`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Semana da Pessoa com Deficiência cria túnel dos sentidos para alunos em Sapiranga
Atividade ensina estudantes sobre a rotina de pessoas com necessidades especiais na EMEF Maria Ruth
  • 23 de agosto de 2018
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia:

O processo de viver com algum tipo de deficiência requer novos hábitos. E para saber o que estas pessoas passam, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria Ruth Raymundo, do bairro São Jacó realizou uma atividade especial na Semana Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD). Com olhos vendados, os pés descalços, os alunos passavam por dentro de um túnel que estimulava os cinco sentidos: tato, olfato, visão, audição e paladar.

A professora Aline Wilhelm, 37 anos, mentora da atividade, explica que decidiu fazer este túnel para que as crianças percebessem as dificuldades que tem uma pessoa que não enxerga. “Montamos o túnel para que as crianças sentissem como é não enxergar, por exemplo. Todos temos dificuldades, não somente as pessoas com deficiência. E é isto que as crianças precisam entender, ter,mpatia pelo próximo e ajudar”, contou. Para entrar no túnel as crianças eram vendadas. A porta de entrada, uma janela de plumas, já aguçava um dos sentidos, o tato. No chão, elas passavam por grãos de feijão, lã de aço, folhas e algodão. No ar um cheirinho diferente para estimular o olfato e para a audição sons de animais. Depois de passar pelo túnel, os alunos assistiram um vídeo e para aguçar o paladar ganharam um pirulito, que remete ao tema da SMPD, a doçura.

Na tarde de quarta-feira, 22 o Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck realizou uma programação diferenciada, dedicada a alunos com necessidades especiais. Eles assistiram às apresentações dos projetos de danças folclóricas desenvolvidos nas escolas do Município. Já durante a noite alunos do grupo de AEE (Atenção Especial ao Educando) de 11 escolas sapiranguenses realizaram apresentações de canto e dança para as famílias e professores.

Outras atividades também ocorrem até o final da semana como hora do conto, capacitação para professores e dia da convivência para alunos com necessidades especiais. A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência iniciou na segunda-feira, 20 de agosto, e é uma programação da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.

DOCE ABERTURA
A abertura da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) ocorreu na última segunda-feira, 20, no Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck, em um ambiente lindo e enfeitado com doces, remetendo ao tema deste ano: ”as doçuras”. Este tema foi pensado com a proposta de refletir sobre a doçura do trabalho dos professores na educação especial e inclusiva, a doçura dos alunos e principalmente a doçura no acolhimento às famílias. Com uma fala repleta de ternura, a prefeita Corinha Molling frisou a alegria que tem de gestora poder ajudar as pessoas. “Como gestora me dedico fazendo o que for possível para ajudar as escolas. Eu entendo que não é fácil o dia a dia dos professores e pais que têm filhos que precisam de um cuidado maior, mas lembrem-se da passagem bíblica que diz que tudo posso naquele que me fortalece. São os filhos que nos ensinam o que é o verdadeiro amor e nos transmitem uma paz única”. A prefeita ainda citou o orgulho de Sapiranga estar estampada nas páginas do Jornal NH desta semana com uma linda matéria falando sobre as Paralimpíadas e Parajogos.

ATIVIDADES
A Semana da Pessoa com Deficiência segue até amanhã com diversas programações. Na tarde desta quinta-feira, 23, professores da educação especial e inclusiva participaram no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, de uma roda de conversa sobre os avanços e desafios na educação inclusiva e especial.

Na tarde desta sexta-feira, 24, 360 alunos com necessidades especiais participarão de um dia de convivência, com oficinas de expressão corporal, artes marciais e pintura no rosto. Também terá brinquedos infláveis, foto personalizada alusiva ao evento e lanche.

Categorias:

|

Últimas notícias

edward-franklin-Nb_Q-M3Cdzg-unsplash

Chamamento público para Festa de Aniversário dos 70 anos de Sapiranga

  • 06/02/2025
IMG_1520

Sapiranga realiza mutirão nas escolas e anuncia investimentos para a rede de ensino

  • 06/02/2025
IMG_1217

1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente acontece em Sapiranga

  • 06/02/2025
1

Smed promove reunião de alinhamentos para 2025

  • 05/02/2025
20241208_140013(0)

Sapiranga recebe Campeonato de Downhill nos dias 15 e 16 de fevereiro

  • 05/02/2025

Perguntas Frequentes