`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Uma cidade bem cuidada também passa pela responsabilidade da comunidade
Uma cidade bem cuidada também passa pela responsabilidade da comunidade
  • 18 de julho de 2022
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Vitória Severo / Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia: Marina Staudt / Departamento de Comunicação

Cuidar da conservação dos diversos espaços da cidade é um ato de cidadania e amor por Sapiranga. Isso pode ser visto através da Família Haag, residente da Rua Maquiné do bairro Amaral Ribeiro. A moradora Rosângela Dieterich Haag, 56 anos, aposentada, e seu esposo Daniel Haag, 58, também aposentado, trabalham em conjunto com seus vizinhos para manter o local onde moram bem cuidado, limpo e florido.

A rua tem poucos moradores e a maioria são da mesma família, por isso, o casal estimula o cuidado junto de cada um que vive ali. “Cada um pode cuidar da frente da sua casa, quem mora é a gente”, comentou Rosângela. A iniciativa ocorre desde fevereiro e o resultado já é visível. Com seus vasos de flores coloridas plantadas, o local chama a atenção de quem passa por ali.

A ideia surgiu depois da recuperação de Daniel, que lutou contra a Covid-19. “Ano passado eu peguei Covid e fiz uma promessa, que de agora em diante, os cuidados da rua seriam comigo”, destacou Daniel. Ele ainda comenta que o trabalho inicial foi desgastante, levou em torno de oito horas para realizar, mas agora, manter o espaço sempre bem florido, não leva nem uma hora.

Com o apoio dos moradores, Rosângela e Daniel foram embelezando ainda mais o caminho em que vivem. Com isso, a Rua Maquiné ganhou vida nova! Eles capinam os matos que cria na rua e nas calçadas, pintam os cordões, mantem os vasos de flores limpos e sempre com plantas novas.

Diariamente as equipes da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Serviços Urbanos, estão nas ruas da cidade realizando serviços de limpeza, coleta e manutenção, buscando deixar a cidade mais limpa e bem cuidada. Esse trabalho, só se torna viável e efetivo, com o apoio da comunidade, cuidando do que já foi feito para manter a cidade sempre organizada.

A rua antes era assim:

Hoje, ela está assim:

Um pouco de zelo pelos espaços públicos já pode ser um longo caminho andado, cuidando das ruas, a comunidade ajuda a construir uma cidade mais organizada. Confira algumas ações que ajudam a manter a cidade limpa:

Não jogar lixo nas ruas. Ao gerar qualquer tipo de resíduo, procure a lixeira mais próxima para fazer o descarte correto.

Amarre bem os sacos plásticos. Quando os coletores passam, as vezes sacolas mal amarradas podem arrebentar.

Varrer a própria calçada. Este ato simples, contribui para a redução da sujeira. A limpeza mantém a passagem livre e previne o acúmulo de lixo que poderia parar em valas e bueiros.

Descartar resíduos apenas no dia da coleta e separados corretamente. Providencie lixeiras domésticas exclusivas para cada tipo de lixo, colocando os restos de alimentos em um local e as embalagens secas em outro. Deixe para colocar nas lixeiras externas, apenas no dia de coleta do seu bairro. Confira o calendário: http://www.sapiranga.rs.gov.br/servico/view/22/coleta-de-lixo

Leia mais:

Não foi possível encontrar outras notícias.

Categorias:

|

Últimas notícias

comunicado parada programada Atualizar site - Serviço NFSe feed

Parada programada no sistema de Nota Fiscal Eletrônica

  • 30/12/2025
POPUP fotos de artifício PROIBIDOS 3 popup

Lembre-se: comemore sem fogos de artifício sonoros

  • 30/12/2025
IMG_0516

Saúde encerra 2025 com ampliação de acesso, alto volume de atendimentos e fortalecimento da atenção especializada

  • 30/12/2025
PMS05569

#SapirangaPremia entrega R$ 85 mil reais no quarto ano de campanha

  • 30/12/2025
WhatsApp Image 2025-12-29 at 17.39.45

Regularização fundiária avança e 2025 registra melhor resultado dos últimos anos

  • 29/12/2025

Perguntas Frequentes