`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Semana do Meio Ambiente conscientiza estudantes e comunidade em Sapiranga
Escolas municipais, Cemeam e Cetrisa proporcionaram atividades educacionais
  • 10 de junho de 2019
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

A semana do dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, foi dedicada a conscientização sobre os cuidados com a natureza. Durante os cinco dias, a cidade contou com diversas atividades da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de Sapiranga, através do Departamento de Meio Ambiente (DMA) da Secretaria Municipal de Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade.”Foi uma semana de intensas atividades visando aquilo que hoje é muito importante: a conscientização. Precisamos cuidar da natureza e promover ações que sempre estejam voltadas para esse cuidado com meio ambiente e com a sustentabilidade”, enfatizou a prefeita Corinha Molling.

“Nós da Secretaria de Planejamento sempre damos apoio ao Departamento de Meio Ambiente e o Conselho Municipal de Meio Ambiente para realizar todo esse processo de educação ambiental”, pontuou o secretário municipal de Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade, Carlos Maurício Regla. “Assim como a coleta seletiva e a educação dos alunos a respeito do meio ambiente são importantes, nós da prefeitura também devemos nos preocupar com a questão ambiental. Em todas as obras que executamos no município levamos muito a sério o cuidado com o meio ambiente e as licenças ambientais”, finalizou Regla.

As ações iniciaram na segunda-feira, 3 de junho, com plantio de mais de 40 mudas de árvores nativas (araçá, aroeira mansa, ingá, guabiroba e ipê) na praça em frente a Escola Ayrton Senna na Avenida 20 de Setembro, bairro Voo Livre. O secretário municipal Regla e os técnicos do Departamento de Meio Ambiente Josué Claudio Metz, Maiara Oberherr e Maribel Oliveira realizaram o plantio com a participação dos alunos do quinto ano do Centro Municipal de Educação (CME) Ayrton Senna. Durante a atividade os estudantes receberam instruções dos professores e da equipe do DMA, sobre a seleção das mudas para o plantio, além dos cuidados para que elas se desenvolvam corretamente. A atividade contou ainda com a presença do vereador Sandro Seixas.

Teatro e palestras

Na terça-feira, 4 de junho, alunos dos 2.º anos das escolas municipais puderam apreciar no Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck, o espetáculo teatral “Lá na casa da vizinha”, apresentado pelo grupo Luz e Cena. A peça mostrou um futuro distante onde um grupo de crianças se depara com uma idosa chamada Dona Florarfauna, que mora junto à natureza e cuida da alimentação, faz exercícios e respeita os animais, as plantas e todos os seres vivos. A peça busca incentivar os cuidados com o meio ambiente, o lixo e a natureza.

A quarta-feira foi dia de palestras pela cidade. A Escola Municipal Ensino Fundamental (EMEF) Érico Veríssimo recebeu a visita do biólogo Cláudio Kreuning, que conversou com os alunos a respeito das águas-vivas. Já no Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam), a discussão foi sobre o tratamento de resíduos sólidos com a bióloga Drª. Natália Soares, que falou com trabalhadores da Recicooper – Cooperativa de Trabalho e Reciclagem de Sapiranga e alunos da Rede Municipal de Ensino, sobre o impacto das ações humanas no meio ambiente e como podemos colaborar na preservação do meio ambiente. “Se tratarmos adequadamente os nossos resíduos, as chances deles receberem um destino correto é maior, sendo processado e reciclado para a produção de um novo material. Desse modo economizamos recursos naturais”, salientou Natália.

Hora do Conto e visitas na CETRISA

Outras atividades aconteceram em diferentes locais do Município durante a semana. Os alunos das escolas municipais de Educação Infantil participaram de horas do conto com a temática ambiental. Uma delas, a Unidade de Educação Infantil do CME Ayrton Senna recebeu a visita de alunas do Instituto Estadual de Educação Sapiranga que se encarregaram de contar histórias para as crianças dos maternais 3A e 3B.

A Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Dona Lindu realizou a 4.ª Fashion Lixo, onde as professoras confeccionam roupas com as crianças a partir de materiais recicláveis, além de realizarem o plantio de flores e árvores na escola e distribuir sementes de hibisco para os alunos plantarem com os pais em casa. O Cemeam ainda recebeu, nos turnos da manhã e tarde, alunos das escolas municipais para desenvolvimento dos projetos ambientais “Plantas Mágicas”, “Água, Solo e Resíduos”, “Agricultura familiar” e “Ações de Reflorestamento”. A educadora ambiental Maribel Oliveira esteve presente na empresa Calçados Beira Rio, para uma palestra sobre o tratamento adequado de resíduos sólidos. E para finalizar a semana, alunos da Rede Municipal participaram na sexta-feira, 7, de visitas guiadas na Central de Triagem de Resíduos de Sapiranga (Cetrisa), onde os alunos puderam aprender sobre a correta separação e tratamento do lixo doméstico.

Categorias:

|

Últimas notícias

4

Reforma da UPA 24h se encaminha para a fase final

  • 14/03/2025
IMG_5808

Segunda turma do curso de costura de calçados forma 14 alunos na Escola do Sapato

  • 14/03/2025
20250311_094143

Cemeam recebe visita do Coletivo Educador de Taquara

  • 13/03/2025
WhatsApp Image 2025-03-13 at 13.38.01

Delegação de Sapiranga participa da 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente

  • 13/03/2025
Indústria e Comércio - matéria copiar

Últimas vagas para consultorias gratuitas para empresários de Sapiranga

  • 13/03/2025

Perguntas Frequentes