`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Smed forma mais quatro turmas dos cursos gratuitos de informática
Curso é iniciativa para a capacitação da comunidade e geração de oportunidades e inclusão social
  • 22 de setembro de 2016
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos:

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

O Município de Sapiranga formou nesta noite de quinta-feira, 22 de setembro, quatro novas turmas que completaram o Curso de Informática Básica para a Comunidade, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação de Sapiranga (Smed). A cerimônia que teve início às 18h30, no Auditório Jacobina Maurer, no prédio da Smed, teve a presença do prefeito em exercício Jairo Renner, da secretária municipal de Educação Maria Fátima de Souza, do diretor do Departamento de Informática Everaldo Alves Mariano, da coordenadora de Informática Aline Vigolo, da professora do Curso de Informática Alessandra dos Reis, formandos e familiares.
A cerimônia teve a apresentação do grupo musical de estudantes da Unidade de Ensino Fundamental (UEF) do Centro Municipal de Ensino (CME) Dr. Décio Gomes Pereira, que deu um tom artístico-cultural à solenidade.

DEPOIMENTOS
Entre os formandos está a estudante do segundo semestre de Magistério Maria Eloisa Vianna, que buscou no curso uma maneira de aprender a utilizar novas ferramentas. “Resolvi fazer o curso porque faço magistério queria ter mais ferramentas para trabalhar. Trabalhei durante muitos anos com o computador, mas não sabia operá-lo realmente. Hoje, estou fazendo magistério, e uso muito o computador. E a professora é ótima, paciente”, contou a moradora do bairro Sete de Setembro.
A grande expectativa dos formando era pela entrega dos diplomas, principalmente dos alunos da terceira idade. “Hoje,stou bem ansiosa só esperando pelo certificado. Apesar dos meus 70 anos, sempre estou disposta a aprender”, falou Almerinda Barbosa. Também na expectativa de ter seu nome chamado, Maria de Lourdes Soares, 69 anos, comemorou a conquista. “É muito bom conquistar algo tão importante depois de certa idade. Fiz o curso porque sentia a necessidade de me reintegrar no mundo, pois estava isolada. Porém, agora, estou redescobrindo o mundo.”

O Curso de Informática Básica, que teve o início das aulas em março deste ano, formou 33 alunos na noite desta quinta-feira, a maioria da terceira idade. “As aulas de informática, além de ensinar, também serviram para os alunos que não tinham intimidade com o computador a perder o medo desta tecnologia. Hoje, a Informática é uma forma de inclusão social. Com a conclusão do curso, eles, alunos, já estão aptos a utilizar a ferramenta como instrumento de estudo e trabalho”, destacou Alessandra dos Reis.

As turmas que se formaRAm neste mês de setembro iniciaram as aulas em março deste ano. Em julho, mais uma edição dos cursos teve início com turmas também para a terceira idade e comunidade, com formatura prevista para o final do ano.

Leia mais:

Não foi possível encontrar outras notícias.

Categorias:

|

Últimas notícias

3

Secretaria de Indústria, Comércio e Tecnologia fecha 2025 com números expressivos

  • 07/01/2026
Design sem nome

Inscrições abertas para o Campeonato Municipal de Futsal 2026

  • 06/01/2026
Calendário Descarte 2026 - bairros mapa_1

Descarte de galhos e entulhos: bairros Vila Irma e Santa Fé

  • 03/01/2026
iptu 2025 digital 5 foto ok original carrossel 2 - apenas carrossel CARD 1

IPTU 2026 passa a ser 100% digital

  • 02/01/2026
comunicado parada programada Atualizar site - Serviço NFSe feed

Parada programada no sistema de Nota Fiscal Eletrônica

  • 30/12/2025

Perguntas Frequentes