`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente acontece em Sapiranga
No evento, 10 munícipes foram escolhidos como representantes para a conferência estadual.
  • 6 de fevereiro de 2025
  • 13:02

Compartilhe:

Na última quarta-feira, 5, ocorreu a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente em Sapiranga, com o tema “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”. O evento recebeu autoridades e comunidade no plenário da Câmara Municipal de Vereadores para discutir propostas de ações ambientais e definir dez representantes para a conferência estadual, que ocorre nos dias 11 e 12 de março. O vice-prefeito Caleb Santos recepcionou o público em seu discurso, seguido do secretário de Meio Ambiente e Preservação Ecológica Éderson Klein.

Em sua fala, Éderson abordou a importância de associarmos a emergência climática aos períodos de estiagem, para além das inundações e deslizamentos de terra. “Hoje estamos presenciando um dia quente, uma forte onda de calor, que intensifica esse período de escassez e também traz sérios prejuízos para a população”, ressaltou.

O secretário Éderson Klein também destacou a importância da participação da comunidade na elaboração de propostas que serão apresentadas aos governos estadual e federal e aproveitou o momento para questionar o público presente. “Nós seres humanos causamos impactos ambientais, muitas vezes não percebidos. Então a pergunta que fica é: o que você vem fazendo para minimizar os impactos gerados na sua casa?”

Após a abertura oficial, o evento seguiu para uma dinâmica de grupos de trabalho para que os participantes pudessem ler o material produzido, trocar ideias de propostas e escolher seus representantes.

 

Os delegados eleitos para a etapa estadual são:

Angela Cristina Schumacher – Sociedade civil

Antoninho Alves Portilho – Sociedade civil

Ariana Rocha de Menezes – Sociedade civil

Camila de Almeida Godois Cruz – Setor privado

Éderson André Klein – Poder público municipal

Maria Elete Viana Farias – Sociedade civil

Maribel Oliveira – Poder público municipal

Mateus Farias de Mello – Poder público municipal

Mirco Coronetti – Poder público municipal

Trajano Almeida Naissinger – Sociedade civil

 

A Conferência do Meio Ambiente, nos âmbitos municipal, estadual e nacional, é uma oportunidade de o país discutir a emergência climática, incentivar a participação e ouvir a população sobre alternativas disponíveis, quando novas políticas estão sendo definidas no Brasil, alinhadas com objetivos globais. Os eixos temáticos trabalhados este ano são: (i) mitigação, (ii) adaptação e preparação para desastres, (iii) justiça climática, (iv) transformação ecológica, e (v) governança e educação ambiental.

 

Texto e foto: Júlia Dresch

Categorias:

|

Últimas notícias

20250315_172724

Primeira edição do Saint Patrick’s Day Sapiranga celebrou cultura cervejeira e movimentou a cidade

  • 17/03/2025
IMG_3729

Finalização da nova rotatória da Av. 20 de Setembro

  • 17/03/2025
4

Reforma da UPA 24h se encaminha para a fase final

  • 14/03/2025
IMG_5808

Segunda turma do curso de costura de calçados forma 14 alunos na Escola do Sapato

  • 14/03/2025
20250311_094143

Cemeam recebe visita do Coletivo Educador de Taquara

  • 13/03/2025

Perguntas Frequentes