`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Tag rugby reúne 170 alunos no 1.º torneio interescolar do esporte no município
Ginásio da Escola 1.º de Maio recebeu estudantes de 9 escolas municipais para o Festival de Tag Rugby
  • 4 de novembro de 2015
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Julia Viana/Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia: Julia Viana/Departamento de Comunicação

Estudantes lotaram o ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental 1.º de Maio, no bairro São Luiz, para as partidas do 1.º Festival de Tag Rugby de Sapiranga, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, com apoio da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) e do time sapiranguense Maragatos Rugby Club. Na tarde desta quarta-feira, 4 de novembro, cerca de 170 alunos de 26 equipes das escolas municipais sapiranguenses entraram em quadra para praticar o tag rugby, jogo introdutório ao rugby, um dos esportes mais praticados no mundo.
Mesmo sendo uma modalidade mais leve, mais adequada para crianças e iniciantes no esporte, o tag rugby conquistou os estudantes das escolas municipais de Sapiranga. Desde maio deste ano a modalidade está incluída na grade curricular e a Smed organizou uma formação especial sobre o esporte para professores de Educação Física. “Foram quatro encontros com os professores na própria EMEF 1.º de Maio, onde eles tiveram aulas junto ao instrutor da CBRu”, lembra a supervisora de Educação Física da Smed, Isabel Heineck. Os educadores receberam aulas sobre fundamentos e regras comandadas pelo instrutor Lucas Toniazzo, da Federação Brasileira de Rugby (CBRu).
Na tarde desta quarta-feira, sob o apito dos membros do Maragatos Rugby Club, as equipes das escolas EMEF 28 de Fevereiro (com 19 alunos), EMEF 1.º de Maio (56 alunos) CME Érico Veríssimo (18 alunos), EMEF Anita Lydia Wingert (30 alunos), EMEF Theno Strassburger (10 alunos), EMEF Oscar Felix da Silva (10 alunos), CME Ayrton Senna (18 alunos), EMEF Pastor Rodolfo Saenger (78 alunos) e EMEF Floresta (20 alunos) colocaram em prática o resultado da formação e das aulas dadas pelos professores de Educação Física. Segundo Izabel, as equipes vencedoras do festival participarão de um torneio com escolas de Novo Hamburgo, Esteio, Caxias, Guaíba, Ivoti, Porto Alegre, Estrela e Lajeado, que ocorrerá em 10 de novembro, no último encontro esportivo intermunicipal do ano, no Clube Atiradores em Novo Hamburgo.
RECEPÇÃO POSITIVA
Para os educadores, a recepção do esporte, uma novidade para muitos alunos, foi muito positiva. “Os alunos receberam muito bem o tag rugby, e ficaram muito interessados, dos menores aos alunos dos anos finais. Se observa um interesse que dá uma opção fora do usual, das tradicionais práticas do futsal, vôlei e handebol”, conta a professora Adriana Roos, da Escola Érico Veríssimo. Adriana coloca que “a formação foi muito boa para quem, como eu, ainda não tinha contato com o esporte”. Seus alunos do 5.º ano, participantes do torneio, comprovam o que diz a educadora: “Achamos muito legal. E agora, além do futebol, queremos jogar rugby também”, contam os alunos Dionatan Vieira de Souza, Guilherme Souza da Silva, Kelvin Maicon Dambroz, Lucas Almeida Fernandes, Thomas Polo e Wellyton Gallas Dias de forma unânime. E por ter conquistado os alunos, segundo Isabel, o rugby também estará presente na grade de competições da 23.ª edição dos Jogos Escolares, em 2016.
O RUGBY NAS ESCOLAS
Desde maio deste ano, a Smed oferece aos professores de Educação Física da rede municipal de ensino uma série de oficinas de tag rugby, modalidade de iniciação do rugby para crianças em que não há contato físico, como uma formação aos educadores sobre o esporte. Foram quatro encontros com exposição de fundamentos e regras, assim como aulas práticas ministradas pelo instrutor Lucas Toniazzo, da Federação Brasileira de Rugby (CBRu). Ao todo, a formação teve um total de 20 horas/aula e a participação de 10 professores concluintes, de um total de 15 que iniciaram a formação. O esporte, que surgiu na cidade inglesa de Rugby em 1823, foi incorporado neste ano na grade escolar municipal, o que motivou a capacitação dos professores para que o esporte fosse praticado com qualidade pelos alunos.

Categorias:

|

Últimas notícias

IMG_4481

Projeto Vocações inicia quinta edição com foco em tecnologia

  • 23/04/2025
Programa Ilumina Sapiranga inicia modernização da iluminação pública (2)

Programa Ilumina Sapiranga inicia modernização da iluminação pública

  • 22/04/2025
WhatsApp Image 2025-04-15 at 15.17.34 (1)

Transição para novo sistema de gestão pública inicia na próxima semana

  • 21/04/2025
WhatsApp Image 2025-04-16 at 17.04.16

Evento reúne famílias de alunos atípicos para discutir resultados e continuidade do Proami

  • 18/04/2025
card concurso jingle 2025

Concurso vai eleger jingle da Turma do Fiscalito

  • 17/04/2025

Perguntas Frequentes