`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Vacinação contra a febre aftosa segue até 31 de maio
Primeira etapa de imunização dos rebanhos para 2018 começou em 1.º de maio
  • 7 de maio de 2018
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia:

A vacinação contra a febre aftosa começou em 1.º de maio para produtores rurais em Sapiranga. Para imunizar o rebanho bovino e bubalino contra a febre aftosa os produtores sapiranguenses terão que comprar as vacinas em postos autorizados (já que em 2015, o Estado suspendeu a distribuição gratuita das doses) nas cidades de Novo Hamburgo, Dois Irmãos, Portão, Taquara, além de Porto Alegre. O comprovante da vacina deverá ser apresentado das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30, no Posto da Inspetoria Veterinária, na Avenida João Corrêa, 808, 3.º andar (prédio da Biblioteca Municipal e Câmara de Vereadores), no Centro de Sapiranga.

Na primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul, que compreende o período de 1.º a 31 de maio devem ser vacinados 4.061 bovinos e 68 bubalinos em Sapiranga. Quem não vacinar seus rebanhos está sujeito a multa de 60 UPF (Unidade Padrão Fiscal), acrescida a mais uma UPF por animal, conforme Decreto Estadual n.° 52.434/15. Além disso, a propriedade pode ser interditada até a devida regularização da situação. Os proprietários, mesmo os que não possuem animais para a vacinação, também devem comparecer à Inspetoria Veterinária para atualização do seu rebanho, assim como, a não observância das regras e prazos estipulados implicará em sanções estabelecidas pela Lei Estadual n° 13.467/2010.

FEBRE AFTOSA
A febre aftosa é uma doença viral altamente infecciosa provocada por vírus da família Picornaviridae, gênero Aphthovirus, que atinge animais bovinos, ovinos, caprinos e porcos. O contágio se dá pelos animais infectados, contatos com secreções, vetores móveis (homens e animais domésticos) em contatos com os animais contaminados e veículos e equipamentos nas mesmas condições.

SINTOMAS
O período de incubação em animais vivos e não vacinados é de 2 a 14 dias. Passando o período, começam a aparecer sintomas vesículas e aftas nas mucosas e língua, feridas no úbere e nos cascos. Nos primeiros dias antes da manifestação das feridas os animais apresentam falta de apetite, calafrios, febre e redução da produtividade de leite. Após a manifestação das aftas o animal não consegue se alimentar ou caminhar, ficando estressado e fraco.

Categorias:

|

Últimas notícias

20241019_082009

Emef Anita recebe evento Esporte e Lazer para a Comunidade

  • 14/05/2025
CARD DESCARTE DE PERFUROCORTANTES 2 a

Atenção com o descarte de materiais perfurocortantes domiciliares

  • 14/05/2025
Plano Municipal da Primeira Infância avança com escuta às crianças (crédito Bruna Bernardo) (1)

Plano Municipal da Primeira Infância avança com escuta às crianças

  • 13/05/2025
EDIÇÃO DE FOTOS (6)

Jovens entre 9 e 19 anos já podem se vacinar contra o HPV

  • 12/05/2025
WhatsApp Image 2025-05-05 at 18.30.47

Campanha do Agasalho 2025 inicia na próxima semana

  • 10/05/2025

Perguntas Frequentes