`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
SAÚDE - Semana de Combate à Dengue começa com palestras e ação pela cidade
Combate ao mosquito Aedes aegypti terá atividade especial nesta quarta-feira com a Carreata da Saúde
  • 25 de outubro de 2017
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos:

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

Começou na segunda-feira a programação da Semana de Combate à Dengue de Sapiranga com ações desenvolvidas contra o mosquito transmissor da dengue, febre Chikungunya e Zika vírus. São palestras, ações de conscientização e carreatas para chamar a atenção da população para o perigo da proliferação do Aedes aegypti. Além do esclarecimento à comunidade, serão feitos trabalhos voltados para os grupos de Convivência de Pessoas com Deficiência (PCD) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); Assistência Social; Liga Feminina de Combate ao Câncer de Sapiranga; e Centro Municipal de Ensino (CME) Ayrton Senna.

PALESTRA

A primeira ação ocorreu na segunda-feira no CRAS Amaral Ribeiro. A palestra, que reuniu integrantes do grupo de Pessoas com Deficiência e de mulheres que participam de cursos do Senac, discutiu a questão da dengue no Município e foi coordenada pelas agentes do Setor de Endemias, Catia Lehmann, Tais Carrão e Ana Veiga, da Secretaria Municipal de Saúde. Foi feita a distribuição de folhetos informativos e com uma palestra explicativa sobre as formas de contágio e os métodos utilizados na prevenção da doença, além dos possíveis pontos de criadouro do mosquito transmissor, cuidados com o pátio e o tratamento da doença sob a orientação médica. Nesta terça-feira o trabalho foi na Secretaria de Assistência Social.

TRABALHO DE CAMPO

A equipe de agentes também foi a campo com o trabalho de prevenção na segunda-feira. Em um chamado ponto estratégico de combate às larvas do mosquito (um terreno que funciona como depósito de catadores de materiais recicláveis), no bairro Voo Livre, os agentes vistoriaram os objetos estocados em busca de possíveis focos. ”O objetivo da vistoria é fazer o controle do mosquito, através da eliminação de pontos que possam dar condições favoráveis à reprodução do mosquito Aedes aegypti. Com a proximidade do verão estamos intensificando nosso trabalho de prevenção, reforçando à comunidade da importância com os cuidados evitando a proliferação do mosquito da dengue”, destacou a agente Veiga.

A Semana de Combate e Prevenção à Dengue em Sapiranga, promovida pela Prefeitura de Sapiranga, por meio do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (Numesc) da Secretaria Municipal de Saúde, segue até sexta-feira, 27 de outubro, com apresentações de palestras e as Carreatas da Saúde com distribuição de folhetos informativos.
SEMANA DE COMBATE A DENGUE
Programação de 23 a 27 de outubro
Segunda-feira – 23/10
14 horas – Palestra para grupos PCDs e funcionários do CRAS, no CRAS Amaral Ribeiro.
Terça-feira – 24/10
14 horas – Palestra para grupos PCDs do Centro e funcionários da secretaria, na Secretaria Municipal de Assistência Social.
Quarta-feira – 25/10
Manhã (no bairro Oeste) e tarde (no Centro) – Carreata da Saúde (distribuição de folhetos informativos com carro de som e presença do mascote mosquitão da dengue).
Quinta-feira – 26/10
Tarde, às 14 e 15 horas – Palestras para o grupo de mulheres do CRAS Amaral Ribeiro e da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Sapiranga.
Sexta-feira – 27/10
Manhã e tarde – Palestra audiovisual no Centro Municipal de Ensino (CME) Ayrton Senna
Manhã (no bairro São Luiz) e tarde (no bairro Amaral Ribeiro) – Carreata da Saúde (distribuição de folhetos informativos com carro de som e presença do mascote Mosquitão da dengue).
TRABALHO CONSTANTE

Apesar da semana especial programada, as ações das equipes de Saúde da Prefeitura de Sapiranga são contínuas. Os agentes percorreram a cidade para efetuar o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRA). É feito o controle de armadilhas e visitas a pontos críticos semanalmente. Já em pontos estratégicos as visitas ocorrem quinzenalmente.
A Secretaria também realiza o mapeamento geográfico pelos bairros, com vistorias feitas em pátios das residências, terrenos baldios e áreas de risco passíveis de focos de criadouros da larva do mosquito Aedes aegypti. As ações são realizadas por mais de 40 Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
No ano passado, agentes da Secretaria Municipal de Saúde de Sapiranga, buscando a conscientização no combate ao mosquito Aedes aegipty, transmissor da dengue, Zika vírus e febre Chikungunya, criaram um videoclipe com música (paródia de composição da cantora Anitta) e encenação para divertir e lembrar sobre a importância de se tomar precauções contra o inseto e suas doenças. De forma bem humorada e com direito a dancinha coreografada, sempre de forma brincalhona na apresentação do conteúdo, mas séria na busca da conscientização de se evitar acúmulo de lixo e água parada. A divertida montagem musical, com a fantasia do mosquitão às voltas com uma moradora, também faz parte das ações nas escolas e bairros da cidade, com palestras para os estudantes que já passaram por alguns estabelecimentos de ensino.
PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA

A comunidade também pode auxiliar no combate ao mosquito Aedes aegypti, denunciando possíveis focos para a Vigilância Sanitária, Setor de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, através do 3959-1056 / 3959-1057 ou pelo e-mail dengue@saude.sapiranga.rs.gov.br.
O alerta é para a necessidade de que toda a população redobre os cuidados para evitar focos com água parada. É preciso manter caixas d’água sempre fechadas, limpar periodicamente as calhas, tratar regularmente as águas de piscinas, eliminar pratos de vasos de flores ou preencher eles com areia, verificar (e evitar) pneus descartados a céu aberto, além de destinar corretamente o lixo doméstico.
O setor de Vigilância Epidemiológica mantém em alguns domicílios e locais da cidade armadilhas que recebem visitas periódicas de agentes, sendo o trabalho intensificado com vistorias e orientações nas casas a partir de um raio de 300 metros, quando constado um foco.
Vale o alerta de que os agentes estão uniformizados e identificados, não pedindo o cadastro de qualquer documentação pessoal nas casas visitadas. Para conferência do agente, o morador pode ligar para 3959-1057, ramal 205, para confirmar se a equipe é realmente da Vigilância Sanitária sapiranguense.

Categorias:

|

Últimas notícias

IMG_6888

Primeiro Desafio Ferrabraz atraiu competidores e grande público no sábado

  • 28/04/2025
IMG_20250415_141433

Escolas da rede municipal recebem jogo da Turma do Fiscalito

  • 28/04/2025
IMG_4151

Começa a Copa Sapiranga de Futebol de Campo

  • 26/04/2025
20250423_160405

Cemeam realiza curso de bolachas e salgados caseiros

  • 25/04/2025
IMG_4515

Café Com Universidades destaca parcerias entre instituições de ensino e lares de idosos

  • 24/04/2025

Perguntas Frequentes