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SAÚDE - UPA completa um ano com mais de 126 mil atendimentos prestados
A Unidade para casos de emergência e urgência oferece equipamentos modernos e equipe especializada
  • 22 de fevereiro de 2017
  • 00:00

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Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

A Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 Horas de Sapiranga está completando um ano de prestação de serviços à população. A prefeita Corinha Molling destaca como uma conquista do Município a abertura da casa de saúde que em seu primeiro ano realizou aproximadamente 126 mil atendimentos clínicos e pediátricos, uma média de 10,5 mil atendimentos mensais. “Poderíamos ter feito como outros municípios, que, assustados e indignados com os custos de manutenção, resolveram não levar adiante a construção de uma UPA. Mas em Sapiranga, a nossa Administração, entendendo que era importante ter um espaço assim para a população, bancou este desafio. E segue bancando, com auxílio mínimo da União que fica em torno de 12% do total gasto na unidade.”

CONQUISTA

Inaugurada em 22 de fevereiro de 2016 e aberta ao atendimento no dia 23, a UPA 24 Horas, comandada pela Secretaria Municipal de Saúde, foi resultado de uma árdua luta da Administração Municipal pela sua abertura. Concluída a a construção do prédio em fevereiro de 2015, foram necessárias várias reuniões e cobranças para que o governo federal liberasse as prometidas verbas para a compra de equipamentos da UPA, o que ocorreu só no final de 2015. Mas o esforço acabou recompensado e o Município, mesmo sabendo que teria que arcar sozinho com a despesa quase milionária de manutenção, abriu a unidade ao atendimento em fevereiro de 2016 com um serviço que poucas cidades têm. “Construir o prédio é o de menos. O investimento maior é manter mensalmente o atendimento, com custos de pessoal, equipamentos, medicamentos e suprimentos, luz, gás, água. E isso Sapiranga resolveu bancar. Para se ter uma ideia, com pouco mais de quatro meses de gastos de manutenção dá para se construir uma nova UPA. Ou seja, com o que o Município gasta para manter a UPA funcionando daria para se construir praticamente três novos prédios ao ano.” Mensalmente são gastos R$ 850 mil, sendo que a União auxilia com apenas R$ 100 mil (e isso só foi a partir de outubro do ano passado). O Estado, que deveria repassar outros R$ 100 mil, até agora não fez repasses. “E ainda colocamos raio X na UPA e estamos investindo na capacitação do pessoal. É um espaço que a população tem que valorizar”, destaca Corinha.
FUNCIONAMENTO PADRÃO
A UPA funciona 24 horas por dia durante os sete dias da semana com foco principal no atendimento de urgências e emergências, tais como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrames, entre outros casos mais graves. “Neste aspecto é importante ressaltar que a nossa UPA têm ênfase neste tipo de atendimento mais urgente, priorizando estes casos no atendimento, e não mais pela ordem de chegada. O sistema de acolhimento classifica os casos, do mais grave (que exige atendimento urgente) ao menos grave, que pode ficar em observação”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Janete Salvati Hess.
Desde a sua implantação, a UPA atua com este acolhimento do paciente através do sistema de classificação de risco (todo ele especificado na área de espera da unidade, inclusive com vídeos explicativos), tendo recebido elogios na execução por parte de entidades oficiais que atestam o serviço. “O paciente, depois de ser atendido na recepção e ter preenchido a ficha de atendimento, passa pela triagem com um enfermeiro que classifica se o atendimento é de urgência ou emergência ou menos grave (há um sistema de cores para esta triagem),. Mais que uma previsão legal, a classificação de risco é entendida como uma necessidade para melhor organizar o fluxo de pacientes”, coloca Jussara.
APARELHAMENTO MODERNO
A cooordenadora da unidade sapiranguense, Jussara Farias Steiger, destaca que a UPA conta com equipamentos de última geração. “Eles resultam na eficiência dos diagnósticos e na solução mais rápida e adequada dos quadros clínicos apresentados pelos usuários.”
A UPA conta com exames de Raio X, eletrocardiografia, exames de laboratório de urgência e emergência , leitos de observação, sendo que 97% dos casos são solucionados na própria unidade. “Quando o paciente chega à unidade, os médicos prestam o imediato socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação na unidade.”
NÚMEROS
O processo de atendimento, com a classificação de risco, tem transcorrido normalmente e com poucas reclamações dos usuários, segundo a coordenadora Jussara. Nesse primeiro ano de funcionamento foram realizados aproximadamente 126 mil atendimentos clínicos e pediátricos, uma média de 10,5 mil atendimentos mensais.
Pacientes classificados como emergência (cor vermelha) tiveram uma média 31 pacientes/mês; muito urgente (cor laranja) teve média de 190 pacientes; urgente (cor amarela) foram atendidos 1.907 pacientes; pouco urgente (cor verde) foram atendidos 6.161 pacientes; não urgente (cores azul e branca) foram atendidos 590 pacientes.
Desde a implantação no segundo semestre foram realizados aproximadamente 836 exames/mês de Raio-X e aproximadamente 9 mil exames de laboratório de urgência. Os casos mais graves são transferidos ao hospital, sendo que somam 102 pacientes/mês levados à casa de saúde para uma atendimento especial.
Atualmente a UPA 24 Horas conta com 104 funcionários, entre equipe diretiva, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, vigilantes, serviços gerais, motoristas e recepcionistas, além de técnicos do Raio-X. Também existe a parceria com a equipe da SAMU do Município, onde se busca a troca de informação e de conhecimentos que visam o aprimoramento do atendimento sintonizado. Essa qualificação dos envolvidos tende a melhorar cada vez mais o serviço prestado, sendo que a Secretaria de Saúde investe periodicamente em cursos de capacitação e qualificação da equipe para sempre prestar o melhor atendimento possível.

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