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SAÚDE - UPA Sapiranga recebe qualificação e verba extra do Ministério da Saúde
Com a confirmação, unidade passará a receber R$ 170 mil mensais da União e mais R$ 135 mil do Estado
  • 5 de junho de 2017
  • 00:00

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Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

O Ministério da Saúde confirmou a qualificação da UPA – Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas de Sapiranga, que passará a receber um acréscimo que totalizará R$ 170 mil mensais em recursos federais que devem ser liberados a partir de julho.

Em março, a prefeita Corinha Molling foi a Brasília e, juntamente com o deputado federal Renato Molling, conversou com a chefe de Gabinete do Ministério da Saúde, Fabienne Mello, representando o ministro Ricardo Barros, sobre a agilização da qualificação da UPA e o consequente aumento no repasse de recursos. Após avaliação federal e tendo atendido todos os requisitos, a UPA de Sapiranga teve sua qualificação confirmada.

“É mais uma conquista nesta batalha pela nossa UPA e pela melhoria do atendimento à população. A UPA de Sapiranga é uma das melhores do Estado, fazendo de 300 a 400 atendimentos por dia. Muitas pessoas às vezes não compreendem que esta unidade foi uma conquista para todos. Antes tínhamos o plantão em um ambiente que sequer comportava os pacientes. Hoje, temos uma UPA que tem recebido avaliações positivas de profissionais que a conhecem”, destaca Corinha.
INCREMENTO

A qualificação também implica em aumento do repasse do Estado, que passará de R$ 100 mil para R$ 135 mil mensais. Com isso, a partir do segundo semestre, a UPA de Sapiranga deverá receber R$ 305 mil mensais em recursos federais e estaduais. O Município ainda terá que bancar a maior fatia da manutenção da unidade, mais de meio milhão de reais para cobrir as despesas da UPA que giram em torno de R$ 850 mil mensais – são custos de pessoal, equipamentos, medicamentos e suprimentos, luz, gás, água.

“Quando abrimos, em fevereiro de 2016, o Município arcava sozinho com todas as despesas, sem qualquer ajuda de União ou Estado. Desde o final do ano passado passamos a receber auxílio de R$ 200 mil mensais. E, agora, são mais R$ 105 mil da qualificação. Ainda temos o maior custo, mas, passo a passo, vamos conquistando mais recursos para investir no atendimento à Saúde”, coloca a prefeita.
A qualificação, segundo portaria do Ministério da Saúde, será válida por três anos, devendo ser renovada mediante novo processo de avaliação. O Fundo Nacional de Saúde adotará as medidas para a transferência ao Fundo Municipal de Saúde de Sapiranga.
FUNCIONAMENTO PADRÃO

A UPA funciona 24 horas por dia durante os sete dias da semana com foco principal no atendimento de urgências e emergências, tais como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrames, entre outros casos mais graves. “Neste aspecto é importante ressaltar que a nossa UPA têm ênfase em atendimento urgência e emergência, os quais são prioridade, e não mais pela ordem de chegada. O sistema de acolhimento classifica os casos, do mais grave (que exige atendimento urgente) ao menos grave”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Janete Salvati Hess.

Desde a sua implantação, a UPA atua com este acolhimento do paciente através do sistema de classificação de risco (todo ele especificado na área de espera da unidade, inclusive com vídeos explicativos), tendo recebido elogios na execução por parte de entidades oficiais que atestam o serviço. “O paciente, depois de ser atendido na recepção e ter preenchido a ficha de atendimento, passa pela triagem com um enfermeiro que classifica o atendimento. Mais que uma previsão legal, a classificação de risco é entendida como uma necessidade para melhor organizar o fluxo de pacientes”, coloca Jussara.
APARELHAMENTO MODERNO

A coordenadora da unidade sapiranguense, Jussara Farias Steiger, destaca que a UPA conta com equipamentos de última geração. “Eles resultam na eficiência dos diagnósticos e na solução mais rápida e adequada dos quadros clínicos apresentados pelos usuários.”

A UPA conta com exames de Raio X, eletrocardiografia, exames de laboratório de urgência e emergência , leitos de observação, sendo que 97% dos casos são solucionados na própria unidade. “Quando o paciente chega à unidade, os médicos prestam o imediato socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação na unidade.”

CLASSIFICAÇÃO PARA ATENDIMENTO

Desde a sua implantação, a UPA 24 Horas de Sapiranga adotou o sistema de acolhimento com classificação de risco que é utilizado em casas de saúde no mundo inteiro. Baseado no chamado Protocolo de Manchester, criado em 1997, o sistema de Acolhimento com Classificação de Risco é hoje usual em todo o Brasil, atendendo sempre com prioridade os casos de maior gravidade, não importando a ordem de chegada. O critério é adotado na triagem dos mais de 300 atendimentos diários da Unidade de Pronto-Atendimento de Sapiranga.
Este sistema de atendimento com classificação de risco se baseia na condição do paciente, não importando a ordem de chegada, mas sima gravidade da situalçao e a urgência no atendimento. Na triagem por classificação de risco o paciente é recebido na unidade por um profissional da Saúde que avalia os sintomas e classifica a pessoa conforme a necessidade de emergência/urgência.

A classificação de ordem de atendimento é indicada por cores. A vermelha é de Emergência para casos de risco imediato à vida (que devem ter atendimento imediato); laranja é Muito Urgente para risco significativo ao paciente (atendimento em poucos minutos); amarela é Urgente para casos com risco de agravamento do quadro; verde é Pouco Urgente para casos de baixo risco de agravamento do quadro e azul é Não Urgente para pacientes de casos sem risco de agravo à saúde. “O protocolo funciona, mas há uma expressiva procura pelo atendimento de pessoas que apresentam um quadro clínico que poderia facilmente ser atendido nas Unidades Básicas de Saúde (os casos classificados como verde, azul) durante a semana”, esclarece a coordenadora.

A UPA, como o seu próprio nome indica, é uma unidade de pronto atendimento destinada a casos de urgência e emergência, priorizando, assim, pacientes com quadros mais graves de risco à vida.

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