`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
SAÚDE - Encontro Municipal de Endemias abre Semana de Combate à Dengue
A partir desta 3.ª-feira, agentes irão a escolas e ruas em ações contra o mosquito Aedes aegypti
  • 28 de novembro de 2016
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Julia Viana/Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

Com a chegada do verão, o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre Chikungunya e Zika vírus, se intensifica em todo o País. Sapiranga, buscando conscientizar a população e fazer a troca de experiências entre equipes da área de Saúde, promove de 28 de novembro a 2 de dezembro a Semana de Combate e Prevenção à Dengue. Os trabalhos tiveram início nesta tarde de segunda-feira, 28 de novembro, com o Encontro Municipal de Endemias, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (Smed). De terça à sexta-feira, ocorrerão palestras e exibição de vídeos em escolas e panfletagem em alguns bairros da cidade.

O ENCONTRO
Promovido pelo Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (Numesc) da Secretaria Municipal de Saúde, o Encontro Municipal de Endemias reuniu profissionais da Saúde de Sapiranga e da equipe de Controle de Endemias da cidade de Cachoeirinha. No foco do encontro, as experiências de combate e prevenção ao mosquito. O encontro ocorreu no Auditório da Smed e contou, na abertura, com a prefeita Corinha Molling, e dos secretários municipais Janete Salvati Hess (da Saúde), Maria Fátima de Souza (Educação) e Eduardo Freese (Obras Públicas e Serviços Urbanos).
Segundo a coordenadora do Numesc, Magda Ramison, o encontro buscou informar os agentes comunitários de Saúde e demais profissionais da área sobre a relevância do trabalho feito pelo Setor de Endemias, em especial no combate à dengue. Os profissionais buscaram divulgar e promover a troca de experiências sobre o Controle de Endemias e homenagearam agentes do setor.
A prefeita Corinha Molling destacou a importância de ações como esta, e, até se referiu à ideia da já conhecida fantasia de mosquito utilizada pelos agentes nas ações junto às escolas. “É muito bacana ver esse trabalho ser feito de forma lúdica para chegar até as crianças.” A secretária de Saúde acompanhou a fala da prefeita, acrescentando que “esse é um trabalho de todos nós, como agentes comunitários e profissionais da Saúde, e também como cidadãos”.

MENSAGEM
Uma breve apresentação cultural também destacou o vídeo/paródia produzido neste ano por agentes comunitários da Unidade de Estratégia de Saúde da Família João Goulart (clique aqui e confira o vídeo), que traz de forma divertida a mensagem de prevenção. A equipe do município de Cachoeirinha, comandada pelo secretário adjunto de Saúde do município, João Dorneles, e as agentes de visitação Denise Sivinski e Gaudileia Flack, apresentou as estratégias e atitudes tomadas pela equipe de Controle de Endemias para combater o Aedes egypti e mudar a situação da cidade que estava entre os municípios infestados pelo mosquito no Estado. Na sequência, a equipe sapiranguense mostrou as eficientes ações que vêm sendo realizadas na Cidade das Rosas para evitar a proliferação de larvas do mosquito.

SEMANA DE COMBATE
Além do Encontro Municipal de Endemias, a Semana de Combate e Prevenção à Dengue em Sapiranga trará palestras e visitas às escolas municipais, falando sobre o combate ao mosquito Aedes egypti a importância da participação da comunidade nessa ação.
Além das ações nas escolas, visitas às residências também serão intensificada durante o verão, segundo a coordenadora Magda Ramson. “A meta é cobrir 100% do município com as visitas, vistoriando armadilhas, informando e conscientizando a população.”
Nas ruas, junto aos Agentes Comunitários de Saúde, o Controle de Endemias fará também a distribuição de material informativo, levando à comunidade informações específicas e importantes sobre o combate ao mosquito. A comunidade pode auxiliar a Administração nesta luta contra o inseto e as doenças denunciando locais onde haja possíveis focos do inseto. Basta entrar em ontato com a Vigilância de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde através do 3959-1057 ou pelo e-mail dengue@saude.sapiranga.rs.gov.br.

SEMANA DE PREVENÇÃO A DENGUE
De 28 de novembro a 2 de dezembro
PROGRAMAÇÃO
28 de novembro, segunda-feira
Das 13h30 às 17h30 – Encontro Municipal de Endemias no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, no Centro de Sapiranga.
29 de novembro, terça-feira
Pela manhã, a partir das 8h30 – Palestra e exibição de vídeo sobre a dengue com Equipe de Agentes de Endemias no Centro Municipal de Ensino (CME) Dr. Décio Gomes Pereira, no bairro São Luiz.
30 de novembro, quarta-feira
Manhã e tarde, a partir de 8h30 e 13h30 – Panfletagem informativa com as Equipes de Agentes Comunitários de Saúde e de Agentes de Endemias sobre o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengie, Zika vírus e Chikungunya em ruas do Centro e bairros de Sapiranga.
Tarde e noite, a partir de 13h30 e 19h15 – Palestra e exibição de vídeo sobre a dengue com Equipe de Agentes de Endemias na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pastor Rodolfo Saenger
1.º de dezembro, quinta-feira
À noite, a partir de 19h15 – Palestra e exibição de vídeo sobre a dengue com Equipe de Agentes de Endemias na EMEF 25 de Julho.
2 de dezembro, sexta-feira
Pela manhã, a partir das 8h30 – Palestra e exibição de vídeo sobre a dengue com Equipe de Agentes de Endemias na EMEF Balduino Wasem.

Categorias:

|

Últimas notícias

20241019_082009

Emef Anita recebe evento Esporte e Lazer para a Comunidade

  • 14/05/2025
CARD DESCARTE DE PERFUROCORTANTES 2 a

Atenção com o descarte de materiais perfurocortantes domiciliares

  • 14/05/2025
Plano Municipal da Primeira Infância avança com escuta às crianças (crédito Bruna Bernardo) (1)

Plano Municipal da Primeira Infância avança com escuta às crianças

  • 13/05/2025
EDIÇÃO DE FOTOS (6)

Jovens entre 9 e 19 anos já podem se vacinar contra o HPV

  • 12/05/2025
WhatsApp Image 2025-05-05 at 18.30.47

Campanha do Agasalho 2025 inicia na próxima semana

  • 10/05/2025

Perguntas Frequentes