`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Turno integral ampliado para mais duas escolas de Ensino Fundamental em Sapiranga
Emef Balduíno Wasem e 25 de Julho ficam na área rural do município
  • 19 de fevereiro de 2025
  • 17:01

Compartilhe:

O ano letivo de 2025 iniciou com a novidade do turno integral (ou tempo integral) para os alunos da Emef Balduíno Wasem e da Emef 25 de Julho, ambas com turmas multisseriadas e que ficam na Zona Rural de Sapiranga. O município já possui outras duas Emefs com a implantação deste formato, Emef Maria Emília de Paula e Emef La Salle. A ampliação para mais duas escolas faz parte do planejamento de qualificar cada vez mais o ensino na cidade.

Em uma análise simplista o turno integral é somente a extensão do horário da permanência do aluno na escola para o dia todo, assim como já acontece na Educação Infantil. No entanto, essa medida é muito mais ampla, possibilitando uma gama de aprendizagens e vivências ao aluno. “ Para os alunos, esse formato é ainda mais enriquecedor. Eles terão o aprendizado padrão, digamos, o que está em currículo, mas também têm os projetos, em diversas áreas”, destaca a diretora da Emef Balduíno Wasem, Maricela Schuck. As oficinas no turno da tarde são de música, xadrez, badmington, manejo da horta, meditação, teatro, dança, entre outras atividades.

Nas duas escolas os alunos chegam de transporte escolar, e por isso no Balduíno Wasem – que fica na Localidade da Bela Hu – as aulas iniciam mais cedo, 7h30. O mesmo ônibus leva outros alunos até a Picada São Jacó, no 25 de Julho, e por isso lá as aulas começam por volta das 8h30. Mas o cronograma não é prejudicado já que a saída também ocorre em uma escola 15h e na outra 16h. Atualmente no Balduíno são 16 alunos, divididos em duas turmas multisseriadas do Jardim A ao 5º ano. Mesmos anos que 25 de Julho comporta, porém para 31 alunos. “Eles estavam super ansiosos para a novidade do turno integral e a adaptação nesta primeira semana está sendo muito boa. E das famílias também, alguns pais contatam pra saber, se estão bem, se comeram bem no almoço e é normal essa preocupação”, comenta Ana Cristina Winter que é diretora da Emef 25 de Julho.

Em breve, novo componente curricular

As duas escolas, embora sejam as menores em número de matrículas, não são prejudicadas em relação às habilidades trabalhadas e nem ao acesso dos estudantes aos projetos da Rede Municipal. . Eles possuem aulas de inglês, informática e educação física, como os alunos de outras escolas e terão outra novidade: o ensino do alemão. “Temos já alguns alunos que falam em casa o Hunsrück, o dialeto alemão antigo, mas agora com as aulas e um professor da língua acompanhando e ensinando a escrita será um conhecimento muito importante”, salienta Maricela. “Essa iniciativa do alemão é mais uma ferramenta para que o aluno aqui dessa região não perca as suas raízes. É uma integração importante entre a escola e as famílias”, defende Ana. A Secretaria de Educação (Smed) está na fase de contratação do professor de Língua Alemã.

Texto e foto: Cláudia Silva 

Leia mais:

Não foi possível encontrar outras notícias.

Categorias:

|

Últimas notícias

IMG_6922

Morro Ferrabraz sedia Campeonato Sul Brasileiro de Asa Delta neste fim de semana

  • 19/11/2025
IMG_5607

Saúde realiza entregas das primeiras próteses dentárias

  • 19/11/2025
REFISA 2025 CONTAS EM DIA - com IPTU card

IPTU 2025 já pode ser regularizado com o programa Refisa

  • 19/11/2025
card padrão - genérico - serviços no feriado_1920x1350px

Confira os serviços municipais no feriado da Consciência Negra

  • 19/11/2025
nATAL ARQUIVO

Natal das Rosas terá concurso de decoração natalina

  • 18/11/2025

Perguntas Frequentes