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Smed faz trabalho de preparação para a Olimpíada de Língua Portuguesa 2016
Professores receberam instruções sobre a olimpíada e aprenderam sobre poesias e crônicas
  • 28 de abril de 2016
  • 00:00

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Fotos: Hermes Reich/Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia: Hermes Reich/Departamento de Comunicação

Em ritmo de preparação para a Olimpíada de Língua Portuguesa 2016, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoveu nesta quinta-feira, 27 de abril, oficina sobre poemas e crônicas, com a ministrante e professora representante da Olimpíada de Língua Portuguesa Maria Imaculada Pereira. A educadora apresentou as várias formas de trabalhar o gênero poema nas salas de aula, mostrou aos professores como navegar no site da Olimpíada e a forma de distribuir as atividades, como textos e jogos de cada gênero de acordo com o ano em que o aluno está estudando.
A palestra teve casa cheia. Maria Pereira declamou poesias com suavidade e clareza, prendendo a atenção dos professores. “É muito importante que os professores participem da Olimpíada, pois o tema desta edição, intitulado O Lugar Onde Vivo, vai fazer com que os alunos se integrem mais com a realidade da comunidade”, comentou a ministrante.
Segundo a supervisora pedagógica da Smed Gisele Alcantara Barbosa, a atividade foi bastante intensa. “Realizamos tarefas práticas para aplicar nas salas de aula, e refletimos sobre o impacto da escrita na sociedade.”
A palestra aconteceu no auditório da Smed e abordou os três gêneros que são trabalhados no concurso (poesia, memórias e crônicas). Participaram da oficina 42 professores de Língua Portuguesa do 6.º ao 9.° ano, além de educadores do 5.° anos das escolas de Sapiranga.
A OLIMPÍADA
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso nacional de produção de textos para alunos de escolas públicas do 5.° ano do Ensino Fundamental ao 3.º ano do Ensino Médio. É uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação(Cenpec) e tem como meta melhorar o ensino da leitura e escrita nas escolas públicas do país. Esta 5.ª edição vai trabalhar o tema O Lugar Onde Vivo. A ideia é proporcionar ao estudante a oportunidade de aprofundar seu conhecimento sobre os acontecimentos da sua comunidade, entendendo a realidade onde vive e contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.
QUEM PARTICIPA
Professores e alunos da rede pública
5.º ano do Ensino Fundamental ao 3.º ano do Ensino Médio
CATEGORIAS
Poema : 5.º e 6.º anos do Ensino Fundamental
Memórias literárias: 7.º e 8.º anos do Ensino Fundamental
Crônica: 9.º ano do Ensino Fundamental e 1.º ano do Ensino Médio
Artigo de opinião: 2.º e 3.º anos do Ensino Médio
PREMIAÇÃO
– 500 alunos semifinalistas e seus professores :
medalha, livros e participação em oficinas culturais e de formação
152 alunos finalistas e seus professores:
medalha e 1 tablet. Escolas dos alunos vencedores receberão placa de homenagem
28 professores semifinalistas, vencedores na categoria Relato de Prática: 1 notebook
20 alunos vencedores e seus professores: medalha, 1 notebook e 1 impressora. Escolas dos alunos vencedores: 10 computadores, 1 impressora, 1 projetor, 1 telão para projeção e livros.
CALENDÁRIO
30 de abril é o prazo final para a inscrição do professor e adesão das secretarias de educação
Agosto
8 – Último dia da realização das oficinas nas escolas
10 – Inicio da Etapa Escolar (Comissão Julgadora Escolar)
19 – Fim da Etapa Escolar (Comissão Julgadora Escolar ). Último dia para as escolas enviarem os textos
23 – Início da Etapa Municipal (Comissão Julgadora Municipal)
Setembro
9 – Fim da Etapa Municipal (Comissão Julgadora Municipal)
16 – Início da avaliação dos textos(avaliação virtual – cadastro dos avaliadores + distribuição dos textos nas Ufs)
25 – Fim da avaliação dos textos (avaliação virtual – cadastro dos avaliadores + distribuição dos textos nas UFs)
26 – Início da Etapa Estadual (Comissão julgadora estadual – encontro presencial)
Outubro
11 – Fim da etapa estadual ( Comissão julgadora estadual – encontro presencial)
25 – 1.ª etapa semifinal (1.ª oficina + CJ Regional de textos + CJR de Relatos de Prática)
26 – 1.ª etapa semifinal (1.ª oficina + CJ Regional de textos + CJR de Relatos de Prática)
27 – 1.ª etapa semifinal (1.ª oficina + CJ Regional de textos + CJR de Relatos de Prática)
Novembro
7 – 2.ª etapa semifinal (1.ª oficina + CJ Regional de textos + CJR de Relatos de Prática)
8 – 2.ª etapa semifinal (1.ª oficina + CJ Regional de textos + CJR de Relatos de Prática)
9 – 2.ª etapa semifinal (1.ª oficina + CJ Regional de textos + CJR de Relatos de Prática)
3.ª etapa semifinal (1.ª oficina + CJ Regional de textos + CJR de Relatos de Prática)
10 – 3.ª etapa semifinal (1.ª oficina + CJ Regional de textos + CJR de Relatos de Prática)
11 – 3.ª etapa semifinal (1.ª oficina + CJ Regional de textos + CJR de Relatos de Prática)
16 – 4.ª etapa semifinal (1.ª oficina + CJ Regional de textos + CJR de Relatos de Prática)
17 – 4.ª etapa semifinal (1.ª oficina + CJ Regional de textos + CJR de Relatos de Prática)
18 – 4.ª etapa semifinal (1.ª oficina + CJ Regional de textos + CJR de Relatos de Prática)
29 – Etapa nacional (Comissão Julgadora Nacional)

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