`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
SAÚDE - Procura foi baixa pela vacinação contra a gripe no último sábado
Pouco mais de 1,6 mil foram vacinadas no Dia D (com apenas 30% da meta, crianças ainda preocupam)
  • 15 de maio de 2017
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos:

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe,m Sapiranga, que neste sábado, 13 de maio, terá seu Dia D de Mobilização Nacional (das 8 às 17 horas, em todos os postos de saúde), já soma quase 10 mil doses aplicadas desde o início da vacinação, que começou em agentes de saúde e professores a partir de 13 de abril e para todos os os demais grupos a partir de 17 de abril.
Até 11 de maio, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 9.968 pessoas foram imunizadas dos grupos prioritários, como idosos, gestantes, puérperas e crianças com mais de 6 meses e menos de 5 anos de idade, entre outros segmentos específicos enquadrados através de estudos sobre pessoas com maior risco de contrair o vírus.

METAS

O Município chegou até agora a 58,35% da meta de 90% prevista. A campanha de vacinação em Sapiranga ocorre até 26 de maio de segunda à sexta-feira em todas unidades de saúde, com exceção da UPA, USE e Unidade Central de Atendimento da Secretaria de Saúde.

Professores e idosos foram os grupos que mais buscaram a imunização até agora. Os professores, incluídos neste ano nos grupos prioritários, já chegando à meta mínima de 90% (o índice chegou a 91,5%) de imunização do total do grupo. Os idosos já alcançaram 78,4% da meta, percentual do qual está perto o grupo de trabalhadores na área de Saúde (74,8%).
Já as crianças têm o menor índice de todos os grupos prioritários, com apenas 30,3% de doses aplicadas. A expectativa era de que neo sábado de mobilização nacional pela imunização os números registrassem considerável aumento, mas não foi o que aconteceu. A chuva que se estendeu por todo o sábado acabou também atrapalhando a ide de muitas famílias às unidades de saúde. O que se espera é que os pais se conscientizem da necessidade vacinar seus filhos e o façam antes do próximo dia 26,
UNIDADES E HORÁRIOS PARA A VACINAÇÃO EM SAPIRANGA
De Segunda à sexta-feira

Unidade Sanitária – 7 horas às 18h30
UBS Centenário – 7 às 18 horas
UBS São Jacó – 7 às 13 horas
UBS Ferrabraz – 7 às 13 horas
UBS Amaral Ribeiro – 7 horas às 18h30
UBS São Luiz – 7 horas às 18h30
UBS Vila Irma – 7 às 18 horas
USF João Goulart – 7 horas às 18h30
USF Oeste – 7 horas às 18h30
USF São Paulo – 7 horas às 18h30
USF Morada São Luiz – 7 horas às 18h30

A VACINAÇÃO EM SAPIRANGA

PÚBLICO ALVO

META

DOSES JÁ APLICADAS

Crianças (6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias)

4.942

1.498 (30,32%)

Trabalhadores da área da saúde

1.181

872 (74,85%)

Gestantes

900

377 (41,94%)

Puérperas

148

81 (54,73%)

Idosos

6.675

5.237 (78,46%)

Professores

984

901 (91,56%)

Total

14.812

8.970 (58,35%)

Portadores de comorbidades*

5.471

2.809

Total

20.283

11.779

* Para fins de totalização dos 90% de meta do Município não é contabilizado o grupo de comorbidades
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Sapiranga

PÚBLICO-ALVO

Os grupos prioritários para a vacinação da gripe, segundo o Ministério da Saúde, são as crianças de seis meses e 5 anos incompletos de idades (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (mamães até 45 dias após o parto); população indígena; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com mais de 60 anos de idade; detentos (incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas) e funcionários do sistema prisional; agentes de saúde e, a novidade deste ano, os professores de escolas públicas e privadas.

A meta estipulada para 2017, de acordo com Daniele Rocha, da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, passou de 80% para 90% de cobertura para os grupos prioritários. Com isso, a estimativa populacional para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza para o Município é de cerca de 20 mil pessoas imunizadas. “É preciso ter consciência que a campanha é voltada apenas para estes grupos prioritários”, destaca a secretária municipal Janete.

