`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Sapiranguenses podem receber alerta simulado da Defesa Civil Estadual
Ferramenta será testada no sábado, 30
  • 27 de novembro de 2024
  • 17:16

Compartilhe:

No dia 30 de novembro, sábado, a Defesa Civil gaúcha fará uma demonstração da ferramenta Defesa Civil Alerta, com o envio de um alerta no formato ‘cell broadcast’. O teste enviará uma mensagem diretamente para os celulares com uma mensagem que é visualizada sem a ação do usuário. Ou seja, mesmo que em uso de aplicativo, no modo silencioso ou bloqueado a mensagem sobressairá na tela do celular e fará o aviso vibratório e sonoro.

O teste está direcionado para 36 cidades gaúchas, Sapiranga não está na lista desta etapa. “No teste que acontece neste sábado a nossa cidade não está listada, mas estão Nova Hartz, Parobé e Novo Hamburgo que são bem próximas e que têm antenas de celular próximas das nossas também, então muitas pessoas de Sapiranga podem acabar recebendo a mensagem”, destaca o coordenador da Defesa Civil de Sapiranga, Sírio Baum. A mensagem é um TESTE e faz parte da implantação do sistema de alerta que vai vigorar em todo o estado.

Com o novo sistema, os residentes em áreas de risco e visitantes (inclusive estrangeiros) que estejam passando pelo local vão receber as mensagens, sem a necessidade de cadastro prévio. A ferramenta irá ser agregada às outras formas de envio de alertas já utilizadas pela Defesa Civil Estadual: mensagens SMS, redes sociais, site oficial e os comunicados enviados diretamente às prefeituras e aos coordenadores municipais de Proteção e Defesa Civil, e será empregada exclusivamente em casos de eventos extremos.

A simulação será feita nos municípios: Eldorado do Sul, Igrejinha, Itati, Maquiné, Montenegro, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Pantano Grande, Parobé, Rolante, São Jerônimo, Três Coroas, Três Forquilhas, Cachoeira do Sul, Santa Maria, Capão do Leão, Pedro Osório, Pelotas, São Lourenço do Sul, Porto Mauá, Porto Xavier, Alegrete, Dom Pedrito, Itaqui, Quaraí, Rosário do Sul, Uruguaiana, Barra da Guarita, Iraí, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Muçum, Caxias do Sul, São Sebastião do Caí e São Vendelino.

Texto: Cláudia Silva
Imagem: Defesa Civil – RS

Categorias:

|

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-07-10 at 09.22.46

Salas de AEE recebem baú de jogos pedagógicos

  • 11/07/2025
WhatsApp Image 2025-07-10 at 13.45.35

CrediSapi amplia limite de crédito para R$200 mil

  • 11/07/2025
WhatsApp Image 2025-07-04 at 12.44.53

Fly.Hub Sapiranga sedia fase escolar do Grand Prix Senai de Inovação

  • 08/07/2025
Feira do Livro de Sapiranga terá Eleonora Medeiros como patrona em 2025 (crédito Bruna Bernardo) (1)

Feira do Livro de Sapiranga terá Eleonora Medeiros como patrona em 2025

  • 08/07/2025
Ações periódicas de desassoreamento na rede hídrica continuam (crédito Vitor Carvalho)

Ações periódicas de desassoreamento da rede hídrica continuam

  • 07/07/2025

Perguntas Frequentes