`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Sapiranga promove ciclo de cursos gratuitos para gestantes
O primeiro encontro para gestantes promovido pela Secretaria de Saúde ocorre dia 14 de outubro
  • 5 de outubro de 2015
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Divulgação

Crédito da Notícia: Cleusa Konrath/Comunicação

A chegada do primeiro bebê é um momento inesquecível para a mãe, mas também traz uma série de dúvidas e preocupações, que vêm com a inexperiência de como lidar com a primeira gravidez, o que é normal às mamães de primeira viagem. Para facilitar a vida destas mamães de primeira viagem, a Prefeitura de Sapiranga através da Secretaria Municipal de Saúde, oferece gratuitamente Curso de Gestantes para se esclarecer dúvidas, trocar experiências e compartilhar com os profissionais a expectativa e a preparação para a chegada do bebê. Segundo o secretário de Saúde Emerson Leite, o objetivo desta ação é de melhorar a assistência de pré-natal e cuidado com as crianças. Os dois primeiros encontros serão organizados por profissionais da Secretaria da Saúde, nos quais abordarão assuntos relacionados à gravidez, ao parto e pós-parto. “Será um encontro onde as gestantes terão a oportunidade de tirar suas dúvidas e se preparar para o parto.”
Ainda em 2015, o curso mensal acontecerá em três encontros, das 18 às 20 horas, na Sala do Projeto, na Praça da Bandeira. No primeiro encontro de 14 de outubro, para gestantes de 1.º trimestre, profissionais da Saúde abordarão os temas a importância do pré-natal, sintomas e mudanças no corpo da gestante, alimentação na gestação, automedicação e chás. Já o segundo encontro, em 11 de novembro, para gestantes no 2.º trimestre, abordará planejamento familiar, vacinas na gestação, amamentação, cuidados de higiene do bebê (oficina prática). No último encontro do ano, dia 9 de dezembro, no Hospital de Sapiranga, voltado para gestantes de 3.º trimestre, terá a coordenação da equipe da instituição.
A futura mamãe que ao longo da gestação fizer, no mínimo, seis consultas de pré-natal, exames de laboratório, vacinas preconizadas e participar dos três encontros do Curso de Gestante, receberá um kit contento uma bolsa de bebê, três babetes, dois conjuntos de pijaminha, um babeiro, um sapatinho de lã, um par de meia de recém-nascido e um termômetro digital. A Secretaria de Educação destaca, ainda, que todas as Unidades de Saúde promovam a testagem para diagnóstico de gravidez, um exame simples e rápido que possibilita o diagnóstico da gravidez e o início precoce dos cuidados de pré-natal. Ao longo da gestação, a gestante também deve fazer testes rápidos para HIV (aids) e sífilis, que também são ofertados em todas as unidades de saúde. A ecografia (exame que possibilita avaliar a vitabilidade fetal) é agendada na própria unidade de saúde onde a gestante realiza suas consultas. São ações disponibilizadas com objetivo de agilizar e facilitar o acesso aos serviços que a futura mamãe necessita.

PEDIATRIA
Em relação aos cuidados com as crianças, a Secretaria da Saúde organizou o atendimento de pediatria na Unidade Sanitária, onde todos os dias da semana disponibiliza duas pediatras, diariamente, totalizando 230 consultas por semana. “Desta forma, esperamos otimizar e facilitar o acesso da população ao atendimento de pediatria”, destaca Leite. A Saúde também dispõe de uma profissional de enfermagem que visita diariamente a maternidade, para orientar as mães sobre os cuidados com o bebê, realizar a vacinação de BCG e agendar a primeira consulta na Unidade de Saúde. As atividades contam com a parceria do Centro de Atenção Integral Irmã Dulce, Hospital Sapiranga, Lions Clube Sapiranga Ferrabraz e Leo Clube Sapiranga Ferrabraz. Mais informações pelo telefone 3959-1024.

PARTO NATURAL
A Secretaria de Saúde de Sapiranga lançou em agosto a Campanha Municipal Pró Parto Natural em Sapiranga. A iniciativa presta esclarecimentos às gestantes e familiares sobre as vantagens do parto natural, além de expor as consequências de uma cesárea desnecessária, que pode ocasionar riscos à saúde da mulher e do bebê. A meta é reduzir de 64% para 40% o número de cesáreas feitas na cidade. No Brasil o percentual de partos cesáreas chega a 84% na saúde suplementar e na rede pública o número fica em 40%.

Texto: Cleusa Konrath/Prefeitura de Sapiranga

Categorias:

|

Últimas notícias

LIP07446

Balé Origens de Sapiranga representará o município em festivais no Brasil e Turquia

  • 27/03/2025
20250326_144018

Violência Doméstica é tema de conferência intermunicipal

  • 27/03/2025
1

Secretarias iniciam elaboração do Plano Municipal para a Primeira Infância

  • 26/03/2025
WhatsApp Image 2025-03-26 at 09.54.05

Sapiranga reforça ações de combate ao Aedes aegypti

  • 26/03/2025
WhatsApp Image 2025-03-25 at 18.34.33

Recolhimento de galhos e entulhos é reformulado

  • 25/03/2025

Perguntas Frequentes