A Secretaria de Saúde do RS,xplica que a escolha do público-alvo da vacinação é feita levando em conta as pessoas com mais chances de desenvolver complicações a partir da gripe. Os critérios são construídos a partir da investigação do perfil dos casos graves e dos óbitos verificados devido à gripe.
A campanha nacional é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde. A imunização deste ano foi antecipada (em 2016 a vacinação começou no final do mês de abril) em duas semanas devido ao aumento do número de casos de gripe no ano passado.
A VACINAÇÃO

Em Sapiranga a ação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Estratégia de Saúde da Família (USFs). As doses só não serão disponibilizadas na UPA 24 Horas, na Unidade de Saúde Especializada (USE) e no prédio da Secretaria de Saúde (ao lado do Hospital Sapiranga), porque estes locais são voltados a serviços de atendimento de emergência e de especialistas.

Em 2016, a imunização em Sapiranga ultrapassou os 90% nos grupos prioritários (a meta era 80%), sendo liberadas mais de duas mil doses para a comunidade não inserida no público-alvo. No total, mais de 20 mil doses foram distribuídas em Sapiranga no ano passado. Para este ano, a meta (o governo a aumentou de 80% para 90%) é vacinar cerca de 19,2 mil pessoas inseridas nos grupos prioritários.
CONTRAINDICAÇÃO

Não é recomendada a vacina para pessoas com histórico de reação anafilática (alérgico ao antídoto), alergia ao ovo da galinha e seus derivados e que pessoas que apresentem quadro de febre alta. Ao receber a dose podem ocorrer algumas reações, como é comum um leve avermelhamento da pele, endurecimento e dor no local da aplicação.
O VÍRUS
A transmissão do vírus ocorre principalmente através do contato de partículas eliminadas por pessoas infectadas ou no contato com mãos e objetos contaminados por secreções, muito comum em ambientes fechados, e nos lugares com maior número de pessoas concentradas. Por isso, é preciso adotar medidas simples como limpar as mãos com frequência; uso de lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; higienizar as mãos após tossir ou espirrar ; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; evitar aperto de mãos, abraços e beijo social; ambientes com aglomeração; evitar visitas a hospitais e ventilar os ambientes. Todas estas regras ajudam no combate à proliferação do vírus.
A composição das vacinas foi ampliada neste ano. As vacinas Influenza Trivalentes terão três tipos de cepas de vírus em combinação, dentro das seguintes especificações: um vírus similar ao vírus influenza A/Michigan/45/2015 (H1N1)pdm09; um vírus similar ao vírus influenza A/Hong Kong/4801/2014 (H3N2); e um vírus similar ao vírus influenza B/Brisbane/60/2008. As vacinas Influenza Quadrivalentes conterão dois tipos de cepas do vírus influenza Br: um vírus similar ao vírus influenza B/Phuket/3073/2013; um vírus similar ao vírus influenza A/Michigan/45/2015 (H1N1)pdm09; um vírus similar ao vírus influenza A/Hong Kong/4801/2014 (H3N2); e um vírus similar ao vírus influenza B/Brisbane/60/2008.
A GRIPE

A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus Influenza que provoca febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal estar. Nos casos mais agudos pode causar inflamações como otites (inflamação dos ouvidos) e pneumonias, podendo levar à internações ou nas situações mais extremas ao óbito. As pessoas que apresentem estes sintomas devem procurar a unidade de saúde mais próxima ou atendimento médico imediatamente para verificação se o caso é ou não de Gripe A e se é necessária medicação imediata.

A transmissão dos vírus influenza ocorre pelo contato com secreções das vias respiratórias que são eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral não incluída nos grupos prioritários, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como formas de prevenção: lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal, entre outros.
Em caso de síndrome gripal, a recomendação é procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus. Por isso, as medidas de prevenção são tão importantes, particularmente durante o período de maior circulação viral, que é entre os meses de junho e agosto.
Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe – especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações – devem procurar, imediatamente, o serviço médico.

Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Categorias:

|

Últimas notícias

IMG_4918

Empresas sapiranguense participam da 48ª edição da Fimec

  • 21/03/2025
20250320_154150

Equipes da Educação participam de formação sobre desenvolvimento escolar

  • 21/03/2025
Imagem do WhatsApp de 2025-03-20 à(s) 16.20.01_319411a8

Sapiranga é destaque na região com ações de saúde na Atenção Primária

  • 20/03/2025
maior_Foto__821_compressed_compressed

Programação do Centro de Cultura tem música e teatro nas próximas semanas

  • 20/03/2025
CRAM conferência

Conferência Intermunicipal de Violência Doméstica promove diálogo e reflexão em Sapiranga

  • 19/03/2025

Perguntas Frequentes