`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Secretaria de Saúde de Sapiranga alerta para uso indevido de medicamentos
Secretaria de Saúde de Sapiranga alerta para uso indevido de medicamentos
  • 13 de dezembro de 2021
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Divulgação

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

O uso irracional de remédios pode provocar reações alérgicas, dependência, intoxicação, inclusive levar até mesmo à morte

A Secretaria de Saúde de Sapiranga, através do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), alerta que frequentemente, em visitas domiciliares, tem encontrado diversas medicações guardadas nas residências, algumas até vencidas com a necessidade de descarte. A Secretaria de Saúde alerta que a retirada dos medicamentos indicados pelo profissional da saúde sem a intenção de uso acaba por prejudicar a rede, uma vez que os medicamentos são em sua maioria de alto custo, vindo onerar os cofres públicos, além de poder impedir o acesso aos que realmente necessitam.

A Secretaria também chama atenção para utilização de remédios de maneira indevida, podendo trazer prejuízos à saúde. A medicação é parte importante no processo de tratamento de uma doença ou de um sintoma relacionado a ela, influenciando diretamente na qualidade de vida do paciente, por isso a importância do uso consciente dos medicamentos. O descarte dos medicamentos vencidos ou fora de uso pode ser feito nas Unidades de Saúde do Município.

OMS alerta para o uso indevido de remédios

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entende-se que há uso consciente de medicamentos quando pacientes recebem fármacos condizentes com suas condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período apropriado. O que muita gente não sabe é que a automedicação pode ser mais grave do que parece. Ela pode causar, por exemplo, o agravamento de uma doença, pois mascararia os sintomas. Além disso, o uso de antibióticos sem orientação médica pode favorecer a resistência de bactéria no organismo, comprometendo a saúde. O uso irracional de remédios também pode provocar reações alérgicas, dependência, intoxicação, inclusive levar até mesmo à morte.

Categorias:

|

Últimas notícias

7ee7aa89-f0e2-40ec-b6e5-c5827aae9afe

Sapiranga participa do Congresso Internacional de Proteção e Defesa Civil

  • 23/06/2026
47e1ff7b-3c3e-4f46-847a-050e16780f41

Chegou a Carteirinha da Pessoa com Fibromialgia em Sapiranga

  • 23/06/2026
Mutirão de castração para cães e catos dos bairros São Luiz e Floresta (crédito Vitor Carvalho)

Sapiranga é habilitada para receber recursos do Fundo Estadual de Proteção e Bem-Estar Animal

  • 22/06/2026
f36d93bb-8535-44cd-9173-918dcd7384b7

Produtores rurais de Sapiranga realizam visita técnica à agroindústria em Ivoti

  • 22/06/2026
Design sem nome (19)

23ª Festa da Colônia ocorre nos dias 4 e 5 de julho

  • 22/06/2026

Perguntas Frequentes