

Tarifa Personalizada: inovação no transporte público

O projeto foi desenvolvido por Daphinny Muriely de Castro, Kamily Da Rosa Silva e Manoela Kerolen Amora Rodrigues, estudantes da Escola Municipal Rubaldo Emílio Saenger, sob a orientação do professor Cléber Moraes Reis. A proposta envolve o uso de duas placas Arduíno equipadas com RFID (Radio-Frequency Identification, em português, identificador por radiofrequência) e GPS para registrar as entradas e saídas dos passageiros, calculando a tarifa com base no trecho percorrido. Com essa inovação, a equipe propõe um modelo de cobrança mais justo e acessível, garantindo que cada passageiro pague um valor proporcional ao trajeto realizado.

Esse projeto foi selecionado para a Mostra Nacional de Robótica, que ocorrerá em Goiânia em novembro. A participação neste evento proporciona aos alunos a oportunidade de apresentar a ideia para um público maior e obter feedback de especialistas da área de tecnologia e inovação.

WaterSafe: Sistema de Alerta de Enchentes em Áreas de Risco

Outro projeto de destaque é o “WaterSafe”, idealizado por Kayron Iniav Antunes Sanches e Maria Luiza da Silva Trott, estudantes do Centro Municipal de Educação Érico Veríssimo, com orientação de Vanderlize San Martins de Lima e coorientação de Dimitri Alli Mahmud. Com foco na segurança de comunidades vulneráveis, o WaterSafe utiliza placas Microbit e ESP8266 para monitorar o volume de chuvas em áreas suscetíveis a enchentes. Em caso de alerta, o sistema permite uma rápida evacuação, oferecendo um recurso eficiente para a redução de danos e proteção da população.

Além de ter sido selecionado para a Feira de Iniciação Científica da Universidade Feevale, que ocorrerá em novembro, o WaterSafe será apresentado na Mostra Nacional de Robótica, no evento virtual STEM Brasil, e na Febrace 2025. O projeto também é finalista na Olimpíada de Empreendedorismo, a ser realizada em São Paulo em dezembro. Na Mostratec Junior ocorrida em outubro, recebeu prêmio destaque da Marinha e na Ifcitec ganhou o primeiro lugar na categoria Matemática e suas Tecnologias e credencial para a Febic 2025, que acontecerá na cidade de Pomerode, em Santa Catarina.

Essas iniciativas inspiram a comunidade escolar e ressaltam a importância do incentivo à ciência e tecnologia nas escolas públicas. A participação em eventos de grande porte proporciona não apenas visibilidade, mas também a chance de crescimento e aprimoramento profissional para os alunos.

Texto e foto: Vitória Severo

Categorias:

|

Últimas notícias

6

Moradores do Loteamento Osvaldo Martins celebram regularização fundiária após décadas de espera

  • 23/04/2025
IMG_4481

Projeto Vocações inicia quinta edição com foco em tecnologia

  • 23/04/2025
Programa Ilumina Sapiranga inicia modernização da iluminação pública (2)

Programa Ilumina Sapiranga inicia modernização da iluminação pública

  • 22/04/2025
WhatsApp Image 2025-04-15 at 15.17.34 (1)

Transição para novo sistema de gestão pública inicia na próxima semana

  • 21/04/2025
WhatsApp Image 2025-04-16 at 17.04.16

Evento reúne famílias de alunos atípicos para discutir resultados e continuidade do Proami

  • 18/04/2025

Perguntas Frequentes