`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
UPA de Sapiranga completa uma semana com média de mais de 350 atendimentos diários
A recém-inaugurada Unidade de Pronto Atendimento recebe elogios de usuários e funcionários
  • 1 de março de 2016
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia: Julia Viana/Departamento de Comunicação

A UPA 24 horas de Sapiranga, inaugurada na última segunda-feira, 22 de fevereiro, e aberta ao público no dia 23, completou uma semana de funcionamento com bons resultados e elogios da população. Segundo o secretário municipal de Saúde, Emerson Leite, entre os usuários e funcionários da Unidade de Pronto Atendimento é notável a aprovação tanto no funcionamento, quanto no atendimento. “Tenho ido à UPA para verificar o andamento dos trabalhos e conversar com usuários e funcionários. Entre os pacientes foi unânime a opinião positiva sobre o novo espaço, principalmente pela mudança em relação ao antigo atendimento. Já os funcionários elogiam e contam que estão felizes por agora conseguir atender a comunidade com equipamentos novos e de qualidade nos serviços proporcionados pelo Município.” O novo espaço da saúde na cidade, amplo e moderno, prioriza casos de emergência e urgência da cidade com acolhimento de classificação de risco para agilizar os trabalhos e melhor atender os pacientes.
A prefeita Corinha Molling vem destacando a UPA como uma conquista importante, bancada pelo Município, em uma amostra de que Sapiranga é hoje uma cidade com as finanças equilibradas, apesar do cenário negativo do País. “Enquanto muitas cidades estão fechando hospitais, Sapiranga abriu um complexo de saúde para atender centenas de pessoas diariamente. É uma prova de gestão e comprometimento com a população, já que passamos um ano batalhando pelas verbas federais para abrir a UPA, e agora, mesmo sabendo do alto custo de manutenção – mais de R$ 820 mil mensais – e da falta de repasses do governo federal, abrimos este espaço para a saúde assumindo estas despesas, que certamente serão cobradas da União e do Estado, pois é responsabilidade deles repassar recursos para o funcionamento das UPAs.” O secretário Emerson Leite reforça que com o custo mensal da manutenção da UPA, em pouco mais de um trimestre daria para se construir outra unidade. “O gasto com a manutenção destas unidades é muito mais complicado que o da construção. Por isso o temor de outras prefeituras em bancar as UPAs.”
SUCESSO E REFORÇO
Para o secretário Emerson Leite, “a primeira semana da UPA foi um sucesso. Em primeiro lugar, pelo impacto da mudança de ambiente e de equipamentos. Existem ainda algumas questões de adaptação ao protocolo de atendimento (Sistema de Classificação de Risco), que, destacamos, é feito por profissionais capacitados.”. Em uma semana de funcionamento, dentro de um regime de 24 horas por dia, 7 dias por semana, segundo o titular da Saúde, foram mais de 350 pessoas atendidas diariamente. A coordenadora da unidade, Jussara Farias, destaca que “as equipes que atuam na prestação do atendimento na UPA já se familiarizaram com as instalações e equipamentos do ambiente de trabalho. A UPA conta com equipamentos de última geração, que resultam na eficiência dos diagnósticos e na solução mais rápida e adequada dos quadros clínicos apresentados pelos usuários”.
Com o sucesso e alto número de atendimentos, o serviço será reforçado, aumentando-se a atual equipe da UPA (que conta com 124 funcionários, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, vigilantes, motoristas, auxiliar administrativo e serviços gerais) com a contratação de novos enfermeiros. “Estamos tendo ótimos resultados e um parecer positivo da população. E para que esse atendimento continue bom, eficiente e de alta qualidade, estamos contratando novos funcionários, selecionados a partir de concurso público, reforçando o atendimento”, informou Leite.
MELHOR ATENDIMENTO
Além do reforço na equipe, a Secretaria de Saúde destaca o treinamento constante dos funcionários da Unidade de Pronto Atendimento na qualificação do atendimento ao público. “Os servidores que atuam na UPA se submeteram – , ainda se submetem – a treinamentos que buscam o aprimoramento do atendimento. Essa qualificação tende a melhorar cada vez mais o serviço prestado”, informou a coordenadora Jussara. “E com vistas à excelência do atendimento, estamos aceitando sugestões e reclamações através de formulários próprios que são fornecidos na recepção da UPA. Essa é uma conquista da comunidade sapiranguense, e, portanto, todos podem dar sua contribuição para que seja prestado um serviço eficiente e de qualidade.”
A UPA de Sapiranga está instalada em área central da cidade, de fácil acesso, na quadra entre a Avenida Mauá e as ruas José de Alencar e Euclides da Cunha. O atendimento a pacientes é feito na entrada pela Rua José de Alencar, onde ocorre a triagem através do acolhimento com Classificação de Risco. Na entrada da Avenida Mauá ocorre a entrada das ambulâncias para os atendimentos de emergência.

Categorias:

|

Últimas notícias

6

Moradores do Loteamento Osvaldo Martins celebram regularização fundiária após décadas de espera

  • 23/04/2025
IMG_4481

Projeto Vocações inicia quinta edição com foco em tecnologia

  • 23/04/2025
Programa Ilumina Sapiranga inicia modernização da iluminação pública (2)

Programa Ilumina Sapiranga inicia modernização da iluminação pública

  • 22/04/2025
WhatsApp Image 2025-04-15 at 15.17.34 (1)

Transição para novo sistema de gestão pública inicia na próxima semana

  • 21/04/2025
WhatsApp Image 2025-04-16 at 17.04.16

Evento reúne famílias de alunos atípicos para discutir resultados e continuidade do Proami

  • 18/04/2025

Perguntas Frequentes