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UPA de Sapiranga completa um mês de funcionamento atendendo expectativas
Unidade de Pronto Atendimento atende mais de 350 pessoas/dia e investe na qualificação
  • 28 de março de 2016
  • 00:00

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Fotos: Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia: Julia Viana/Departamento de Comunicação

A decisão de abrir a UPA 24 Horas de Sapiranga, mesmo em meio à incerteza de verbas do Estado e União, que não vêm cumprindo os repasses de recursos e até medicamentos, se mostrou acertada após avaliação de um mês de funcionamento do espaço. Inaugurada em 22 de fevereiro (sob forte comoção) e aberta ao atendimento no dia 23, o balanço do primeiro mês da UPA é positivo, seja em relação ao espaço, à mudança no trabalho de acolhimento e nas rotinas de atendimento. De acordo com o secretário de Saúde Emerson Leite, “a UPA é um ‘equipamento’ novo dentro da Secretaria de Saúde, com a missão de acolher e ser resolutivo junto às urgências e emergências. Me deixa feliz vendo que ele está tendo êxito na sua proposta. Os usuários que encontram acolhimento da unidade elogiam a estrutura, o atendimento, o comprometimento dos profissionais, o conforto das instalações, o espaço físico de forma geral e a agilidade dos processos pós triagem do paciente”. O trabalho ainda deve ser aprimorado, principalmente com cursos de capacitação (que vêm ocorrendo semanalmente dentro da Saúde) para buscar um atendimento cada vez melhor. A prefeita Corinha Molling demonstra satisfação com os resultados iniciais da UPA bancada pelo Município. “Tínhamos convicção de que o Município deveria abrir o espaço, mesmo sabendo que a Prefeitura só tinha a certeza de contar consigo própria para pagar os custos da unidade que demorou um ano para ser aberta devido à falta de verbas para equipamentos que o governo federal deveria ter repassado no início de 2015 e que só chegaram no final do ano. Mas, nesta avaliação do primeiro mês, temos a certeza de que a decisão em abrir o espaço à população foi acertada.”
São mais de 350 atendimentos diários, e segundo a coordenadora da unidade, Jussara Farias, as expectativas foram alcançadas com sucesso. “A UPA está atendendo as expectativas dos funcionários, médicos e usuários. Há uma grande motivação e comprometimento dos profissionais que atuam na unidade no sentido de que seja prestado um serviço que atenda aos anseios da comunidade, propiciando indistintamente um atendimento digno e eficiente às pessoas que necessitarem do serviço.”
A qualificação dos funcionários foi também uma constante, não só no primeiro mês, mas, como afirma o secretário Leite, mas é uma medida que deve acompanhar sempre o trabalho na Unidade de Saúde. No início do mês, por exemplo, profissionais da UPA participaram de curso, realizado na própria unidade, sobre procedimentos de urgência, conhecendo mais detalhes sobre o manuseio de desfibriladores e procedimentos de entubação.
De acordo com Leite, o investimento em qualificação é uma das prioridades. “É o primeiro passo rumo a uma evolução contínua desta UPA no atendimento ao cidadão sapiranguense. É importante dizer que a UPA é um equipamento vivo, composto por diversos atores, que estão em contante processo de atualização, este é um diferencial. Já foi realizado um curso de urgência e emergência para a equipe de enfermagem, curso de manejo de paciente para os técnicos de enfermagem, e, seguindo o cronograma, será realizado um curso de urgência e emergência para os médicos da UPA, dentro da própria unidade. Ou seja, persegue-se a atualização contínua e constante dos profissionais que atuam na unidade, para que eles estejam sempre preparados para resgatar vidas.”
TRIAGEM APROVADA
Além de atendimentos acompanhados de aparelhagem moderna e equipe capacitada, a UPA também trouxe um sistema de atendimento diferenciado, com classificação de risco que se baseia na condição do paciente (gravidade da situação), e não pela ordem de chegada, como era feito o atendimento na antiga unidade de Pronto Socorro. Na triagem por classificação de risco, como é chamado o sistema, o paciente é recebido na unidade por um profissional da Saúde que avalia os sintomas e classifica a pessoa conforme a necessidade de emergência/urgência, sendo classificado por cor. A vermelha é de Emergência para casos de risco imediato à vida (que devem ter atendimento imediato); laranja é Muito Urgente para risco significativo ao paciente (atendimento em até 10 minutos); amarela é Urgente para casos com risco de agravamento do quadro (atendimento em até 60 minutos); verde é Pouco Urgente para casos de baixo risco de agravamento do quadro (atendimento em até 120 minutos) e azul é Não Urgente para pacientes de casos sem risco de agravo à saúde (atendimento em até 240 minutos).
“O protocolo de risco esta funcionando sem dificuldades de compreensão pelos usuários. Contudo, há expressiva procura pelo atendimento de pessoas que apresentam um quadro clínico que poderiam facilmente procurar as Unidades Básicas de Saúde (casos classificados como verde e azul)” informou a coordenadora, ressaltando que o problema deve ser minimizado com as orientações dos profissionais que atendem na UPA aos pacientes. As raras reclamações, normalmnete, se referem a este problema de pessoas com problemas menos graves e que não têm prioridade no atendimento para que casos mais graves sejam atendidos rapidamente.
Localizada entre as ruas José de Alencar e Euclides da Cunha, na divisa entre os bairros Sete de Setembro, Centro e São Jacó, a UPA 24 horas tem previsão de melhoras nos serviços. Ainda que repasses federais sejam incertos, a Secretaria Municipal de Saúde segue investindo na qualidade do atendimento, contratando, inclusive, mais profissionais para compor o corpo de funcionários da unidade. Além disso, a coordenadora Jussara Farias lembra que teve início o processo de instalação e montagem do novo aparelho de Raio-X, que deve passar a operar ainda no próximos dias. A prefeita Corinha ressalta que “a qualidade desse serviço é o nosso foco principal, e vamos continuar trabalhando pela comunidade”.

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