`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
SERVIÇO - Coleta de galhos e entulhos vai passar pela zona norte de Sapiranga
Secretaria de Obras e Serviços Urbanos iniciará a coleta nos bairros já nesta semana
  • 13 de junho de 2017
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos:

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

A Secretaria Municipal de Obras Públicas e Serviços Urbanos de Sapiranga está finalizando os trabalhos de recolhimento de entulhos e podas de árvores na zona sul da cidade (trabalho que atrasou devido às chuvas que se prolongaram por duas semanas na região) e já se prepara para dar início à coleta nos bairros da zona norte.

Foram concluídos os trabalho nos bairros Vila Nova, Santa Fé, Vila Irma , parte do São Luiz, faltando a passagem do caminhão no restante do São Luiz e nos bairros Floresta, Industrial e Fazenda Leão. Terminado este recolhimento, começam os trabalhos na zona norte da cidade, passando inicialmente pelos bairros Voo Livre, Amaral Ribeiro, Sete de Setembro, Horizonte, Ferrabraz e São Jacó.

RUAS LIMPAS

Um dos motivos do mutirão de recolhimento é o grande acúmulo de podas depositados em algumas ruas da cidade. Tradicionalmente, muitos moradores fazem podas nesta época do ano. O serviço prestado pela Prefeitura busca manter a limpeza das ruas, apesar de o Artigo 39 do Código de Posturas do Município de Sapiranga (instituído pela Lei Municipal N.º 2.393/1997, com última atualização feita neste ano) considerar que restos de terra, folhas e galhos devem ter sua remoção devidamente encaminhada por quem produz o entulho.

Alerta-se que são considerados entulhos restos de podas de árvores e de materiais de construção e madeira. Lixo doméstico não deve ser colocado junto – para isso existe a coleta normal que tem seu calendário no site da Prefeitura.

“A colaboração da comunidade é muito importante para que o serviço seja efetivo. É preciso entender que não se pode descartar o material de qualquer forma nas ruas, e é preciso prestar atenção à passagem das equipes, para que sejam mantidas limpas as ruas.” São recolhidas entre 20 e 30 cargas de entulho das ruas por dia. Mais informações pelo 3959-1014.

PODAS DE ÁRVORES

Apesar da crescente quantidade de restos de podas de árvores e plantas na cidade, o Departamento de Meio Ambiente alerta que as podas não devem ser feitas indiscriminadamente e precisam ser autorizadas. Em 2016, o Departamento de Meio Ambiente iniciou uma campanha educativa com distribuição de material informativo (clique aqui para conferir) sobre arborização urbana e notificação de indivíduos que tenham realizado a chamada poda drástica, que acaba matando a planta.

No material informativo, o cidadão pode encontrar, além de orientações sobre a poda correta, dicas de plantio e a importância e necessidade da arborização urbana. Nesta época muitas pessoas fazem a poda de árvores em pátios e no passeio público, uma prática cultural, que, se feita de forma errada, pode prejudicar o desenvolvimento da árvore e até causar a sua morte, além de produzir resíduos que, muitas vezes, são depositados irregularmente nas calçadas ou terrenos vazios. A poda drástica de árvores é considerada crime ambiental, gerando, inclusive, multas de R$ 500 a R$ 5.000 reais por exemplar podado, conforme a legislação vigente.


PODAR E NÃO PODAR

A Lei Municipal 2.361/97, que dispõe sobre a Política de Meio Ambiente de Sapiranga, traz que é expressamente proibido o corte e poda de árvores dos passeios públicos, praças e parques, bem como de espécies de árvores nativas localizadas nos terrenos privados sem a licença do órgão Municipal competente.

Quando a árvore se encontra no passeio ou área pública, o interessado deve protocolar um pedido junto ao Departamento de Meio Ambiente (DMA), solicitando a poda. Quando a árvore se encontra dentro do lote, o proprietário pode realizar a poda, mas removendo, no máximo, 30% da copa e é obrigação do mesmo dar o destino adequado para o material vegetal resultante da poda, conforme o artigo 39, da Lei Municipal 2.393/97.

A poda parcial de árvores é permitida quando há necessidade de conferir uma forma adequada de poda à árvore durante seu desenvolvimento, na presença de ramos doentes ou danificados, que estejam colocando em risco a segurança das pessoas ou edificações e quando os galhos estiverem em contato com a rede elétrica. Mais informações pelo 3599-9500, ramal 223.

Categorias:

|

Últimas notícias

IMG_7017

Alunos ainda podem se inscrever para as equipes de handebol de Sapiranga

  • 30/04/2025
card padrão - genérico - serviços no feriado - FOTO ATUALIZADA (1)

Serviços Municipais no feriado de 1º de Maio

  • 30/04/2025
20250423_091917

Competições de atletismo abrem os jogos escolares

  • 29/04/2025
1-entrega de sementes1

Famílias de agricultores recebem sementes do Programa Forrageiras

  • 29/04/2025
IMG_6888

Primeiro Desafio Ferrabraz atraiu competidores e grande público no sábado

  • 28/04/2025

Perguntas Frequentes